Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Xavier - RS 2018 para Professor - Ensino Fundamental
Foram encontradas 40 questões
I. não é preciso escalar o Himalaia social? Nem ser uma linda mulher? Nem um homem poderoso. II. não é preciso escalar o Himalaia social, nem ser uma linda mulher: nem um homem poderoso. III. não é preciso escalar o Himalaia social, nem ser uma linda mulher, nem um homem poderoso.
Qual(is) poderia(m) ser empregada(s) para evitar incorreções quanto à Norma Culta e tornar a mensagem ainda mais clara para o leitor?
Quanto às vozes verbais e sua conversão, analise as seguintes assertivas:
I. Passando-se “preenchem-se fendas e falhas” (l. 15) para a voz passiva analítica, tem-se a seguinte construção: “fendas e falhas são preenchidos”.
II. Passando-se “suspendem-se prazeres” (l. 15) para a voz passiva analítica, tem-se a seguinte construção: “prazeres são suspendidos”.
III. “removem-se manchas” seria uma construção mais adequada do que “manchas se removem” (l. 15), como está no texto, e “manchas são removidas” corresponde à voz passiva analítica da referida oração.
Quais estão corretas?
I. Em “Na verdade, estamos presos numa rede de falsas liberdades” (l. 08), a contração “numa” pode ser substituída por “sobre uma”. II. Em “Nunca se falou tanto em liberdade” (l. 08-09), a preposição “em” pode ser substituída por “de”. III. Em “recorremos a expedientes” (l. 13), a preposição “a” pode ser substituída por “à”, caso a palavra “expedientes” seja preterida, empregando-se, em seu lugar, o termo “feitiçaria”.
Quais estão corretas?
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os princípios básicos na Carreira do Magistério Público Municipal de Porto Xavier às suas definições.
Coluna 1
1. Eficiência.
2. Habilitação profissional.
3. Valorização profissional.
4. Progressão funcional na carreira.
Coluna 2
( ) Condição essencial que habilite ao exercício do magistério através da comprovação de titulação específica.
( ) Habilidade técnica e relações humanas que evidenciam a tendência pedagógica, a adequação metodológica e a capacidade de empatia para o exercício das atribuições do cargo.
( ) Mudança de nível de habilitação e de classe com promoções periódicas.
( ) Condições de trabalho compatíveis com a dignidade da profissão e com o aperfeiçoamento profissional continuado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Município de Porto Xavier tem a incumbência de oferecer a educação ___________ nos níveis da educação ___________ e o ensino ___________. Será permitida a atuação em outros níveis do ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Além do vencimento, o profissional da educação atuante no Município de Porto Xavier fará jus às seguintes vantagens e/ou gratificações:
I. Pelo exercício na função de direção de escola.
II. Pelo exercício na função de vice-direção de unidades escolares.
III. Pelo exercício em Educação Especial.
Quais estão corretas?
Em relação aos seguintes critérios de tempo e merecimento de Promoção, que é a passagem do titular de cargo de professor de uma classe para outra imediatamente superior, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ingresso do servidor para a classe A é automático.
( ) Bruna é professora do município de Porto Xavier, atualmente promovida para a Classe B. Para obter a passagem para a classe C, é necessário que ela trabalhe 03 anos de interstício na classe B; que apresente cursos de atualização e aperfeiçoamento, relacionados com a Educação, que perfaçam, no mínimo, 100 horas e que tenha aprovação na avaliação periódica de desempenho.
( ) Reginaldo é professor do município de Porto Xavier, atualmente promovido para a Classe D. A sua passagem para a classe E será concedida após 05 anos de interstício na classe D; apresentação de cursos de atualização e aperfeiçoamento, relacionados com a Educação, que somados perfaçam, no mínimo, 120 horas e aprovação na avaliação periódica de desempenho.
( ) Para a passagem de um servidor para a classe F, é necessário que ele tenha cumprido 04 anos de interstício na classe E; tenha realizado cursos de atualização e aperfeiçoamento, relacionados com a Educação, que perfaçam, no mínimo, 90 horas e se submeta à avaliação periódica de desempenho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Cobrança de taxa de matrícula adequada no ensino público, em estabelecimentos oficiais, visando garantir a qualidade da educação nacional. ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Valorização da experiência extraescolar. ( ) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o disposto na Lei nº 9.394/1996, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os níveis de ensino da educação básica brasileira às suas particularidades.
Coluna 1
1. Ensino Fundamental.
2. Educação Infantil.
3. Ensino Médio.
Coluna 2
( ) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção.
( ) Obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
( ) Etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos.
( ) Incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
( ) Primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: