Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 23 questões
Tendo em vista a distinção entre Serviço Social e Assistência Social, analise as assertivas abaixo:
I. O Serviço Social como profissão, em sete décadas de existência no Brasil e no mundo, ampliou e vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços e recantos em que a questão social explode com repercussões no campo dos direitos. Tais situações demandam ao Serviço Social projetos e ações sistemáticas de pesquisa e de intervenção de conteúdos mais diversos, que vão além de medidas ou projetos de Assistência Social.
II. A Assistência Social, desde os primórdios do Serviço Social, tem sido um importante campo de trabalho dos assistentes sociais.
III. O compromisso ético, político e profissional dos assistentes sociais brasileiros, do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais de Serviço Social na luta pela Assistência Social se pauta pela defesa de interesses específicos de uma profissão ou de um segmento.
Quais estão corretas?
A instrumentalidade no exercício profissional refere-se a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sóciohistórico. A partir dessa temática, analise as afirmativas abaixo.
I. A instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês está vinculada a uma das funções que a ordem burguesa atribui à profissão: reproduzir as relações capitalistas de produção.
II. A instrumentalidade das respostas profissionais, nas modalidades de intervenção que lhe são exigidas pelas demandas das classes sociais, em geral, são em nível do imediato, de natureza manipulatória.
III. A base de sustentação das ações instrumentais está nas próprias condições objetivas e subjetivas nas quais o exercício profissional se realiza e no tipo de respostas exigidas à profissão.
Quais estão corretas?
A instrumentalidade do Serviço Social vista como __________________ pode recuperar a ruptura entre a correção dos meios e a coerência e legitimidade dos fins, rompendo com as concepções de profissão que a tomam como técnica, tecnologia ou engenharia social.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Referente aos desafios resultantes da relação entre política social e Serviço Social para a intervenção profissional, analise as assertivas abaixo.
I. O Movimento de Reconceituação desloca o debate da profissão do metodologismo para o debate das relações sociais nos marcos do capitalismo, e com ele passa a dar ampla visibilidade à política social como espaço de luta para a garantia dos direitos sociais.
II. No Brasil, o debate instaurado em torno da profissão, e sobre a relação visceral entre Serviço Social e política social, consolidou-se no início do século 21, porém não está relacionado ao retorno do país ao Estado de Direito, em 1985.
III. A inclusão da política social no debate da profissão permitiu situar mais concretamente os seus objetivos na sociedade capitalista, constituindo as bases do Projeto Ético-Político Profissional.
IV. A partir da Constituição Federal de 1988, foi possível vislumbrar, no campo da política social, uma confluência virtuosa entre os dispositivos legais que foram criados para a implementação do projeto da Seguridade Social brasileiro – Lei Orgânica da Saúde e Lei Orgânica da Assistência Social.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo, considerando o projeto social:
I. O projeto social é uma ação planejada que nasce da necessidade de intervir em uma determinada realidade ou problema por meio de ações organizadas, buscando contribuir para possíveis mudanças na realidade, sendo uma alternativa para o enfrentamento da questão social.
II. O projeto social é uma ferramenta de ação específica do Serviço Social amplamente utilizada pelo Estado e pela Sociedade Civil, e diante das transformações ocorridas se tornou uma ferramenta bastante difundida e uma forma alternativa de implantação de novas políticas sociais.
III. A atuação do assistente social em projetos sociais é de grande relevância, uma vez que esse profissional carrega consigo um conjunto teórico, metodológico e técnico-operativo capaz de compreender a realidade com uma visão crítica e desvelar as demandas, buscando medidas que beneficiem o desenvolvimento social.
IV. Os projetos sociais são uma forma de estimular maior conscientização e exercício da cidadania dos indivíduos para os papéis desempenhados na sociedade.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas, tendo em vista o trabalho interdisciplinar na Política de Assistência Social:
I. O trabalho dos profissionais atuantes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre eles o assistente social, requer interface com as políticas da saúde, previdência, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, segurança e habitação, na perspectiva de mediar o acesso aos direitos sociais.
II. O trabalho interdisciplinar em equipe deve ser orientado pela perspectiva de totalidade, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida, de modo a responsabilizá-lo pela sua condição socioeconômica.
III. Pela sua formação e experiência, o assistente social tem uma função estratégica na análise crítica da realidade, no sentido de fomentar o debate sobre o reconhecimento e defesa do papel da assistência social e das políticas sociais na garantia dos direitos e melhoria das condições de vida.
IV. A consolidação do processo coletivo de trabalho de assistentes sociais na política de Assistência Social não está desvinculada das lutas pela garantia de um Estado democrático, comprometido com os direitos da classe trabalhadora.
Quais estão corretas?
A prática interdisciplinar exige muito mais que a presença de profissionais de diferentes formações em uma mesma equipe ou projeto, e demanda, sobretudo, o abandono de posturas profissionais sectárias e centralizadoras. Nessa perspectiva, analise as afirmativas.
I. Para efetivar a interdisciplinaridade, é fundamental para qualquer profissão se ater para o fato de que se encontra isolada de outras profissões e, além disso, ter a plena consciência de que para bem interagir com elas é sempre necessário saber definir e ser competente em seu campo.
II. O Serviço Social constitui-se de uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria e sim dialoga com diversas teorias, na busca por compreender e responder às questões oriundas da questão social.
III. O profissional chamado a atuar em uma equipe interdisciplinar deve atentar-se para uma série de fatores para que o projeto de trabalho interdisciplinar não se converta em trabalho multidisciplinar.
IV. O trabalho interdisciplinar é uma necessidade, dado o caráter dialético da realidade social, que é, ao mesmo tempo, singular e variável, devido à natureza intersubjetiva com que essa realidade é apreendida e interpretada pelos sujeitos que se propõem a investigá-la, bem como nela intervir.
Quais estão corretas?
Analise as afirmativas abaixo quanto à questão social:
I. Diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado.
II. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana – o trabalho – das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos.
III. É indissociável da emergência do “trabalhador livre”, que depende da venda de sua força de trabalho como meio de satisfação de suas necessidades vitais.
IV. A questão social é acentuada na e pela sociabilidade típica do capitalismo, assentada em todas as formas de violência.
Quais estão corretas?