Questões de Concurso Público Prefeitura de Água Santa - RS 2019 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 9 questões
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando patologias que causam demência às suas causas orgânicas.
Coluna 1
1. Doença degenerativa.
2. Doença vascular.
3. Doença anóxica.
4. Doença traumática.
5. Doença infecciosa.
Coluna 2
( ) Demência do pugilista.
( ) Doença de Binswanger.
( ) Doença de Huntington.
( ) Parada cardíaca.
( ) Doença de Creutzfeldt-Jakob.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o método Kabat, a potência motora no corpo humano está mobilizada sob a forma de contrações musculares. Ele descreve técnicas para facilitação central por meio da propriocepção. Sobre essas técnicas, analise as assertivas abaixo:
I. Resistência máxima.
II. Estiramento muscular.
III. Padrões de massa.
IV. Reflexos.
V. Antagonismo Reversível.
Quais estão corretas?
Em doenças cardiopulmonares, exames complementares são ferramentas para o correto diagnóstico. Entre eles, temos a radiografia de tórax. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as patologias aos principais achados radiológicos do tórax.
Coluna 1
1. Consolidação.
2. Atelectasia.
3. Infiltração Pulmonar.
4. Derrame pleural.
Coluna 2
( ) Deslocamento das cissuras interlobares, aumentando a densidade radiológica local, desvio de brônquios ou de vasos.
( ) Presença de imagem com densidade homogênea de partes moles no espaço pleural.
( ) Solidificação do parênquima pulmonar, com substituição do ar dos espaços aéreos por um produto patológico, sem diminuição do volume da área comprometida.
( ) Espessamento das paredes dos brônquios intrassegmentares, granularidade e micronodularidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os exercícios respiratórios têm como finalidade a eliminação de secreções, expansão do tecido pulmonar colapsado, absorção de derrames pleurais, aumento da mobilidade da caixa torácica, entre outras. Analise os exercícios descritos abaixo, de acordo com o tipo e a finalidade:
I. Exercício de expansão diafragmática: respiração diafragmática associada à respiração com os lábios semicerrados. O paciente comprime moderadamente o abdômen na expiração e alivia a pressão na inspiração.
II. Inspiração fracionada: o ciclo inspiratório é feito em 2, 3, 4 e 6 tempos. Visa ao aumento da velocidade aérea e ventila nas zonas basais e mediais pulmonares.
III. Padrão ventilatório com expiração abreviada: é feita em 3 tempos, em que o primeiro tempo é inspiração nasal lenta e profunda, com expiração parcial; o segundo tempo é igual ao primeiro tempo e, no terceiro tempo, a inspiração e a expiração são profundas. O exercício favorece a dilatação brônquica, diminuindo o infiltrado intersticial e a congestão vascular pulmonar.
Quais estão corretas?
Distensão músculo-tendínea é definida como uma lesão provocada por um alongamento tecidual excessivo, que leva à deformidade plástica local. A distensão ocorre no ponto mais frágil da unidade músculo-tendínea no momento do traumatismo. Essas lesões são classificadas, segundo o nível de comprometimento tecidual, quais sejam:
I. Primeiro grau: as rupturas teciduais ocorrem a um pequeno número de fibras da unidade. Os sinais clínicos inflamatórios têm média intensidade, com dor, edema e desconforto local. A musculatura perilesional tende a manter-se intacta sem grandes comprometimentos.
II. Segundo grau: existe comprometimento macroscópico de fibras, havendo exuberância dos sinais inflamatórios. A força da unidade está comprometida pela destruição tecidual, que, associada ao processo inflamatório, levará à impotência funcional.
III. Terceiro grau: ruptura total de algum ponto da unidade músculo-tendínea. A lesão é muito grave, com sinais inflamatórios muito intensos, dor lancinante, edema de proporções avantajadas e extenso hematoma.
Quais estão corretos?