Questões de Concurso Público Prefeitura de São Borja - RS 2019 para Professor - História
Foram encontradas 40 questões
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Valorização do profissional da educação escolar. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
As características descritas acima referem-se:
I. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. II. O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. III. O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. ( ) Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. ( ) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. ( ) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. ( ) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Dedicação à causa educacional. II. Aperfeiçoamento periódico remunerado para esse fim. III. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho e tempo de serviço.
( ) Não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas a mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. ( ) Diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. ( ) Diz respeito a preparar os professores para ensinarem aquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Reconstrutivo. II. Interpretativo. III. Hermenêutico.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Coluna 1 1. Renovada não diretiva. 2. Tecnicista. 3. Crítico-social dos conteúdos. 4. Libertária.
Coluna 2 ( ) A escola propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções. ( ) Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. ( ) A escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma importante de luta. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade. ( ) Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Estrutura organizacional. Currículo. As finalidades da escola. Avaliação. O tempo escolar. Essas características definem o projeto:
( ) Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. ( ) A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos. ( ) As formas de assimilar esses conhecimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve em momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Tem por finalidade verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação ou reprovação, por conceitos, notas ou algo semelhante. Todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular.
As características apresentadas referem-se a uma avaliação baseada em uma pedagogia:
I. Administrar a progressão das aprendizagens. II. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. III. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
Quais estão corretas?