Questões de Concurso Público Prefeitura de Panambi - RS 2020 para Engenheiro Agronômo

Foram encontradas 10 questões

Q1717969 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Entre os métodos de controle de plantas daninhas, destaca-se o método químico, que envolve a utilização de herbicidas. Diferentes são os grupos químicos de herbicidas comercializados no Brasil. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o grupo químico ao ingrediente ativo.
Coluna 1 1. Inibidores de ACCase. 2. Auxinas sintéticas. 3. Inibidores de EPSPS. 4. Inibidores da ALS.
Coluna 2 ( ) Sufosate e Glyphosate. ( ) Metsulfuron e Chorimuron. ( ) Picloran e Dicamba. ( ) Clethodim e Fluazifop. ( ) Nicosulfuron e Imazethapyr.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1717970 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assim como os animais, as plantas também são acometidas por doenças que podem atacar partes isoladas ou toda a planta. Fitopatologia é a ciência que estuda as doenças de plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia, até o seu controle. Um ramo da fitopalogia é a sintomatologia que estuda os sintomas e sinais que caracterizam uma determinada doença. Os ______________________ são estruturas do patógeno quando exteriorizadas no tecido doente, enquanto _________________ são reações da planta ante qualquer manifestação de agentes nocivos. Esses conceitos ajudam a identificar corretamente sintomas como ______________________, que é o escurecimento de tecido resultante da morte/desintegração de células, e ______________________, que é morte e desintegração de tecidos, decorrente da atividade enzimática de fitopatógenos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1717971 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Depois de um longo debate envolvendo entes públicos e privados, membros da sociedade civil, entidades de classes e especialistas na área, o Novo Código Florestal Brasileiro foi levado à vigência. Referente às Áreas de Preservação Permanente (APPs), analise as assertivas abaixo:
I. Considera-se APP em zonas rurais as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de 10 metros cada lado para os cursos d’água de menos de cinco metros de largura. II. Quando os cursos d’água já apresentarem mata nativa cobrindo as margens em largura acima de 20 metros cada lado, para cursos d’água com 10 metros de largura total, o proprietário poderá suprimir a vegetação excedente. III. Em toda e qualquer área que ficar fora da APP, o produtor rural ou qualquer outro cidadão poderá desenvolver atividades agropecuárias, agrossilvopastoril etc., independentemente de a área apresentar topografia com declividades acima de 45°, topo de morro etc. IV. O conceito de APP e sua legislação existe tanto em zona rural (campo) quanto em zona urbana (cidade). Entretanto, para as zonas urbanas, o Plano Diretor das cidades tem prerrogativa de lei sobre o uso ou não de APP estabelecida no Novo Código Florestal Brasileiro.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1717972 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em sua condição natural, os solos do Estado do Rio Grande do Sul são predominantemente ácidos, apresentando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Referente ao diagnóstico de acidez e recomendação da calagem, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para uma condição onde se estabelece um pH de referência de 6,0, a acidez vai limitar pouco a produtividade durante o período em que o pH diminuir de 6,0 até 5,5, pois somente abaixo desse valor é que reaparecerá o alumínio trocável. ( ) No sistema plantio direto consolidado, a amostragem de solo recomendada é de zero a 10 cm, com monitoramento frequente da camada de 10 a 20 cm. ( ) O valor de pH de referência é estabelecido por grupos de culturas, o qual inclui todas as culturas e cultivos comerciais atualmente conhecidos. ( ) Em solos com baixo poder tampão, a necessidade de calcário é estabelecida com base em equações polinomiais que levam em conta o teor de matéria orgânica e de alumínio trocável.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1717973 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento que requer a participação de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens. Referente ao destino final das embalagens vazias, analise as assertivas a seguir:
I. Os usuários finais têm por dever preparar as embalagens vazias, sendo que, independentemente do tipo de embalagem, desde que seja de agroquímicos, deve-se efetuar a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão e, após, armazenar em local próprio até descarte final. II. Os revendedores deverão informar o endereço da unidade de recebimento de embalagens vazias mais próxima para o usuário, fazendo constar esta informação na Nota Fiscal de venda do produto. III. Os fabricantes têm por prerrogativa o dever de providenciar unidades de recebimento (postos) para a devolução de embalagens vazias pelos usuários/agricultores. IV. O procedimento de tríplice lavagem não se aplica às embalagens flexíveis como: sacos plásticos, sacos aluminizados e sacos multifoliados e formulações de pronto uso e UBV.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1717974 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agricultura brasileira vem apresentando indicadores produtivos e de conservação de solo e ambiente cada vez mais consistentes, colocando o país em uma posição de destaque frente ao cenário mundial de produção de alimentos, fibra e energia. Parte deste cenário está assentado nas culturas da soja, do milho safrinha e do algodão, dentre outros cultivos com menor escala produtiva. Referente aos cultivos de soja e milho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A cultura do milho responde ao fotoperíodo, sendo que variedades precoces, semeadas em meados de agosto, tendem a ser mais produtivas em função da menor exigência térmica e maior exigência em luz. ( ) Dos elementos climáticos, o fotoperíodo, a temperatura e a disponibilidade hídrica são os que mais afetam o desenvolvimento e a produtividade da soja. ( ) Temperaturas durante o período da noite iguais ou superiores a 30ºC garantem ao milho plena polinização e fecundação, o que gera estabilidade produtiva para a cultura, sendo um dos motivos de ser cultivada preferencialmente em safrinha no Brasil. ( ) Adaptada a todas as regiões brasileiras, a soja, para iniciar seu florescimento, precisa de temperatura mínima de 25ºC, sendo que temperaturas abaixo disso prolongam o período vegetativo, fato que a torna inadequada para cultivo em safrinha no estado do Rio Grande do Sul.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1717975 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Além de promover danos diretos à produção e à produtividade de cultivos, plantas daninhas são potenciais hospedeiras de pragas, doenças, nematoides, ácaros, bactérias e vírus, sendo, portanto, fonte de inóculo desses organismos em culturas de interesse comercial, ou seja, podem promover danos indiretos. A erradicação completa não é uma solução viável, mas há métodos que, conjugados, apresentam excelentes resultados de controle. Referente ao Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD), analise as assertivas abaixo:
I. Diferentemente do Manejo Integrado de Pragas e de Doenças, o MIPD não tem base científica sólida em ecologia de populações que permita determinar, satisfatoriamente, os níveis populacionais críticos para realizar o controle das plantas daninhas. II. O MIPD visa associar métodos de prevenção de curto prazo (mecânicos, físicos e químicos) a métodos de longo prazo (cultural e biológico). III. O consórcio entre culturas é um exemplo de MIPD, como ocorre no sistema agricultura-pecuária e em sistema plantio direto de hortaliças. IV. Reduzir custos com o controle de plantas daninhas e, consequentemente, reduzir o custo de produção; gerar mais segurança ao trabalhador rural e ao consumidor e aumentar o impacto ambiental causado somente pelo uso mínimo de herbicidas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1717976 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os herbicidas aplicados sobre as plantas buscando controlar sua infestação podem atuar de forma sistêmica ou de contato. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a forma de atuação na planta com o grupo químico.
Coluna 1 1. Sistêmicos. 2. Contato.
Coluna 2 ( ) Inibidores do fotossistema I. ( ) Inibidores de PROTOX. ( ) Inibidores de EPSPS. ( ) Inibidores de ACCase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1717977 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agrometeorologia é um ramo da meteorologia voltada para as condições atmosféricas e suas consequências no ambiente rural. Referente a aspectos agrometeorológicos que têm influência sobre o desenvolvimento de cultivos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A temperatura do ar é o fator reconhecidamente importante no balanço hormonal que condiciona a fase de repouso ou dormência em frutíferas de clima temperado. ( ) O indicador técnico conhecido como Número de Horas de Frio (NHF) é definido como o número de horas em que a temperatura do ar permanece abaixo de determinada temperatura crítica durante certo período, para determinada espécie vegetal. ( ) O conceito de Graus-Dia (GD) baseia-se no fato de que a taxa de desenvolvimento de uma espécie vegetal está relacionada à temperatura do meio. ( ) O conceito de GD leva em conta somente o fator térmico, não se considerando o efeito de outros fatores ambientais sobre o crescimento vegetal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1717978 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um dos fatores envolvidos na expressão do potencial produtivo dos cultivos é a condição de fertilidade do solo. Sobre essa condição, analise as assertivas abaixo:
I. A variabilidade espacial dos atributos químicos analisados é o fato principal que define a área a ser abrangida pela amostra, sendo uma das principais causas de erros na precisão das reais condições químicas de determinada área. II. A heterogeneidade dos atributos químicos é uma característica intrínseca dos solos e seu manejo, sendo que a calagem e adubação podem aumentar a variabilidade espacial desses atributos. III. O número adequado de subamostras de uma gleba para agricultura de precisão varia entre 5 a 12 por hectare para as culturas de grãos em solos homogêneos. Essas comporão uma amostra completa que será encaminhada ao laboratório para análise. IV. Em sistema plantio direto, as amostras de solo obtidas com amostradores do tipo trado de rosca ou holandês podem superestimar os teores de nutrientes e subestimar os valores de acidez.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: B
6: E
7: A
8: D
9: D
10: D