Questões de Concurso Público Prefeitura de Candelária - RS 2021 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1827010 Fisioterapia
Os movimentos realizados pela cintura escapular permitem que a mão alcance os objetos. Porém, algumas lesões podem comprometer os movimentos e causar dificuldade para realizar atividades da vida diária. Assinale a alternativa correta no que se refere à articulação do ombro. 
Alternativas
Q1827011 Fisioterapia
No século passado, o casal francês Pierre e Marie Curie fizeram grandes descobertas. Eles constataram que ao aplicar uma corrente elétrica sinoidal sobre um cristal de quartzo, entre duas placas metálicas, gerava uma vibração de alta frequência como o ultrassom. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. A onda ultrassônica é do tipo longitudinal, ou seja, a direção de propagação é a mesma que a direção da vibração, sendo necessário uso de gel ou de água para que ocorra a propagação da onda ultrassônica. II. A propriedade piezoelétrica do ultrassom permite que ocorra transformação de corrente elétrica em energia mecânica. III. Os cristais de quartzo, titanato zirconato de chumbo e titanato de bário são materiais piezoelétricos existentes nos tradutores de ultrassom.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1827012 Fisioterapia
Qual, dos padrões de marchas abaixo, é comum em pessoas com dor no quadril em função de bursite trocantérica?
Alternativas
Q1827013 Fisioterapia
Um paciente internou em um hospital para realizar cirurgia cardiotorácica, durante o procedimento, houve lesão do nervo frênico. Em relação ao nervo frênico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O nervo frênico (C2-C3) é o maior nervo do plexo braquial, sendo a única inervação motora do diafragma. ( ) O nervo frênico proporciona inervação sensitiva à parte central e ao pericárdio fibroso, à pleura parietal e ao peritônio parietal. ( ) Várias são as causas que podem levar à paralisia do nervo frênico, como, por exemplo, metástase pulmonar que comprime o nervo, além disso, o diagnóstico é difícil, sendo que os achados ocorrem no pós-operatório com imagem radiológica. ( ) A paralisia do nervo frênico (C3-C5) ocorre exclusivamente de forma bilateral, impedindo o movimento do diafragma e, com isso, causando a insuficiência respiratória.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1827014 Fisioterapia
Qual, das órteses abaixo, NÃO faz parte do grupo que auxilia no realinhamento da coluna vertebral?
Alternativas
Q1827015 Fisioterapia
Um jovem chega ao posto de saúde para consulta médica, ao ser atendido pelo profissional, refere formigamento e câimbras nos braços e pernas, apresenta manchas esbranquiçadas na pele e refere machucar-se com frequência sem ao menos perceber. Após avaliação, o médico suspeita ser um caso de Hanseníase e imediatamente toma as providências cabíveis para a situação. Em relação à hanseníase, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os principais troncos nervosos acometidos pela hanseníase são o trigêmeo e o facial, na região da face, radicular, ulnar e mediano, na região dos membros superiores e fibular e tibial, nos membros inferiores. ( ) De acordo com a OMS, o Brasil está entre os países com as mais altas cargas de hanseníase do mundo e, em virtude de não existir proteção específica para essa doença, as ações a serem desenvolvidas para redução da carga não incluem a aplicação da BCG e educação em saúde. ( ) A avaliação neurológica do paciente com hanseníase deverá ser realizada a cada 6 meses, se não houver queixas. ( ) A reabilitação da pessoa com hanseníase é um processo que visa corrigir e compensar danos físicos, emocionais e socioeconômicos, considerando a capacidade e necessidade de cada indivíduo, adaptando-o a sua necessidade.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1827016 Fisioterapia
Segundo Perracini, a queda é um evento frequente, limitante, sendo considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalização e declínio na saúde dos idosos. Em relação às quedas em pessoas idosas, analise as assertivas a seguir:
I. Os distúrbios de equilíbrio e da marcha, assim como comprometimento em barorreceptores que controlam a pressão arterial são fatores extrínsecos causadores de quedas. II. A manutenção do equilíbrio durante a postura em pé é uma tarefa complexa, realizada pelo sistema de controle postural, o qual integra informações do sistema vestibular, de receptores visuais e somatossensoriais, mas esses fatores só passam a ser significativos no idoso com idade superior a 85 anos. III. A reabilitação pós-queda pode ser demorada e, no caso da imobilidade prolongada, leva a complicações como o tromboembolismo venoso, úlceras de pressão e incontinência urinária.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1827017 Fisioterapia
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à administração de oxigênio suplementar. 
Alternativas
Q1827018 Fisioterapia
Qual, das técnicas abaixo, pode ser lesiva quando utilizada em pacientes com Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) em função das altas pressões e altos volumes a ser aplicado nas vias aéreas, podendo provocar distensão alveolar?
Alternativas
Q1827019 Fisioterapia
Seu Antônio trabalha na construção civil há mais de 20 anos, já sofreu acidentes de trabalho, porém, nenhum grave em função do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dias atrás, ocorreu um acidente no seu local de trabalho, no qual um de seus colegas caiu de uma plataforma muito alta, sofrendo lesão medular, necessitando ser internado às pressas. As alterações vasculares são comuns em pacientes com lesão medular. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de alterações aos seus acometimentos.
Coluna 1 1. Hipotensão Postural. 2. Disreflexia Autonômica. 3. Trombose Venosa Profunda (TVP).
Coluna 2 ( ) Ocorre intenso desconforto, geralmente associado à cefaleia, sudorese, piloereção, dilatação das pupilas e rubor facial, além disso, o estímulo nociceptivo abaixo do nível da lesão desencadeia reação adrenérgica, levando à vasoconstrição e ao aumento da pressão arterial. ( ) É decorrente da tríade de Virchow (hipercoagulabilidade sanguínea, alterações endoteliais e estase venosa). ( ) É consequência da vasodilatação abaixo do nível de lesão medular e consequente represamento de sangue nos membros inferiores, além da ausência ou diminuição dos reflexos vasomotor posturais. ( ) Ocorre crise hipertensiva com aumento de 20 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica basal. ( ) Pode apresentar edema, empastamento da extremidade, aumento da temperatura local, cianose ou hiperemia, podendo prevenir com anticoagulantes, movimentação passiva dos membros inferiores e meias elásticas compressivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: C
6: D
7: B
8: A
9: D
10: E