Questões de Concurso Público Prefeitura de Candelária - RS 2021 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 10 questões
I. A onda ultrassônica é do tipo longitudinal, ou seja, a direção de propagação é a mesma que a direção da vibração, sendo necessário uso de gel ou de água para que ocorra a propagação da onda ultrassônica. II. A propriedade piezoelétrica do ultrassom permite que ocorra transformação de corrente elétrica em energia mecânica. III. Os cristais de quartzo, titanato zirconato de chumbo e titanato de bário são materiais piezoelétricos existentes nos tradutores de ultrassom.
Quais estão corretas?
( ) O nervo frênico (C2-C3) é o maior nervo do plexo braquial, sendo a única inervação motora do diafragma. ( ) O nervo frênico proporciona inervação sensitiva à parte central e ao pericárdio fibroso, à pleura parietal e ao peritônio parietal. ( ) Várias são as causas que podem levar à paralisia do nervo frênico, como, por exemplo, metástase pulmonar que comprime o nervo, além disso, o diagnóstico é difícil, sendo que os achados ocorrem no pós-operatório com imagem radiológica. ( ) A paralisia do nervo frênico (C3-C5) ocorre exclusivamente de forma bilateral, impedindo o movimento do diafragma e, com isso, causando a insuficiência respiratória.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os principais troncos nervosos acometidos pela hanseníase são o trigêmeo e o facial, na região da face, radicular, ulnar e mediano, na região dos membros superiores e fibular e tibial, nos membros inferiores. ( ) De acordo com a OMS, o Brasil está entre os países com as mais altas cargas de hanseníase do mundo e, em virtude de não existir proteção específica para essa doença, as ações a serem desenvolvidas para redução da carga não incluem a aplicação da BCG e educação em saúde. ( ) A avaliação neurológica do paciente com hanseníase deverá ser realizada a cada 6 meses, se não houver queixas. ( ) A reabilitação da pessoa com hanseníase é um processo que visa corrigir e compensar danos físicos, emocionais e socioeconômicos, considerando a capacidade e necessidade de cada indivíduo, adaptando-o a sua necessidade.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os distúrbios de equilíbrio e da marcha, assim como comprometimento em barorreceptores que controlam a pressão arterial são fatores extrínsecos causadores de quedas. II. A manutenção do equilíbrio durante a postura em pé é uma tarefa complexa, realizada pelo sistema de controle postural, o qual integra informações do sistema vestibular, de receptores visuais e somatossensoriais, mas esses fatores só passam a ser significativos no idoso com idade superior a 85 anos. III. A reabilitação pós-queda pode ser demorada e, no caso da imobilidade prolongada, leva a complicações como o tromboembolismo venoso, úlceras de pressão e incontinência urinária.
Quais estão corretas?
Coluna 1 1. Hipotensão Postural. 2. Disreflexia Autonômica. 3. Trombose Venosa Profunda (TVP).
Coluna 2 ( ) Ocorre intenso desconforto, geralmente associado à cefaleia, sudorese, piloereção, dilatação das pupilas e rubor facial, além disso, o estímulo nociceptivo abaixo do nível da lesão desencadeia reação adrenérgica, levando à vasoconstrição e ao aumento da pressão arterial. ( ) É decorrente da tríade de Virchow (hipercoagulabilidade sanguínea, alterações endoteliais e estase venosa). ( ) É consequência da vasodilatação abaixo do nível de lesão medular e consequente represamento de sangue nos membros inferiores, além da ausência ou diminuição dos reflexos vasomotor posturais. ( ) Ocorre crise hipertensiva com aumento de 20 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica basal. ( ) Pode apresentar edema, empastamento da extremidade, aumento da temperatura local, cianose ou hiperemia, podendo prevenir com anticoagulantes, movimentação passiva dos membros inferiores e meias elásticas compressivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: