Questões de Concurso Público Prefeitura de Panambi - RS 2021 para Professor Área II - História
Foram encontradas 3 questões
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 7, e em conformidade com o art. 22 e o art. 32 da Lei nº 9.394/1996 (LDBEN), as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, a saber:
I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. A aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.
IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Quais estão corretas?
O texto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) destaca que:
“Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. [...] A utilização de objetos materiais pode auxiliar o professor e os alunos a colocar em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar. Por meio dessa prática, docentes e discentes poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma ‘atitude historiadora’ diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental. Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto estimulam o pensamento”.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos mencionados na citação com a descrição adequada.
Coluna 1
1. Identificação.
2. Comparação.
3. Contextualização.
4. Interpretação.
5. Análise.
Coluna 2
( ) Os estudantes devem identificar, em um contexto, o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições específicas daquele momento, inserindo o evento em um quadro mais amplo de referências sociais, culturais e econômicas.
( ) Exercício que faz ver melhor o outro, permitindo a percepção de semelhanças e diferenças.
( ) Permite compreender o significado histórico de uma cronologia e realizar o exercício da composição de outras ordens cronológicas. Essa prática explicita a dialética da inclusão e da exclusão e dá visibilidade ao seguinte questionamento: “O que torna um determinado evento um marco histórico”?
( ) Pressupõe problematizar a própria escrita da história e considerar que, apesar do esforço de organização e de busca de sentido, trata-se de uma atividade em que algo sempre escapa.
( ) Para facilitar este processo, podemos fazer perguntas que estimulem as diferentes formas de percepção e interação com um mesmo objeto, podem favorecer uma melhor compreensão da história, das mudanças ocorridas no tempo, no espaço e, especialmente, nas relações sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), o processo de ensino e aprendizagem da História no Ensino Fundamental – Anos Finais está pautado por procedimentos básicos. Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente, a partir da ordenação cronológica e localizada no espaço geográfico é um dos procedimentos básicos, e a cronologia deve ser pensada como um instrumento compartilhado por professores com vistas à problematização da proposta.
II. O desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), e elaborem críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens, envolve a escolha de duas ou mais proposições que analisam um mesmo tema ou problema por ângulos diferentes.
III. O reconhecimento e interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias, diz respeito à escolha de fontes e documentos.