Questões de Concurso Público Prefeitura de Vacaria - RS 2021 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q1835525 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em fruticultura, a poda é uma das práticas culturais que visam à melhoria da qualidade das frutas. Sua execução requer conhecimentos relativos à própria planta e ao cultivo. Referente à poda de frutíferas, analise as assertivas abaixo, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Um dos objetivos é limitar o porte da planta e facilitar o manejo durante a permanência da cultura no campo.

( ) Permite equilibrar crescimento vegetativo com produção de frutos. Entretanto, traz a desvantagem de alternar em demasia a produção quando realizada após a frutificação.

( ) Dependendo da época de realização e da intensidade, pode-se estimular ou reduzir o crescimento vegetativo.

( ) Independentemente da planta, a poda de limpeza pode ser realizada em qualquer época do ano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1835526 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em cultivos agrícolas, a temperatura é um dos fatores que tem grandes implicações no desenvolvimento de cultivos. Na Região Sul do Brasil, há a formação de geadas que podem favorecer alguns cultivos em relação a outros. Referente às geadas, analise as assertivas a seguir:


I. Há ocorrência de geada sempre que a temperatura atingir 0ºC.

II. As geadas podem ocorrer em função dos fenômenos meteorológicos advecção de ar frio e perda de radiação terrestre.

III. Latitude, altitude, continentalidade e circulação global (atmosférica e oceânica) são fatores do microclima, ou seja, relacionados à escala regional ou geográfica do clima que afetam a formação de geada.

IV. A existência de mata fechando a saída da bacia hidrográfica e/ou a presença de vegetação de baixo porte em locais planos (chapadas) acima da área cultivada são agravantes naturais para a formação de geadas.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q1835527 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é um dos principais grãos produzidos e consumidos em nível mundial, sendo a base da alimentação de muitas populações. No Brasil, a maior área cultivada se dá na condição de safrinha, após a colheita da soja. Um produtor necessita implantar uma lavoura de milho com 450 kg de fertilizante por hectare para uma população final de 70 mil plantas estabelecidas por hectare. Para isso, dispõe de uma semeadora-adubadora de 20 linhas, espaçadas em 0,5 m cada. O acionamento dos mecanismos dosadores é por meio de rodados, os quais têm um diâmetro de 100 cm. As garantias providas pela empresa detentora da semente são de 90% de germinação e 95% de pureza. Com base nesses dados, qual a quantidade de sementes (nº) e fertilizante (gramas), respectivamente, que o produtor precisa contar por linha ao girar 10 voltas do rodado a fim de atender a sua demanda? 
Alternativas
Q1835528 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O uso de defensivos agrícolas tem sido posicionado como uma importante ferramenta de apoio ao aumento da produção e produtividade em diferentes cadeias produtivas. Precauções quanto ao correto uso e aplicação fazem parte de cursos e capacitações por diferentes órgãos da sociedade civil. Avanços no desenvolvimento de novas tecnologias de aplicação têm por objetivo aumentar a segurança dos aplicadores antes, durante e depois do uso dos defensivos nas lavouras. Referente às precauções no manuseio de defensivos, analise as assertivas a seguir:


I. A presença de reservatório com água limpa para lavar, com no mínimo 10% da capacidade do reservatório em que armazena a calda de aplicação, minimiza o risco de contaminação do operador ao preparar a calda.

II. O acionamento hidráulico do barramento do equipamento de pulverização proporciona maior rendimento, segurança e comodidade ao operador, além de reduzir riscos de contaminação para o operador.

III. Pontas de aplicação com indução de ar geram gotas com diâmetro nominal maior, propiciam excelente cobertura no alvo, são ferramentas pouco eficazes na redução da deriva vertical e horizontal, pouco colaborando com a segurança de aplicadores e aplicações.

IV. Sensores de plantas utilizados em turbo atomizadores, principalmente em citricultura e em pulverizadores terrestres, melhoram o conforto operacional para o operador, mas pouco reduzem o volume de calda gasto por área, sendo pouco efetivos em termos de prover segurança em aplicações.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q1835529 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A condição de fertilidade do solo é um dos fatores produtivos que interfere no desempenho final das plantas cultivadas. O primeiro passo para o correto diagnóstico das condições de fertilidade de um solo é a amostragem de solo. Referente à amostragem de solo, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Para amostragem georreferenciada, o tamanho de uma grade amostral deve ser menor em áreas com maior variabilidade espacial dos atributos químicos avaliados.

( ) A amostragem por zonas de manejo é indicada quando houver informações prévias da existência de áreas da lavoura com rendimentos diferenciados.

( ) Em sistema de plantio direto, independentemente do tempo de adoção, a camada-diagnóstico para fins de adubação é de 0 (zero) a 10 cm, enquanto que amostragens da camada de 10 a 20 cm tem por finalidade maior o monitoramento da acidez e recomendação de calagem.

( ) A amostragem de solo pode ser realizada em qualquer época do ano, também para pastagens já estabelecidas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1835530 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Doenças que acometem cultivos, causadas seja por fungos, bactérias, vírus e nematoides são uma preocupação constante aos produtores e pesquisadores em função das perdas que podem ser imputadas às culturas comerciais. Referente ao manejo de doenças que acometem preferencialmente a cultura da soja, analise as assertivas abaixo:


I. O tratamento das sementes com fungicidas específicos, o uso de rotação de culturas, com o objetivo de reduzir fontes de inóculo de uma safra para outra e a identificação e atenuação de problemas de compactação do solo são ferramentas de manejo que reduzem problemas de morte ou tombamento de plântulas, geralmente causados por fungos como Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii, Fusarium spp. e Phytophthora sojae.

II. Fungos como Sclerotium rolfsii, Fusarium spp. e Septoria glycines, que sobrevivem em plantas tigueras na entressafra, têm sido os principais responsáveis pelo surgimento das primeiras manchas foliares na cultura.

III. A presença dos fungos Peronospora manshurica e Microsphaera diffusa é favorecida por temperaturas amenas (20°C a 22°C), sendo que o primeiro ocorre em condições de baixa e o segundo de alta umidade relativa, respectivamente.

IV. A ferrugem-asiática é a doença que tem mais destaque na cultura, com fundo disseminado pelo vento, e pode incidir em qualquer estádio da cultura, porém é mais comum após o fechamento do dossel, em razão do maior período de molhamento folhar e menor incidência de radiação solar nas folhas baixeiras, por onde a doença tende a começar.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q1835531 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Apesar do alto potencial produtivo da cultura do milho, evidenciado por produtividades de 10 e de 70 t/ha de grãos e forragem, respectivamente, alcançadas no Brasil em condições experimentais e por agricultores que adotam tecnologias adequadas, o que se observa na prática é que sua produção é muito baixa e irregular. Parte desse problema se deve à condição de fertilidade do solo. Referente às exigências nutricionais para a cultura do milho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A extração de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio aumenta linearmente com o aumento na produção, sendo que a maior exigência do milho refere-se a nitrogênio e fósforo, seguindo-se de potássio, cálcio e magnésio.

( ) Dentre os nutrientes, a importância do nitrogênio e do potássio sobressai quando o sistema de produção agrícola passa de extrativa, com baixas produções por unidade de área, para uma agricultura intensiva e tecnificada, com o uso de irrigação, por exemplo.

( ) No que se refere à exportação dos nutrientes nos grãos, a maior extração é de potássio, seguindo-se o nitrogênio, o enxofre, o magnésio, o fósforo e o cálcio.

( ) A marcha de absorção de nutrientes é afetada por clima, cultivares e sistemas de cultivo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1835532 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Inibidores de EPSPS, ALS e as auxinas sintéticas, aqui representados pelo glifosato, Ally e 2,4-D amina (agora substituído pelo Dicamba), respectivamente, são os três grupos de moléculas de amplo uso na agricultura brasileira. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o grupo químico aos modos e mecanismos de ação e sintomas de seu uso.


Coluna 1

1. Inibidores da ALS.

2. Inibidores do EPSPS.

3. Auxinas sintéticas.


Coluna 2

( ) Após a sua aplicação na planta, há acúmulo de cálcio no citoplasma das células e estímulo à produção de etileno, que promove a formação de enzimas que degradam a parede celular.

( ) Tem interferência no controle de entrada de carbono em determinada rota metabólica, que leva ao efeito secundário de redução drástica de sacarose, o que leva à redução da eficiência fotossintética.

( ) Plantas tratadas por esse grupo químico paralisam seu crescimento e posteriormente murcham.

( ) Atuam na rota da síntese de aminoácidos de cadeia ramificada valina, leucina e isoleucina, com reflexos na síntese de DNA.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1835533 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Parte significativa do sucesso da produção de pomares passa pela questão mudas de qualidade. Dependendo da espécie vegetal em questão, uma vez transplantada, uma muda leva de seis a oito anos para expressar seu potencial e qualidade genética. Referente à produção de mudas, analise as assertivas abaixo:


I. A maior parte das mudas frutíferas comercializadas em viveiros comerciais são obtidas por meio do método sexuado.

II. Na propagação vegetativa, são usadas sementes, rebentos e culturas de tecidos para geração de mudas de qualidade.

III. A propagação sexuada é restrita ao uso por melhoristas e àquelas plantas de difícil propagação, como o mamoeiro e o maracujazeiro.

IV. Uma das desvantagens da propagação assexuada é o fato de que não se podem prever as características da fruta/planta.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q1835534 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em sua condição natural, as plantas podem ser acometidas por pragas e doenças que, na maioria das vezes, necessitam de intervenção e controle a fim de permitir seu desenvolvimento pleno. Isso é potencializado quando se aumenta a pressão de seleção, como do uso de grandes áreas com mesma cultura. Referente às doenças de plantas, analise as assertivas a seguir:


I. A interação dos fatores patógeno, hospedeiro e ambiente é essencial para a ocorrência de doenças em plantas.

II. A severidade das doenças infecciosas pode ser maior ou menor, dependendo de quanto tempo há de interação entre patógeno, hospedeiro e ambiente.

III. Incidência é o método quantitativo mais comum de medição de doença, obtido pela contagem de plantas doentes ou órgãos doentes, levando em consideração a quantidade de doença em cada planta ou órgão individualmente.

IV. A severidade procura determinar a porcentagem da área de tecido doente, através da medição indireta da área afetada.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: A
6: C
7: E
8: C
9: A
10: D