Questões de Concurso Público Prefeitura de Fagundes Varela - RS 2022 para Professor de Arte
Foram encontradas 16 questões
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), qual a carga horária diária para atendimento à criança na educação infantil?
De acordo com a LDBEN, a educação infantil é oferecida em:
Segundo a LDBEN, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, zelar pela aprendizagem dos alunos, elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, são incumbências:
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), caberá a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas no Plano, EXCETO:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.
-
( ) Bebês (zero a 1 ano e 6 meses).
( ) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
( ) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
-
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a BNCC, na Educação Infantil devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, quais sejam:
-
I. Conviver e brincar.
II. Participar e explorar.
III. Expressar e conhecer-se.
-
Quais estão corretas?
De acordo com Moran (2018), “o ___________________________ é um componente curricular transversal importante, que visa a promover a convergência, de um lado, entre os interesses e paixões de cada o aluno e, de outo, entre seus talentos, história e contexto”.
-
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
De acordo com Moran (2018), a aprendizagem por tutoria é um movimento que acontece no contato com profissionais mais experientes (professores, tutores, mentores). Eles podem ajudar-nos a ir além de onde conseguiríamos chegar sozinhos ou em grupo de pares. Quanto a esse movimento que está crescendo na aprendizagem, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
-
( ) Desempenham o papel de curadores para que cada estudante avance mais na aprendizagem individualizada.
( ) Desenham algumas estratégias para que a aprendizagem entre pares seja bem-sucedida.
( ) Conseguem ajudar os aprendizes a ampliar a visão de mundo que desenvolveram nos percursos individuais e grupais, levando-os a novos questionamentos, investigações, práticas e sínteses.
-
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Moran (2020), a comunicação por meio da colaboração se complementa com:
-
I. A comunicação um a um.
II. A personalização.
III. O diálogo do professor com cada aluno e seu projeto.
IV. A orientação e acompanhamento do seu ritmo.
-
Quais estão corretas?
Segundo Fava (2014), na Educação 3.0, a escolha e a organização não serão mais por disciplina ou unidade de aprendizagem, mas sim orientadas:
De acordo com Fava (2018), uma nova geração está chegando às escolas e exigirá mais ainda uma educação sedutora, atraente, envolvente, desafiadora, digital. É a geração ____, jovens nascidos no início de 1990 até 2000, que corresponde à idealização, nascimento, incremento da World Wide Web, criação de aparelhos, ferramentas tecnológicas digitais, desenvolvimento da banda larga, desdobramento da Web 2.0.
-
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
O ensino híbrido não consiste apenas na inclusão de atividades online no currículo dos alunos. Ele também impacta a organização e o papel de alunos e professores em sala de aula. Nesse sentido, existem dois grupos diferentes de modelos de ensino híbrido. A partir desse conceito, assinale a alternativa correta.
Um dos maiores ativistas sobre o ensino de cidadania digital é o educador norte-americano Mike Ribble, o qual lista alguns temas que compõem a cidadania digital. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO compõe um tema sobre cidadania digital.
Segundo Luckesi (1999), analise a sentença abaixo:
-
A atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente (1ª parte). Ou seja, o julgamento de valor sobre o objeto avaliado passa a ter a função estática de classificar um objeto ou um ser humano histórico num padrão definitivamente determinado (2ª parte). Do ponto de vista da aprendizagem escolar, poderá ser definitivamente classificado como inferior, médio ou superior. Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e por isso, adquirem a possibilidade de serem somadas e divididas em médias (3ª parte).
-
Quais partes estão corretas?
Analise o sistema de ensino abaixo, de acordo com o modelo de Jantsch (SILVA, 1999):
-
-
Existe cooperação e diálogo entre as disciplinas. Existe uma ação coordenada.
-
O sistema de ensino aplicado, de acordo com o modelo de Jantsch é:
De acordo com Vasconcellos (2000), o Marco Operativo expressa o ideal específico da instituição. E a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser. Nesse sentido, o Marco Operativo diz respeito a três grandes dimensões do trabalho escolar, a saber:
-
I. Dimensão Pedagógica.
II. Dimensão Comunitária.
III. Dimensão Administrativa.
-
Quais estão corretas?