Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Foram encontradas 6 questões

Q2179609 Medicina
Paciente sofreu parada cardiorrespiratória (PCR) por ritmo chocável e foi reanimado pelo serviço pré-hospitalar, com tempo total de ressuscitação de 10 minutos, sendo intubado durante a reanimação. Na primeira monitorização, observa-se os seguintes sinais vitais: pressão arterial 70 x 50, frequência cardíaca 70, saturação de oxigênio 90%. Sobre os cuidados no retorno à circulação espontânea, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2179610 Medicina
Em se tratando de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), analise as assertivas abaixo:
I. O acesso venoso periférico tem o mesmo nível de evidência que o acesso intraósseo.
II. Em paciente com suspeita de intoxicação por opioide como causa da parada cardiorrespiratória, o uso de naloxona deve ser prioridade.
III. As prioridades para a gestante em parada cardíaca devem incluir RCP de alta qualidade e alívio da compressão aortocava.
IV. Durante a parada cardíaca, se a gestante apresentar fundo uterino superior à cicatriz umbilical e não tiver atingido o retorno a circulação espontânea com as medidas usuais de ressuscitação e com o deslocamento uterino lateral esquerdo em 5 minutos, está indicado preparar-se para uma cesariana de emergência durante a ressuscitação. Essa indicação possui nível de evidência 1.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2179611 Medicina
Paciente, em atendimento, se encontra em parada cardiorrespiratória (PCR) e acabou de realizar a primeira verificação de ritmo, que demonstrou uma atividade elétrica sem pulso (AESP). Sobre esse caso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A primeira medicação a ser realizada é a epinefrina e deve ser realizada de forma precoce.
( ) As compressões, enquanto não instalada uma via aérea avançada, devem ser realizadas numa frequência de 100 a 120 por minuto, respeitando pausas para uma ventilação a cada 30 compressões.
( ) AESP com complexo QRS largos no traçado da monitorização podem sugerir causas metabólicas.
( ) O uso do ultrassom poin-of-care está indicado nos pacientes em PCR por AESP e deve ser realizado no intervalo entre as compressões, sendo aceitável ultrapassar períodos maiores de 10 segundos para tentativa de diagnóstico etiológico.
( ) Se o paciente fosse vítima de afogamento, estaria correto iniciar a ressuscitação com abertura da via aérea e ventilações de resgate.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2179614 Medicina
Choque é a expressão clínica da hipóxia celular, tecidual e orgânica. Sobre ele, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nos pacientes com choque cardiogênico pós-infarto agudo do miocárdio, geralmente há acometimento maior que 40% da massa total do ventrículo esquerdo e a presença de complicação mecânica deve ser buscada. O exame mais prático para tal verificação é o ecocardiograma.
( ) Insuficiência adrenal e choque neurogênico, bem como a anafilaxia, causam choque de mecanismo distributivo.
( ) Norepinefrina é o vasopressor de primeira escolha nos quadros de choque, exceto no anafilático, em que a epinefrina é superior.
( ) A área de livedo reticular ao redor do joelho é um marcador importante de hipoperfusão tecidual no exame físico dos pacientes com choque séptico, mas não está diretamente relacionada à mortalidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2179615 Medicina
Sobre choque em pacientes vítimas de trauma, analise as assertivas abaixo:
I. O uso de ácido tranexâmico em pacientes com choque hemorrágico deve ser realizado em até 3 horas do trauma.
II. O choque neurogênico refere-se à perda de tônus muscular e dos reflexos que ocorre imediatamente após lesão medular. O choque medular resulta na perda de tônus vasomotor e da inervação simpática para o coração.
III. O plasma fresco congelado e o concentrado de hemácias possuem citrato na sua composição, podendo levar à hipocalcemia nos pacientes com necessidade de transfusão maciça.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: C