Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Foram encontradas 9 questões

Q2179604 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a síncope.
Alternativas
Q2179609 Medicina
Paciente sofreu parada cardiorrespiratória (PCR) por ritmo chocável e foi reanimado pelo serviço pré-hospitalar, com tempo total de ressuscitação de 10 minutos, sendo intubado durante a reanimação. Na primeira monitorização, observa-se os seguintes sinais vitais: pressão arterial 70 x 50, frequência cardíaca 70, saturação de oxigênio 90%. Sobre os cuidados no retorno à circulação espontânea, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2179611 Medicina
Paciente, em atendimento, se encontra em parada cardiorrespiratória (PCR) e acabou de realizar a primeira verificação de ritmo, que demonstrou uma atividade elétrica sem pulso (AESP). Sobre esse caso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A primeira medicação a ser realizada é a epinefrina e deve ser realizada de forma precoce.
( ) As compressões, enquanto não instalada uma via aérea avançada, devem ser realizadas numa frequência de 100 a 120 por minuto, respeitando pausas para uma ventilação a cada 30 compressões.
( ) AESP com complexo QRS largos no traçado da monitorização podem sugerir causas metabólicas.
( ) O uso do ultrassom poin-of-care está indicado nos pacientes em PCR por AESP e deve ser realizado no intervalo entre as compressões, sendo aceitável ultrapassar períodos maiores de 10 segundos para tentativa de diagnóstico etiológico.
( ) Se o paciente fosse vítima de afogamento, estaria correto iniciar a ressuscitação com abertura da via aérea e ventilações de resgate.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2179612 Medicina
Em relação ao manejo dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC) descompensada, analise as assertivas abaixo:
I. O acidente vascular cerebral pode ser uma causa de descompensação da IC.
II. No paciente com IC descompensada perfil D e uso crônico de betabloqueador, se necessidade de inotrópico, a dobutamina está indicada em detrimento do milrinone.
III. A morfina não é uma boa escolha para pacientes com IC aguda. Porém, se necessária para controle dos sintomas, deve ser usada em dose baixa e em pacientes monitorizados.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2179617 Medicina

Para responder à questão, considere o quadro abaixo:


Na sala vermelha, chega um paciente com queixa de desconforto torácico. Ele nega comorbidades ou uso de medicações contínuas, diz ser tabagista e tem sobrepeso. Relata que os sintomas iniciaram há 30 minutos, enquanto carregava peso, porém apresentou piora importante há 10 minutos. Ele descreve o desconforto como em queimação, retroesternal e com irradiação para membros superiores, associado à náusea. No monitor, observa-se os seguintes sinais vitais: pressão arterial 150x70, frequência cardíaca 60, saturação de oxigênio 96% em ar ambiente. O eletrocardiograma (ECG) solicitado está abaixo:


Sobre o manejo do paciente acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: E