Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2023 para Professor EBTT - Educação Especial
Foram encontradas 19 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A partir do ano de 1942, o Ministro da Educação, Gustavo Capanema, dá início à publicação de vários decretos-lei, sendo um deles para a criação de “classes especiais” voltadas para estudantes com deficiências mentais dentro dos sistemas já existentes.
II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024/1961, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.
III. A Lei nº 5.692/1971 altera a LDBEN de 1961 ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”.
IV. Em 1973, o MEC cria o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), responsável pela gerência da educação especial no Brasil, impulsionando ações educacionais configuradas por campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado.
Quais estão corretas?
( ) Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
( ) Transversalidade da modalidade de educação especial desde o ensino fundamental até a educação superior.
( ) Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais profissionais da educação para a inclusão.
( ) Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Deficiências. 2. Transtornos globais do desenvolvimento. 3. Altas habilidades/superdotação.
Coluna 2
( ) Demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
( ) Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Auxílios para a vida diária e para a vida prática. 2. Adequação postural. 3. Auxílios de mobilidade. 4. Sistemas de controle de ambiente. 5. Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
Coluna 2
( ) Bengalas, carrinhos, muletas, andadores, cadeiras de roda manuais ou elétricas, scooters.
( ) Sistemas especiais de assentos e de encostos que levem em consideração medidas, peso, flexibilidade ou alterações muscoesqueléticas existentes.
( ) Rampas, elevadores, adaptações em banheiros, bebedouros, corrimões, barras de apoio.
( ) Materiais antiderrapantes, cadarços elásticos, velcros, punho universal, alças de espuma.
( ) Interruptores de luz, televisores, abertura e fechamento de portas e janelas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A pedido de amigos e de pessoas próximas, D. Pedro II cria, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto dos Surdos-Mudos, configurando a prática do favor e da caridade em relação a pessoas com deficiência, e dando à educação especial um caráter assistencialista.
II. As décadas de 1930 e 1940 proporcionaram várias mudanças na educação brasileira, como a expansão do ensino primário e secundário, a fundação da Universidade de São Paulo e a criação da Sociedade Pestalozzi do Brasil a partir das novas políticas públicas.
III. Em 1954 ocorre a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No final da mesma década, a expansão dessas instituições privadas e filantrópicas acabava desobrigando o poder público do atendimento educacional a essa parcela da população.
IV. A partir da década de 1960, junto com as discussões mais amplas sobre reforma universitária e educação popular, o Estado aumenta o número de “classes especiais”, principalmente para deficientes mentais, nas escolas públicas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.
( ) Elaborar e executar plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
( ) Aplicar testagens com o objetivo de verificar transtornos de aprendizagens realizando avaliações psicológicas e emitindo pareceres clínicos.
( ) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Constitui um processo sistemático e contínuo de reunir informações educacionais importantes, realizado especificamente pelo professor de sala de aula.
II. A avaliação tem como um dos seus objetivos realizar a identificação das necessidades educacionais especiais e o levantamento de habilidades dos educandos.
III. Inclui o planejamento das intervenções a serem realizadas e o monitoramento do progresso do aluno na implementação dessas ações.
IV. Deve apresentar instrumentos avaliativos que especifiquem em notas o resultado das intervenções realizadas.
Quais estão INCORRETAS?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. O professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
II. O profissional de AEE pode atuar em caráter interativo e interdisciplinar nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
III. A formação deve contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo, com o objetivo de desenvolver projetos em parceria com outras áreas, relacionados à acessibilidade arquitetônica, aos atendimentos de saúde, à promoção de ações de assistência social, trabalho e justiça.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Alunos com altas habilidades/superdotação. 2. Alunos inteligentes.
Coluna 2
( ) São extremamente curiosos.
( ) Apreciam companheiros da mesma idade.
( ) São interessados.
( ) Fazem perguntas e questionam as respostas.
( ) Não prestam atenção, mas sabem as respostas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: