Questões de Concurso Público PROCERGS 2023 para ANC - Analista em Computação - Ênfase em Visual/Design

Foram encontradas 40 questões

Q2172270 Design Gráfico
O ponto, a linha e o plano compõem os alicerces do design. Partindo desses elementos, os designers criam imagens, ícones, texturas, padrões, diagramas, animações e sistemas tipográficos. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2172271 Design Gráfico
RGB é o sistema aditivo usado para desenvolver projeto da tela. Porcentagens diferentes de luz vermelha, verde e azul combinam-se para gerar as cores do espectro. A partir dessa definição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2172272 Design Gráfico
O briefing é o momento em que as informações básicas sobre o projeto devem ser reunidas. É essencial conhecer e entender o projeto e estar equipado com todas as informações relevantes necessárias e realizar o alinhamento dos fatos e informações corretamente desde o início. Sabendo disso, assinale a alternativa que NÃO apresenta um tópico essencial para o desenvolvimento de um briefing bem elaborado.
Alternativas
Q2172273 Design Gráfico
Entende-se por Identidade Visual todo o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Tais elementos devem informar, substancialmente, à primeira vista e estabelecer com quem os vê um nível de comunicação. Dessa forma, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2172274 Design Gráfico
Existem dois tipos básicos de imagem: bitmap (ou fotográfico) e vetorial (ou a traço). Ambos têm pontos fortes e fracos específicos que os tornam mais adequados a diferentes propósitos. Em relação às características de cada um, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2172275 Design Gráfico
As informações cromáticas em uma imagem podem ser controladas e alteradas de diversos modos. O ajuste desses controles não muda a estrutura material, mas apenas a cor dos elementos. As informações podem ser ajustadas com o objetivo de corrigir defeitos, obter colorações mais realistas ou reproduzir efeitos gráficos, chamados Controle de Imagem. Assinale a alternativa que NÃO é um Controle de Imagem:
Alternativas
Q2172276 Design Gráfico
Em relação à linguagem e terminologia usadas na interpretação de imagens, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Ícones representam visualmente o item que descrevem. ( ) Símile é uma figura de linguagem que envolve a comparação de um objeto com outro de categoria diferente, por exemplo, “branco como a neve”. ( ) A semiótica (o estudo dos significados) e a linguística (o estudo da linguagem) oferecem explicações sobre como interpretamos as imagens.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2172277 Design Gráfico
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta em relação à fonte de dados para a criação de uma persona.
Alternativas
Q2172278 Design Gráfico
Layout e composição são elementos considerados as bases do design por conta da ordem e do sentido que eles dão aos seus projetos. Geralmente associados a textos, na realidade, o layout e a composição podem ser aplicados a outros formatos, desde web design ou catálogos impressos. A partir dessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, no que se refere às características dos elementos compositivos de uma peça gráfica.
( ) Proximidade: elementos pertencentes a um mesmo grupo. Cria uma estrutura de similaridade. Está relacionada ao uso do espaço visual; a relação entre o conteúdo exposto, agrupando ou separando os diferentes elementos que compõem o seu projeto.
( ) Contraste: organiza o conteúdo pelo seu tamanho. Um elemento pode parecer maior ou menor dependendo do tamanho, da localização e da cor dos elementos ao redor dele.
( ) Repetição: reforça um elemento ou estilo importante na composição. Ele pode ser usado em títulos, subtítulos etc., pois além de oferecer uma unidade estética ao projeto, permite que os espectadores se familiarizem com o que está sendo apresentado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2172279 Design Gráfico
A tipografia no design compreende a utilização de tipos em meios impressos ou digitais, seja na criação ou composição de um texto. Elemento primordial no processo de comunicação verbal e imagética, a tipografia é ferramenta do designer e, com isso, garante a estruturação do layout de determinado trabalho. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Legibilidade refere-se à propriedade dos caracteres ou símbolos gráficos de forma independente se distinguirem uns dos outros através de sua forma. Diz respeito a cada letra em particular e suas características.
II. Leiturabilidade refere-se ao aspecto geral de como o Tipo de letra é composto numa coluna de texto, e tem em conta fatores como o corpo, a entrelinha, a largura da linha, etc.
III. Visibilidade é a qualidade que um símbolo ou caractere possui em se apresentar visivelmente, tornando possível, na leitura, a distinção entre figura e fundo.
IV. As fontes podem ser classificadas em serifadas e não serifadas, sendo as primeiras aquelas que apresentam prolongamento no fim de suas hastes. As tipografias sem serifas são retas e sem prolongamento.
Quais apresentam atributos tipográficos?
Alternativas
Q2172280 Design Gráfico
No Adobe Illustrator, há uma ferramenta que permite combinar vários objetos usando modos de interação. Quando você usa esse efeito, não é possível editar as interações entre objetos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente essa ferramenta.
Alternativas
Q2172281 Design Gráfico
O processo de Design Thinking (DT) envolve experimentação contínua: esboçar, criar protótipos, testar e experimentar conceitos e ideias. Assinale a alternativa correta relacionada a essa abordagem. 
Alternativas
Q2172282 Design Gráfico
A composição de um design é construída com tipos e imagens, que, essencialmente, resultam em formas em uma página. O grid fornece uma estrutura para todos os elementos do design de uma página. Embora a maioria das pessoas hoje visualize conteúdos em formato eletrônico ou via web, os princípios estruturais por trás do design de uma página impressa ainda se aplicam, uma vez que o modo como lemos uma página e extraímos informações dela permanece o mesmo. Dessa forma, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2172283 Design Gráfico
Construir um protótipo é uma das formas mais rápidas, e com menor custo, para validar uma ideia, um conceito ou uma funcionalidade de um produto digital. Assim, é possível interagir, avaliar, alterar e aprovar as principais características de uma interface antes do desenvolvimento. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo em relação à prototipagem de produtos digitais.
I. No caso da criação de produtos ou serviços digitais, as ferramentas de wireframe e as ferramentas UX são altamente recomendadas por permitirem avançar com o desenho e a usabilidade do protótipo.
II. Se antes havia muitas restrições sobre como fazer um protótipo, hoje a trajetória de inovação está mais acessível para qualquer empreendedor que esteja disposto a lançar um produto exclusivo.
III. Plataformas de desenvolvimento low-code e softwares design de apps podem ser usados para desenhar protótipos mais simples, sem necessidade de programação mais complexa.
IV. O protótipo pode ser parcial (normalmente utilizado para vender uma ideia, ou fazer prova de conceito), ou com um fluxo completo (utilizado para testes com usuários ou testes de lógica), e não necessariamente precisa ter um refinamento visual inicialmente.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2172284 Design Gráfico
O processo de criação do protótipo de um produto digital difere do de um produto físico tanto na fase de modelagem como, obviamente, na produção. Para um modelo digital, essas duas fases se mesclam, virando uma só. O quanto um protótipo se parecerá com a versão final de uma aplicação é o que chamamos de “fidelidade”. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, no que se refere às classificações que definem a fidelidade de um protótipo.
( ) São quatro as dimensões que definem a fidelidade de um protótipo: detalhamento, grau de funcionalidade, similaridade de interação e refinamento estético.
( ) Características de um protótipo de alta fidelidade: foco em aspectos visuais e funcionais da interface, permite navegação e interação similares à versão final do produto, são desenvolvidos com o auxílio de softwares para criação de interfaces, como o Sketch, Figma ou Adobe XD.
( ) Um protótipo de baixa fidelidade é bastante utilizado em fases iniciais e exploratórias de um projeto. Devem se aproximar ao máximo dos aspectos visuais e funcionais do produto final, incluindo o conteúdo, fluxo de navegação e interações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2172285 Design Gráfico
A acessibilidade no espaço digital consiste em tornar disponível ao usuário toda a informação de acesso livre para todos, de forma a que possa aceder a ela com autonomia, independentemente de suas características orgânicas, sem prejuízos quanto ao conteúdo da informação. Isso posto, analise as assertivas abaixo referentes à acessibilidade:
I. A acessibilidade é obtida combinando-se a apresentação da informação de formas múltiplas com o uso de ajudas técnicas (tais como sistemas de leitura de tela, sistemas de reconhecimento da fala, simuladores de teclado etc.) que maximizam as habilidades dos usuários com limitações associadas a deficiências orgânicas.
II. A utilização dos recursos multimídias propicia a acessibilidade em conteúdos digitais. A multimídia deve ser usada como recurso didático e de redundância, cuidando-se sempre, porém, para evitar que o usuário esteja exposto a sobrecargas sensoriais.
III. Deve-se observar que a acessibilidade de um produto consiste em considerar a igualdade de seus usuários e as características gerais e comuns da interação de todas essas pessoas com o produto.
IV. A usabilidade e a acessibilidade são características que agregam qualidade a um produto. A usabilidade visa a satisfazer um público específico, o que permite que se trabalhe com as peculiaridades adequadas a esse público-alvo, e a acessibilidade permitirá que a base de usuários projetada seja alcançada em sua máxima extensão e que os usuários que se deseja conquistar com o produto tenham êxito em iniciativas de acesso ao conteúdo digital em uso.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2172286 Design Gráfico
A Experiência do Usuário (User eXperienceUX) é uma consequência de uso que envolve estados de comportamento interno do usuário, como necessidades individuais de informação, motivação, estado emocional, cognição, dentre outros que atuam relacionados com as características de um sistema, como a sua complexibilidade, a sua funcionalidade, a sua usabilidade e o contexto de interação (por exemplo, uma organização, rede social, etc.). Com base nessa definição, assinale a alternativa correta relacionada à UX e à usabilidade. 
Alternativas
Q2172287 Design Gráfico
Um Design Sprint é um formato de projeto que ajuda empresas a validar e solucionar desafios através de prototipagem e teste de ideias com consumidores. De forma extremamente acelerada, os times geram dados que os ajudam a entender se as soluções são desejáveis e se resolvem algum problema de alguém. A partir dessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, no que se refere ao processo de execução do Design Sprint.
( ) Processo e metodologia: um Design Sprint é um formato de projeto acelerado e desafiador. O time deve tomar decisões rápidas diariamente e há pouco espaço para mudanças ou hesitações. É importante ter um facilitador habilidoso que não só entende a metodologia, mas que também pode afastar a equipe de decisões que possam comprometer o projeto.
( ) Execução: a execução de um Design Sprint é em geral simples. Leva-se meses para construir um protótipo e coletar dados e, com isso, o projeto exige bastante do time e do facilitador, especialmente quando se trata de empresas de maior porte.
( ) Ideias óbvias: ir além das ideias óbvias que estão na superfície, para aprofundar em detalhes o problema, é essencial. Para criar soluções inovadoras, é importante lembrar que, quando as coisas começarem a ficar difíceis, não devemos desistir.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2172288 Design Gráfico
A usabilidade tem papel fundamental no design de interface. Dessa forma, heurísticas de usabilidade apontam para diretrizes gerais que tornam as interfaces acessíveis, favorecedoras de interação e agradáveis aos usuários Web em geral. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO representa uma heurística.
Alternativas
Q2172289 Design Gráfico
Sabe-se que a interface humano-computador é o elemento de ligação entre os seres humanos, que pensam por meio de palavras, conceitos, imagens, sons e associações, e o computador, que “pensa” por meio de minúsculos pulsos de eletricidade, representando um estado ligado (0) ou desligado (1). Com base nessas informações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Com a proliferação das tecnologias colaborativas, tem-se a Interface Coletiva, direcionada à formação e à manutenção de comunidades formadas por indivíduos ou grupos.
( ) Interfaces Textuais são aquelas em que as entradas do usuário são digitadas via teclado.
( ) A interface baseada em ícones e metáforas visuais, cuja interação homem-máquina se dá a partir de cliques no mouse ou dispositivos afins, chama-se de Interface Gráfica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: B
6: D
7: A
8: B
9: D
10: E
11: C
12: C
13: D
14: E
15: B
16: C
17: E
18: A
19: D
20: E