Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Medicina de Emergência) - Edital nº 1

Foram encontradas 35 questões

Q3190335 Medicina

Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.


( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.


( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3190336 Medicina
Considerando o quadro abaixo, bem como os aspectos vinculados à epidemiologia em saúde, ao exame diagnóstico solicitado a um paciente e à interpretação dos possíveis resultados, assinale a alternativa em que o valor preditivo negativo de um exame está corretamente representado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3190337 Medicina

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:


I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.


II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.


III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190338 Medicina
A respeito de ética médica e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190339 Medicina

A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas: 


I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.


II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.


III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.


IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190340 Medicina

A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:


I. Cetoacidose alcoólica.


II. Intoxicação por etilenoglicol.


III. Drenagem do intestino delgado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190341 Medicina

A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:


I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.


II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.


III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação. 


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3192325 Medicina
Homem, 65 anos, hipertenso e diabético, vai à emergência por dispneia súbita e dor torácica intensa. Seus sinais vitais são: PA 170/110 mmHg, FC 92 bpm, FR 26 mpm, spO2 92% em ar ambiente. Ao eletrocardiograma e à radiografia de tórax, tem-se os seguintes achados: 
Imagem associada para resolução da questão
Imagem associada para resolução da questão
Inicialmente, o paciente é colocado em máscara de Hudson a 10 L/min com infusão de nitroglicerina endovenosa, apresentando melhora dos sintomas. Na sequência, o paciente apresenta PA 76/40 mmHg e FC de 120 bpm. Além de suspender a nitroglicerina, qual é a próxima conduta mais adequada para esse paciente? 
Alternativas
Q3192326 Medicina
Homem, 22 anos, é levado à sala vermelha após colisão de motocicleta versus poste. Na chegada, seus sinais vitais são: PA 100/65 mmHg, FC 118 bpm, FR 30 mpm, spO2 88% com máscara de Hudson a 10 L/min. Ao exame, apresenta-se agitado, com deformidade importante em região mandibular e maxilar, abertura oral restrita, porém, visualiza-se presença de sangue em cavidade oral associado a roncos em via aérea superior. O médico decide intubar esse paciente. Qual é a melhor abordagem para essa via aérea? 
Alternativas
Q3192327 Medicina

O choque séptico é uma condição comum nos cenários de emergência. Considerando seus efeitos no sistema cardiovascular, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A maior parte da descompensação cardíaca é reversível.


( ) A resistência vascular periférica é alta.


( ) O débito cardíaco geralmente está aumentado. ) A dilatação ventricular é incomum. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3192328 Medicina
Mulher, 70 anos, vítima de atropelamento por automóvel, é levada à emergência pelo SAMU. Na chegada, o médico socorrista informa presença de fratura exposta com deformidade associada em membro inferior direito. Seus sinais vitais são PA 80/50 mmHg, FC 102 bpm e spO2 100% em ar ambiente. Ela está acordada, alerta e queixando-se de dor significativa no membro. Após o exame inicial, confirma-se que não há nenhuma alteração na avaliação das vias aéreas, respiração e circulação. Na inspeção visual, ela apresenta fratura exposta na diáfise da tíbia, com diminuição da sensibilidade distal à fratura. Qual é o passo mais importante no manejo dessa paciente? 
Alternativas
Q3192329 Medicina
Homem, 72 anos, com histórico de neoplasia de próstata, é levado à emergência com queixa de dor torácica. Seus sinais vitais são: PA 70/35 mmHg, FC 138 bpm, spO2 95% em ar ambiente. O eletrocardiograma da chegada demonstra elevação difusa do segmento ST e, à radiografia de tórax, nota-se importante cardiomegalia. Qual é a conduta inicial mais apropriada? 
Alternativas
Q3192330 Medicina

Em relação à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), analise as assertivas abaixo:


I. A hipercapnia na DPOC explica-se basicamente pela hipoventilação alveolar e não propriamente à redução do volume minuto.


II. A DPOC exacerbada com acidose respiratória não apresenta benefício de usar ventilação não invasiva.


III. Cessar o tabagismo interrompe a progressão da DPOC.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3192331 Medicina
Mulher, 54 anos, previamente hipertensa, é levada à emergência por familiar, com relato de cefaleia, leve confusão mental e vômitos. Ela descreve piora aguda nas últimas horas, acompanhada de náuseas e vômitos. Familiar informa que a paciente não vem tomando suas medicações para pressão na última semana. Seus sinais vitais são: PA 220/130 mmHg, FC 88 bpm, FR 20 mpm, Tax 36,8, SpO2 97% em ar ambiente. Ao exame clínico, paciente com fácies de dor pela cefaleia, papiledema, retinopatia hipertensiva, sem alterações neurológicas focais. Sem alterações relevantes em exames laboratoriais gerais, eletrocardiograma e tomografia de crânio sem contraste. Qual é a próxima conduta mais apropriada?
Alternativas
Q3192332 Medicina

Sobre o uso do ultrassom à beira-leito para avaliação do paciente no cenário de emergência, analise as assertivas abaixo:


I. A presença do sinal de McConnell aumenta a especificidade para o diagnóstico de embolia pulmonar.


II. A ponta caudal do fígado é a área mais sensível para a detecção de líquido livre no exame FAST.


III. O protocolo BLUE tem boa acurácia para o diagnóstico etiológico rápido da insuficiência respiratória.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3192333 Medicina
Homem, 46 anos, diabético e hipertenso, vai à emergência por sensação de perda da sensibilidade na hemiface direita, incapacidade de fechar o olho direito e sensação de ruído importante no ouvido direito. Ele não apresenta fraqueza ou dormência no braço ou perna esquerda. Os sintomas iniciaram há cerca de 20h. Diante desse caso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3192334 Medicina
Homem, 27 anos, vai ao pronto-socorro por uma exacerbação aguda de asma que foi refratária ao tratamento padrão. Poucos minutos após intubá-lo, a enfermeira informa que o paciente está acordando e “lutando contra o ventilador”. Diante desse caso, a melhor conduta inicialmente é: 
Alternativas
Q3192335 Medicina

Homem, 58 anos, vem à emergência com queixas de palpitações há 1 semana. Hoje apresentou episódio semelhante, sem outros sintomas associados. Na chegada, é realizado o eletrocardiograma abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3192336 Medicina

Analise a figura abaixo, que apresenta uma espécie de cobra:


Imagem associada para resolução da questão


São alterações possíveis após um acidente com essa espécie de ofídio, EXCETO: 

Alternativas
Q3192337 Medicina

Analise as assertivas abaixo sobre a hemorragia digestiva:


I. Frente a um paciente com suspeita de sangramento gastrintestinal, é recomendada a inserção de sonda nasogástrica para lavagem gástrica diagnóstica.


II. A causa mais comum de sangramento de grande monta do TGI alto em adultos é úlcera péptica.


III. O omeprazol reduz ressangramentos em pacientes com sangramento do trato gastrintestinal alto secundário às varizes esofágicas.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: B
6: B
7: E
8: C
9: D
10: B
11: C
12: A
13: A
14: C
15: E
16: D
17: A
18: E
19: D
20: B