Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2018 para Diretor e Vice-Diretor - Escolar

Foram encontradas 36 questões

Q1301100 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sobre os princípios e fins da educação nacional, é incorreto afirmar que a(o)
Alternativas
Q1301101 Pedagogia

A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Tendo como referência a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), analise as seguintes afirmativas sobre a Educação Básica e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

( ) A Educação de Jovens e Adultos deverá articular-se, obrigatoriamente, com a educação profissional.

( ) A educação especial é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, apenas para educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

( ) Cabe aos sistemas de ensino assegurar aos educandos da educação especial currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1301102 Pedagogia
Conforme a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), são garantias da efetivação do dever do Estado com a educação escolar pública, exceto:
Alternativas
Q1301105 Pedagogia

Considere que, em uma reunião com os professores e a equipe pedagógica da educação infantil, a direção da escola municipal colocou em pauta o calendário escolar para ser analisado.

Tendo como referência a Resolução nº 18/18, do CME, sobre o calendário escolar é incorreto afirmar que

Alternativas
Q1301106 Pedagogia

A avaliação da aprendizagem dos alunos, realizada pelos professores, junto com toda a equipe pedagógica da escola, é considerada redimensionadora da ação pedagógica.

Analise as seguintes afirmativas sobre a avaliação da aprendizagem, tendo como referência Resolução nº 04/14, do CME, acerca da organização e do funcionamento do Ensino Fundamental (EF).


I. A avaliação da aprendizagem, entre outras considerações, deve ser contínua, cumulativa e diagnóstica, tendo os aspectos qualitativos do aprendizado do aluno predominância sobre os quantitativos.

II. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a progressão continuada deve estar apoiada em intervenções pedagógicas significativas, com estratégias de atendimento diferenciado, para assegurar a efetiva aprendizagem dos alunos no ano em curso.

III. Até 30 dias após o encerramento de cada 1 (um) dos 4 (quatro) bimestres, os resultados da avaliação da aprendizagem precisam ser comunicados aos pais ou responsáveis e aos alunos em boletim escolar, como também quais estratégias de atendimento pedagógico diferenciado foram e serão oferecidas pela escola.

IV. Os estudos orientados devem ser garantidos ao aluno em progressão parcial, segundo o plano de intervenção pedagógica elaborado pelos professores dos componentes curriculares do ano anterior, com finalidade de possibilitar a superação das defasagens e dificuldades em temas e tópicos, identificadas pelo professor e discutidas no Conselho de Classe.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q1301107 Pedagogia

Considere que, para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) e do regimento escolar, a direção e a equipe pedagógica da escola consultaram a Resolução nº 04/14, do CME.


Sobre a elaboração e a atualização do PPP e do regimento escolar, segundo essa Resolução, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1301108 Pedagogia

A educação em tempo integral visa a formação integral e humana do aluno, ampliando a jornada escolar, os espaços educativos e a qualidade do tempo diário de escolarização, como explicitado na Resolução nº 04/14, do CME.

Em relação ao monitor e professor referência, a direção da escola de tempo integral não tem como atribuição

Alternativas
Q1301109 Pedagogia

Segundo a Resolução nº 02/15, as escolas públicas são locais de uso comunitário e, na medida do possível, de amplo acesso a toda comunidade escolar e entidades filantrópicas sem fins lucrativos.

A utilização do espaço físico das escolas municipais e dos equipamentos nele contidos pelas entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, é permitida quando da

Alternativas
Q1301110 Pedagogia

Analise o caso hipotético a seguir.


Marcos foi infrequente durante o ano, tendo 25% de faltas. Após o final do 8º ano, não tinha consolidado as competências básicas exigidas nos Componentes Curriculares de Matemática, Ciências, Artes e Ensino Religioso.


No Conselho de Classe, é correto afirmar que

Alternativas
Q1301111 Pedagogia

Considerando que a Educação Especial, modalidade da Educação Básica, é realizada em todas as etapas e modalidades da educação e não substitui a escolarização regular, conforme mencionado na Resolução nº 07/15, do CME, analise as seguintes afirmativas sobre a Educação Especial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) A atenção ao aluno de forma precoce, com oferta de serviços de intervenção preventiva em interface com os serviços de saúde e acesso ao conhecimento necessário ao exercício da cidadania, é um dos princípios em que é baseada a Educação Especial.

( ) Obrigatória na Educação Básica, a oferta da Educação Especial tem início no Ensino Fundamental, na faixa de 6 a 14 anos de idade.

( ) É da competência das instituições de ensino identificar e elaborar recursos pedagógicos e produzir e organizar serviços de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos.

( ) Os alunos beneficiados pelo atendimento educacional especializado podem frequentar as salas de recursos e participar de todos os projetos da escola, exceto do projeto Tempo Integral.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1301112 Pedagogia

Analise a situação hipotética a seguir.


Rafael possui 6 anos de idade, tem síndrome de Down e não tem nenhum comprometimento em sua funcionalidade motora. Ele foi matriculado numa escola municipal do Ensino Fundamental.

Como Rafael está inserido no público-alvo da Educação Especial, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1301113 Pedagogia

Conforme a Resolução nº 06/15, o conselho escolar é um órgão representativo da comunidade escolar, de caráter consultivo, deliberativo, mobilizador e de monitoramento nos assuntos pertinentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conselho escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) As funções de caráter consultivo do conselho escolar abrangem as decisões relativas às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras previstas no projeto políticopedagógico da escola.

( ) O conselho escolar é presidido pelo diretor da escola, sendo ele considerado membro nato.

( ) Nas escolas municipais de Timóteo, independentemente do número de alunos e do nível de ensino ministrado, o conselho municipal será composto de 8 (oito) membros titulares e 8 (oito) suplentes.

( ) Os membros do conselho escolar, titulares e suplentes, serão escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC e pelo Conselho Municipal de Educação – CME.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1301114 Pedagogia

A Educação Infantil é um direito da criança que deverá ser garantido pelo Estado por meio de atendimento gratuito em creches e pré-escola, complementando a ação da família e da comunidade.

Baseado na Resolução nº 08/15, do CME, sobre a Educação Infantil é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1301115 Pedagogia
De acordo com a Resolução nº 08/15, do CME, sobre as instituições de Educação Infantil, é correto afirmar que
Alternativas
Q1301116 Pedagogia

Considere que para o período de matrícula e o de início do ano letivo, a direção de uma escola pública municipal planejou algumas.

Nesse planejamento, conforme a Resolução nº 18/18, do CME, é vedado à escola, exceto:

Alternativas
Q1301117 Pedagogia

Analise a situação hipotética a seguir.


Um grupo de professores do 9º ano relatou à direção de uma escola casos relativos à violência de certos alunos durante as aulas e no recreio. A equipe pedagógica estava presente e reforçou ser um fato recorrente, embora várias intervenções tivessem sido realizadas, entre elas, a reunião com os pais.


Analise as medidas a seguir.

I. Propor e acompanhar a adoção de medidas que visem a promoção de uma cultura de paz no ambiente da escola.

II. Decidir sobre a adoção de medida administrativa ou disciplinar em caso de violência física ou moral, envolvendo profissionais de educação e alunos, no âmbito da escola.

III. Propor parcerias entre escola, pais, comunidade, instituições públicas e organizações não governamentais para que possa ser desenvolvido na escola um projeto junto aos alunos do 9º ano.


Diante desse contexto e das competências do conselho escolar, é(são) medida(s) que pode(m) ser proposta(s) pelo diretor ao convocar uma reunião do conselho escolar

Alternativas
Q1301118 Pedagogia

Para o descarte de livros existentes em uma biblioteca de escola, tidos como irrecuperáveis ou desatualizados, um diretor deve realizar alguns procedimentos com base na Resolução nº 01/15, que dispõe sobre o desfazimento de livros didáticos (do PNLD), paradidáticos e literatura em geral.


Considerando a Resolução nº 01/15, são procedimentos nela preconizados, exceto:

Alternativas
Q1301119 Pedagogia

A Associação de Moradores do bairro em que uma escola está localizada solicitou à pessoa responsável por ela a cessão do espaço físico para realização de reunião para discussão sobre medidas de segurança, num sábado à tarde.


Acerca dessa solicitação, com base na Resolução nº 02/15, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1301120 Pedagogia

O Parecer CNE/CP nº 15/2017 aborda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base nesse parecer, analise as seguintes afirmativas sobre a BNCC e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) A BNCC orienta-se para uma concepção de educação integral que assinala, entre outras, que cidadãos o país deseja formar e qual projeto de sociedade eles devem ajudar a construir.

( ) ABNCC é uma política pública que foi construída com participação da sociedade brasileira, por meio de consultas e audiências públicas, que será utilizada como currículos da Educação Básica.

( ) Ao indicar as competências que os alunos devem desenvolver e os conteúdos essenciais para o seu desenvolvimento, a BNCC contribui para proporcionar aos professores elementos que orientem o planejamento de atividades pedagógicas, adequadas ao nível e às possibilidades de cada etapa / ano de escolaridade.

( ) A BNCC define nove competências gerais comuns às etapas da Educação Básica, as quais explicitam os direitos de aprendizagem dos estudantes, privilegiando em todas as competências a dimensão intelectual (cognitiva) do sujeito.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1301121 Pedagogia

A inclusão de temas transversais no currículo deve tratar de questões contemporâneas relevantes para o desenvolvimento da cidadania que afetam a vida humana em escala local, regional e global.


Conforme explicitado no Parecer CNE/CP nº 15/2017, são temas transversais dos currículos da Educação Básica exigidos pela legislação e normas específicas, exceto:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: A
6: D
7: C
8: B
9: B
10: D
11: C
12: C
13: D
14: B
15: B
16: B
17: C
18: D
19: D
20: B