Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Santa - MG 2019 para Professor Ensino Religioso

Foram encontradas 7 questões

Q1276259 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promulgada pelo Ministério da Educação em 2017, estabelece como objeto de estudo da área de Ensino Religioso
Alternativas
Q1276260 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promulgada pelo Ministério da Educação em 2017, o componente curricular de Ensino Religioso deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, como a citada a seguir.
“Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.”
Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 20 out. 2018.
A partir da relação da compreensão entre diversidade religiosa e direitos humanos, infere-se que 
Alternativas
Q1276261 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta a religião cuja representação do sagrado é panteísta.
Alternativas
Q1276262 Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
“Eu vou botar teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizomba prá te derrubar Oi, Iaiá! Você me jogou um feitiço quase que eu morri Só eu sei o que eu sofri Deus me perdoe mas vou me vingar”
Disponível em:<https://cifraclub.com.br/zeca-pagodinho/vou-botar-teu-nome-na-macumba/>. Acesso em: 19 out. 2018.
O trecho da música anterior, interpretada pelo cantor carioca Zeca Pagodinho, utiliza a palavra macumba para fazer menção a um ritual das religiões afro-brasileiras.
No entanto, de acordo com o Candomblé, o sentido original da palavra macumba é:
Alternativas
Q1276263 Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
“As religiões são confissões de fé ou de crença, mas à escola interessam somente como objeto de conhecimento e se inscrevem na finalidade própria da instituição escolar: aquilo que para muitas Igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo. Isto supõe a distinção entre fé/crença e religião, entre o ato subjetivo de crer e o fato objetivo que o expressa. Essa condição implica a superação da identificação entre religião e Igreja, salientando sua função social e o seu potencial de humanização das culturas. Por isso o Ensino Religioso na escola pública não pode ser concebido, de maneira nenhuma, como uma espécie de licitação para as igrejas – neste caso é melhor não dar nada. A instituição escolar deve reivindicar a título pleno a competência sobre essa matéria.” COSTELLA, Domenico. O fundamento epistemológico do Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sergio Azevedo & WAGNER, Raul. (org). O Ensino Religioso no Brasil. (Coleção Educação Religiosa 5). Curitiba: Editora Champagnat, 2011. p. 138.
Esse trecho corrobora o Ensino Religioso como configurado pelo artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96), com a redação que lhe foi dada pela Lei nº 9.475/97.
Essa orientação legal acarreta uma mudança epistemológica de abordagem do Ensino Religioso, que passa a ser tratado na escola pública
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: C