Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
“A discussão sobre abordagem metodológica é fundamental para a operacionalização do trabalho social com famílias no âmbito do PAIF. Considera-se que a escolha da abordagem metodológica a ser utilizada é fundamental na superação do pensamento tutelar. Pois, apesar da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, ao descrever o PAIF, já tentar superar esse entendimento, é preciso a adoção de abordagens capazes de direcionar as ações do PAIF, para que este efetivamente cumpra seus objetivos” (MDS, 2014, p. 103).
Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos de abordagem metodológica que são incompatíveis com o agir tutelar e que favorecem o trabalho interdisciplinar, bem como a melhor compreensão da realidade, agregando o conhecimento de várias áreas científicas e profissionais especializadas.
O “terceiro setor”, na interpretação governamental, é tido como distinto do Estado (primeiro setor) e do mercado (segundo setor). É considerado como um setor “não governamental”, “não lucrativo” e voltado ao desenvolvimento social e caracteriza-se como aquele que dá origem a uma “esfera pública não estatal”, constituída por “organizações da sociedade civil de interesse público”.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No marco legal do terceiro setor no Brasil, são incluídas entidades de natureza variadas, que estabelecem um termo de parceria entre entidades de fins públicos de origem diversa (estatal e social) e de natureza distinta (pública ou privada),
PORQUE
II. a sociedade civil tende a ser interpretada como um conjunto de organizações distintas e complementares, destituída dos conflitos e tensões de classe, em que prevalecem os laços de solidariedade.
Considerando essas afirmativas e sua inter-relação, assinale a alternativa correta.
Sobre os direitos, deveres e princípios que regem a atuação profissional, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações previstas no Código de Ética Profissional a sua respectiva descrição.
COLUNA I
1. Princípio fundamental
2. Dever do assistente social
3. Direito do assistente social
COLUNA II
( ) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado(a) nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
( ) Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.
( ) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.
Assinale a sequência correta.
Segundo Netto (2007), embora o combate às desigualdades não faça parte do conjunto prático ideológico do neoliberalismo, há um elenco neoliberal de programas voltados para o enfrentamento da pobreza.
São características desses programas, exceto:
Analise as seguintes afirmativas com relação à Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade no SUAS.
I. Se ocorrer o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar, o CRAS ou a equipe técnica da PSE, em parceria com o serviço de acolhimento, dará continuidade ao acompanhamento da família, tendo em vista a reintegração ao convívio familiar, comunicando a situação da família e da criança ou adolescente periodicamente ao Conselho Tutelar e, por meio de relatórios, à autoridade judiciária.
II. A equipe do CRAS ou equipe técnica da PSB devem atualizar, periodicamente, o diagnóstico do território, especificando a quantidade e as características das famílias com membros beneficiários do BPC e benefícios eventuais, assim como os serviços socioassistenciais necessários para atendimento dessas famílias.
III. O atendimento das famílias beneficiárias do BPC com idosos dependentes, com deficiências graves e severas e com crianças de até seis anos de idade deverá ser realizado por meio de intervenções que contribuam para a conquista da autonomia e independência, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário e a garantia dos direitos socioassistenciais.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir sobre o projeto ético-político profissional do serviço social.
I. A prática do assistente social está direcionada a realizar enfrentamentos críticos; portanto, pressupõe uma sólida base de conhecimentos, aliada a uma direção política consistente que possibilite uma leitura adequada da realidade.
II. O cotidiano profissional se apresenta como um espaço contraditório e complexo, em que os problemas, contextos e relações de força se expressam. Saber interpretar a conjuntura a partir do cotidiano significa identificar possibilidades.
III. Os elementos éticos de um projeto profissional se limitam a normatizações morais e a prescrição de direitos e deveres, dispensando escolhas teóricas, ideológicas e políticas das categorias e dos profissionais.
Estão corretas as afirmativas
Considerando os fatores que, de acordo com Costa (2007), influenciam o gerenciamento dos programas e políticas de assistência social, bem como a identificação e correção de problemas em sua execução, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação no campo da assistência deve servir também para produzir conhecimento e aprendizado sobre os problemas e as estratégias de intervenção.
( ) Os efeitos promovidos pela política decorrem não apenas das ações previstas, mas da interação destas com a dinâmica dos contextos diversos em que essas ações se dão, nos vários níveis de implementação.
( ) A confiabilidade e a qualidade da informação a ser disponibilizada pelos diferentes entes federativos não tende a depender de algo e a levar em conta a sua legitimidade para os atores.
( ) Para que a avaliação seja possível e relevante, é preciso modificar a maneira pela qual os projetos são formulados. É preciso formular objetivos operacionais verificáveis e realistas.
Assinale a sequência correta.
O serviço de acolhimento institucional é um serviço da proteção especial do SUAS que promove o acolhimento em diferentes tipos de equipamentos e é destinado a famílias e / ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral.
São objetivos gerais do serviço de acolhimento institucional, exceto:
Considerando o contexto histórico de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. As relações entre a profissão e o ideário católico que permearam a gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista, demarcam a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e elucidam aspectos que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições,
PORQUE
II. essas relações irão imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.
A respeito dessas afirmativas e sua inter-relação, assinale a alternativa correta.
Yazbek (2009) destaca algumas vertentes de análise que emergiram do Movimento de Reconceituação, presentes no desenvolvimento do debate e da produção intelectual do Serviço Social brasileiro.
Assinale a alternativa que não corresponde a uma dessas vertentes de análise.
A Norma Operacional Básica do SUAS aprovada em 2012 – NOB 2012 – apresenta a vigilância socioassistencial como uma função da política de assistência social, conjuntamente com a proteção social e a defesa de direitos.
A vigilância socioassistencial objetiva