Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - MG 2023 para Professor de Educação Básica I
Foram encontradas 13 questões
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam diretrizes estabelecidas para a Educação Especial na Educação Básica.
I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de adequar seus projetos de estudo à sua condição de pessoa com deficiência, restringindo o trabalho e a inserção na vida social.
II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
São diretrizes estabelecidas para a Educação Especial na Educação Básica os itens
( ) O Projeto Político-Pedagógico da Escola não é algo construído, enviado às autoridades educacionais e posteriormente arquivado, ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos no processo educativo, na escola.
( ) Todo projeto pedagógico é também um projeto político no sentido do compromisso com a formação do cidadão para um determinado tipo de sociedade, estando intimamente ligado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
( ) Político e pedagógico podem ser dissociados no sentido de o projeto pedagógico, depois de construído, não necessitar de nova reflexão, mas de implementação, minimizando assim as discussões acerca dos problemas da escola.
( ) O Projeto Político-Pedagógico pressupõe a organização da escola em dois níveis, tanto a organização da escola como um todo quanto a organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, a comunidade.
Assinale a sequência correta.
I. Os mais diversos contextos escolares e educacionais precisam discutir e se apropriar de diversas tecnologias para que os alunos também incorporem em suas vidas as inúmeras possibilidades oferecidas por equipamentos e aplicativos.
II. A formação de leitores críticos, que são bombardeados por marketing e que conseguem realizar um consumo responsável, perpassa a formação de um consumidor cidadão, que reconhece as estratégias de marketing e sabe como agir frente a elas.
III. Conhecer a dinâmica de edição da Wikipédia pode fazer com que compreendamos a importância do processo colaborativo na escrita e no fazer educacional, auxiliando-nos a repensar a escrita e a autoria em ambientes escolares.
Estão corretas as afirmativas
( ) Faz parte das diretrizes do PNE a formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade e a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.
( ) Faz parte das metas do PNE a universalização da Educação Infantil em creches e pré-escola, atendendo assim a todas as crianças de 3 (três) a 5 (cinco) anos até o final da vigência deste PNE.
( ) No PNE, as metas dizem respeito a toda a educação básica, não havendo metas que incluam o Ensino Superior, nem no que tange à educação tecnológica, graduação e pós-graduação.
( ) A referência para o demonstrativo de cumprimento das metas previstas no PNE é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação atualizados.
Assinale a sequência correta.
Buscando o respeito às diferenças, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa incorreta.
COLUNA I
1. Universalizar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
2. Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
3. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos de idade, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
4. Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional.
5. Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
COLUNA II
( ) Promover busca ativa de jovens fora da escola pertencentes a diferentes grupos populacionais, em parceria com as áreas de assistência social, saúde e proteção à juventude.
( ) Ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.
( ) Criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos alunos do Ensino Fundamental.
( ) Fomentar a oferta pública de formação inicial e continuada para trabalhadores e trabalhadoras articulada à educação de jovens e adultos, em regime de colaboração e com apoio de entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e de entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade.
( ) Implantar, ao longo deste PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas.
Assinale a sequência correta.