Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Guarda Civil
Foram encontradas 15 questões
Foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, foi doado a Diogo de Melo Castro com os seguintes limites: Cinco léguas do litoral da Pajuçara ao porto do Francês; Sete léguas de frente a fundos para o sertão e mais quatro léguas da boca do rio Paraíba. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a mesma passou a ser a Capital da província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade. O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Disponível em: <https://www.marechaldeodoro.al.gov.br/a-cidade/historia/>. Acesso em: 21 mar. 2023.
Em relação às regras formais do uso do acento indicativo de crase, dadas as afirmativas,
I. No trecho: “Sete léguas de frente a fundos para o sertão e mais quatro léguas da boca do rio Paraíba”, há uma infração quanto à ausência do sinal de crase em “a", já que o enunciado apresenta uma locução adverbial feminina. II. Na frase: “Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade" ocorrência do sinal indicativo de crase no “a” é obrigatória. III. Em: “foi doado a Diogo de Melo Castro com os seguintes limites”, não ocorre crase, porque o “a” está diante de uma palavra masculina.
verifica-se que está/ão correta/s
DOSTOIEVISKI, Fiodor. Notas do subsolo. São Paulo: L&PM, 2011, p.102.
Considerando as regras de uso da vírgula, assinale a alternativa que apresenta um desvio da norma culta.
PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Victor Civita, 1972.
Na frase: “Aquilo que, com efeito, deve dirigir toda a vida dos homens”, o termo “aquilo” refere-se
[...]
Holanda, Chico Buarque. Meus caros amigos. Phonogram, 1998.
Em relação aos aspectos gramaticais da estrofe, assinale a alternativa correta.
em mim eu vejo o outro e outro e outro enfim dezenas trens passando vagões cheios de gente centenas
o outro que há em mim é você você e você
assim como eu estou em você eu estou nele em nós e só quando estamos em nós estamos em paz mesmo que estejamos a sós
Disponível em: <https://guatafoz.com.br/contranarciso-poema-de-paulo-leminski/>. Acesso em: 14 mar. 2023.
Nos versos de Paulo Leminski, o “eu” poético sugere
TEZZA, Cristovão. O espírito da prosa. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 81.
As orações sublinhadas no texto foram reescritas com algumas modificações. Assinale a alternativa cuja modificação está totalmente de acordo com a norma culta da língua.
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gnte/o-maior-erro-que-se-comete-na-harmonização-facial/>. Acesso em: 12 mar.2023.
Em: “Afinal, qual é o maior erro que os profissionais têm cometido nos procedimentos estéticos?", a oração sublinhada
Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/32151751>. Acesso em: 15 de mar. 2023
Tendo como referência as falas das personagens dos quadrinhos, assinale a alternativa correta.
Numa vida a dois, às vezes, extinguem-se os sonhos, desfazem-se as potências, aburguesam-se as virtudes
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 85.
Considerando os fragmentos sublinhados, assinale a alternativa correta.
Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/vozes-verbais/>. Acesso em 15 mar. 2023
Dadas as afirmativas acerca das vozes verbais nos quadrinhos,
I. Transpondo para a voz ativa a locução verbal “são controlados”, presente no 1º quadrinho, o verbo da fala assume a forma “controlam”.
II. Transpondo para a voz passiva analítica a frase: “podemos fazer o que bem entendermos”, no 2º quadrinho, obtém-se a forma verbal “poderemos”.
III. O termo “pelas estrelas”, no 1º quadrinho, desempenha a função sintática de agente da passiva e pratica a ação verbal quando a frase está na voz passiva.
IV. O sujeito da forma verbal “dizem”, no último quadrinho, pratica e recebe a ação, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. Dessa maneira, tem-se a voz reflexiva.
verifica-se que está/ão correta/s
RAMOS, Graciliano. Garranchos. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 272
Considerando as orações sublinhadas no texto, em qual delas o pronome me poderia ser escrito em outra posição sem causar danos às regras de colocação pronominal?
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/tela-plana/> Acesso em: 12 mar. 2023.
Com base no título, a respeito da ocorrência do sinal indicativo de crase, é correto afirmar que
Ao utilizar a boa gastronomia para reunir cariocas e turistas em um ambiente agradável para aproveitarem bons momentos, a ação já faz parte do calendário de eventos aguardados anualmente na cidade maravilhosa.
Dessa forma, a grandiosidade da iniciativa não está apenas no reconhecimento do trabalho único desenvolvido pelos estabelecimentos. Mas, também, na experiência de degustação de diferentes iguarias durante o Prêmio Sabores da Orla, com os circuitos gastronômicos que ocorrem nos quiosques participantes. [...]
Disponível em: <https://bluestudioexpress.estadao.com.br/conteudo/2023/02/16/chega-a-6a-edicao-o-maior-premio-de-gastronomia-raiana-do-brasil/>. Acesso em: 12 mar. 2023.
Considerando os mecanismos linguísticos semânticos, recursos importantes na construção textual, as relações entre as palavras e as expressões destacadas no texto pertencem ao campo semântico da
É que em cada experiência Se aprende uma lição. Eu já sofri por amar assim Me dediquei, mas foi tudo em vão [...]
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/almir-guineto/44053/>. Acesso em: 21 mar. 2023.
Nos dois primeiros versos da letra da canção, a função da linguagem predominante é a
A questão em julgamento não são as políticas públicas de inclusão de afro-brasileiros nas universidades públicas, o que poderá ser contemplado pelo critério de cotas sociais ampliando as oportunidades aos mais pobres, dos quais 70% são pretos e pardos. O que se disputa é a possibilidade de segregação de direitos raciais pelo Estado. Os defensores falam em diversidade racial. Nós contrapomos o império do pensamento da diversidade humana. A diversidade racial significa o Estado conferindo validade à tese racista da classificação racial, que nós repudiamos.
O que está sob julgamento é se a Carta Cidadã permite a discriminação estatal com base em direitos raciais segregados. É disso que tratamos nesse julgamento histórico e cuja deliberação influenciará a harmonia social de futuras gerações. Ortega y Gasset, o filósofo espanhol, nos diz da responsabilidade da atual geração entregar à futura um ambiente social melhor do que aquele recebido. A nossa geração recebeu uma sociedade sem direitos e sem ódios raciais. Como vamos entregá-la?
Disponível em: <https://www.estadao.com.br/roldao-arruda/cotas-raciais-contra-e-a-favor/>. Acesso em: 21 mar. 2023.
A respeito do texto, dadas as afirmativas,
I. O tema é potencialmente polêmico, já que suscita opiniões divergentes e os possíveis leitores tenderão a concordar com as ideias que são apresentadas. II. No texto, o princípio de cotas raciais é entendido como um princípio de segregação e desigualdade entre os cidadãos. III. A expressão “identidade racial” em: “Política racial, mesmo de boa-fé, é terapia estatal para uma doença inexistente: não temos identidade racial.”, adquire conotação claramente negativa do ponto de vista da argumentação. IV. No texto, a palavra “cotas” destaca-se na importância argumentativa, ou seja, está no centro da argumentação.
verifica-se que está/ão correta/s