Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Professor de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais

Foram encontradas 2 questões

Q2625001 Atualidades

Desenvolver um docente capacitado para a Educação 5.0 demanda investimento em formação continuada. Por esse caminho, o professor necessita cuidar de suas emoções e tentar diminuir ao máximo o estresse para refletir isso em sala de aula. É preciso ter condições e as iniciativas para manter uma vida saudável e demonstrar confiança e entusiasmo com a sua profissão. Esses aspectos estão intrinsecamente ligados ao autodesenvolvimento profissional do professor. É importante que o docente tenha também empatia, porque ele precisa criar conexões emocionais com os seus alunos e dar suporte para que cada um deles supere as suas dificuldades (Oyanguren, 2023). Dada essa contextualização, analise as asserções a seguir:


I.A Educação 5.0 é marcada pelo uso intensivo de tecnologias educacionais e uma educação integral com foco em competências digitais e socioemocionais.

II.A Educação 5.0 incorpora os pilares STEAM.

III.Na Educação 5.0, a tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser um eixo estruturante do ensino, devido às suas possibilidades de personalização, colaboração, inovação e criação.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2625009 Atualidades

Uma empresa cresceu rapidamente e virou referência no ramo das madeireiras. Foi uma das primeiras companhias desse tipo no Brasil a ser certificada por uma ONG mundialmente conhecida, que atesta a exploração responsável de produtos florestais. O certificado funciona como uma garantia de que a madeira da empresa não foi desmatada ilegalmente, tampouco, extraída por trabalhadores em condições degradantes. Por trás dessa roupagem ecológica, no entanto, há uma série de infrações ambientais cometidas ao longo de décadas. Ainda no final dos anos 1980, a Funai flagrou funcionários da empresa extraindo mogno em áreas públicas griladas no meio da Terra Indígena Apyterewa, onde vivem indígenas da etnia parakanã. Segundo o Ministério Público Federal, a empresa devastou 5 mil hectares de floresta e construiu mais de 100 km de estradas para escoar a madeira ilegal. As infrações não pararam depois da certificação emitida pela ONG. De 2000 a 2017, a empresa foi multada 12 vezes pelo Ibama por destruir a floresta sem autorização do poder público e transportar madeira sem documentação. Ao todo, as multas somaram R$ 1,6 milhão em valores nominais (texto adaptado de Poder 360 (2023), com nomes intencionalmente excluídos).


O texto apresentado evidencia a prática de algumas empresas e governos de se mostrarem comprometidos com a causa ambiental quando, na verdade, agem no sentido oposto. Essa prática é conhecida como:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E