Questões de Concurso Público Prefeitura de Schroeder - SC 2023 para Professor B

Foram encontradas 19 questões

Q2123108 Pedagogia
O conceito de inclusão não trata somente de inclusão escolar de pessoas com deficiência, vai além disso. Trata-se de um desafio a ser enfrentado pela escola convencional, na busca de melhorias na qualidade de educação básica e superior, para que os alunos com ou sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, faz-se necessário que a escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
(WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 1997.) - (Adaptado)
Nessa dimensão, temos como maior preocupação na visão de Werneck:
Alternativas
Q2123109 Pedagogia
A teoria da instrução de Jerome Bruner (1991), um autêntico representante da abordagem cognitiva, traz contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente à aprendizagem desenvolvida nas escolas. Sendo uma teoria cognitiva, apresenta a preocupação com os processos centrais do pensamento, como organização do conhecimento, processamento de informação, raciocínio e tomada de decisão. Considera a aprendizagem como um processo interno, mediado cognitivamente, mais do que como um produto direto do ambiente, de fatores externos ao aprendiz. Nesse contexto, analise as assertivas:
I.Jerome Bruner apresenta-se como o principal defensor do método de aprendizagem por descoberta (insight).
II.A teoria de Jerome Bruner apresenta muitos pontos semelhantes às teorias de Gestalt e de Piaget. Bruner considera a existência de estágios durante o desenvolvimento cognitivo e propõe explicações similares às de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem.
III.Para Jerome Bruner, aproveitar o potencial que o indivíduo traz e valorizar a curiosidade natural da criança são princípios que devem ser observados pelo educador.
IV.De acordo com Jerome Bruner, a escola não deve perder de vista que a aprendizagem de um novo conceito envolve a interação com o já aprendido. Portanto, as experiências e vivências que o aluno traz consigo favorecem novas aprendizagens.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2123110 Pedagogia
Analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A interdisciplinaridade também pode ser substituída por palavras como multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade, pois todas estas possuem um contexto que possibilita entender a divisão dos estudos científicos em áreas do conhecimento e podem ser superadas pela unificação desses saberes.
(__)A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma tentativa de propor interação, comprovada por meio do conteúdo transdisciplinar ocorrido por assimilação e acomodação.
(__)O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação expressão e construção do conhecimento.
(__)A maneira lúdica de ensinar é fundamental pra a criança, porque ela precisa de alegria, brincadeiras, jogos, músicas, teatros, dramatizações, enfim, a criança necessita de desafios para saber respeitar o limite de cada brincadeira, desde que desperte o interesse e a motivação das crianças na construção e reconstrução do conhecimento.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2123111 Pedagogia
Uma vez que o objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com mais oportunidades de aprendizagem, a implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de duração ______________.
Fonte:(36082-Ensino Fundamental de 9 anos.indd (mec.gov.br))- (P.7/8)
Marque a alternativa coerente para completar o sentido do enunciado:
Alternativas
Q2123112 Pedagogia
Para a legitimidade e a efetividade da política educacional do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, são necessárias ações formativas da opinião pública, condições pedagógicas, administrativas, financeiras, materiais e de recursos humanos, bem como acompanhamento e avaliação em todos os níveis da gestão educacional. Nesse sentido, foi elaborado o documento Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, uma vez que a implementação dessa política requer orientações pedagógicas que respeitem as crianças como sujeitos da aprendizagem. Em se tratando dos aspectos administrativos, vale esclarecer que a organização federativa garante que cada sistema de ensino é competente e livre para construir, com a respectiva comunidade escolar, seu plano de ampliação do ensino fundamental, como também é responsável por desenvolver estudos com vistas à democratização do debate, o qual deve envolver todos os segmentos interessados em:_____________.
Fonte:(36082-Ensino Fundamental de 9 anos.indd (mec.gov.br)) - (P.7/8)

Nessa dimensão político-educacional, marque a frase que completa coerentemente o sentido do enunciado:
Alternativas
Q2123113 Pedagogia
Considerando os conhecimentos pertinentes à área de atuação do profissional inscrito para o Cargo de Professor B, deve-se ressaltar a importância da "Função social da educação e da escola", entendendo-se a educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações. (...)
(http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao _escolar/pdf/saibamais_8.pdf) - (p.2)
Nessa perspectiva, analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada.
(__)A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento essencial é dado a priori.
(__)A escola é vista como o locus adequado para aquisição do conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.
(__)A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outras esferas da vida social, caracteriza-se como campo social de disputa hegemônica, que se dá "na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola".
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2123114 Pedagogia
Teoria do desenvolvimento e da aprendizagem é um campo de estudo que investiga como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações ao longo da vida. Existem muitas abordagens diferentes para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem, mas todas elas têm como objetivo compreender melhor os processos envolvidos. (...) Nesse contexto, tem-se que o pensamento verbal em Vygotsky, equivale ao pensamento abstrato de Piaget: para Vygotsky "as funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social", considerando:
I.Desenvolvimento e aprendizagem - Vygotsky considera três teorias no que diz respeito à relação entre desenvolvimento e aprendizagem, a primeira é do processo maturacional, a segunda do processo comportamentais e a terceira é a dos processos interacionista independentes entre desenvolvimento e aprendizagem.
II.Processo maturacional - para Vygotsky, o desenvolvimento ocorre antes da aprendizagem, criando condições para que esta ocorra, diferentemente de como fora desenvolvida por Piaget.
III.Processos Comportamentais - Vygotsky afirma que a aprendizagem é desenvolvimento, compreendida, como acúmulo de respostas aprendidas, portanto, o desenvolvimento ocorre simultaneamente à aprendizagem.
IV.Processos Independentes - segundo Vygotsky, desenvolvimento e aprendizagem são processos que interagem afetando-se mutuamente: aprendizagem causa desenvolvimento e vice-versa.
V.Concepção de Vygotsky - para ele, a inteligência é a capacidade de aprender sem que precise ser mediada pela linguagem.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2123116 Pedagogia
Analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A inclusão escolar como processo social defende uma modificação da sociedade como pré-requisito para que as pessoas com deficiência possam buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania, propondo uma visão pela qual são feitas transformações nos ambientes educacionais e na mentalidade das pessoas, inclusive da pessoa com deficiência e não apenas de forma unilateral.
(__)Segundo a Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotação (ABAH/SD), "superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais".
(__)A conceituação de pessoas com Altas Habilidades já se tornou algo estático, pois possui muitas variáveis e apresenta formas distintas de nomenclatura, como: superdotados, bem-dotado, sobredotado, talentoso e afins, advindos dos avanços das investigações na área da cognição, das traduções e de questões sócio-históricas.
(__)Os alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação (BRASIL, 1971).
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2123117 Pedagogia
Em relação à temática de alfabetização e letramento nas relações criadas por Paulo Freire, pontua-se:
Para Magda Soares (2007), a identificação de Paulo Freire com um método de alfabetização e até, mais especificamente, com um método de alfabetização de adultos parece uma incorreção e uma redução. Primeiro, uma incorreção, pois se atribui a método o sentido restrito que essa palavra tem no vocabulário pedagógico. Segundo, uma redução, pois restringe-se o pensamento de Paulo Freire à criação de um método de alfabetização. Na verdade, Paulo Freire criou uma concepção de alfabetização. Para Soares (2007, p. 119), "[...] uma concepção de alfabetização como prática da liberdade, educação como conscientização [...]". Uma concepção de alfabetização que, na perspectiva da autora, não foi apenas uma concepção como método analítico-sintético de ensinar a ler e escrever, mas como meio de democratização da cultura, como oportunidade de reflexão sobre o mundo e a posição e lugar do homem.
A autora descreve que a concepção de alfabetização que Paulo Freire criou transforma o material com que se alfabetiza, o objetivo com que se alfabetiza e as relações sociais em que se alfabetiza. Isso posto, analise as afirmativas a seguir:
I.Em relação ao material, além de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, as palavras selecionadas são aquelas que possuem significado social, cultural, político e vivencial.
II.O objetivo se transforma de alfabetização como aprendizado de técnicas do ler e do escrever, para alfabetização como tomada de consciência, como meio de superação de uma consciência ingênua e conquista de uma consciência crítica.
III.Nas relações sociais, o alfabetizando (o aluno) não é considerado apenas como aluno, mas como participante de um grupo, o alfabetizador considerado não como professor, mas como coordenador de debates, a interação entre coordenador e participantes considerada não como aula, mas como diálogo.
IV.Ainda no tocante às relações sociais, não se pode esquecer das relações familiares, que não participam da sistematização da alfabetização, mas colaboram na medida do possível.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2123118 Pedagogia
O papel da escola se modifica a depender de cada tendência pedagógica abordada. No caso da tendência liberal renovada não-diretiva, qual é a maior relevância do papel escolar na vida do estudante? Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2123119 Pedagogia
Conforme José Carlos Libâneo (2012), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos temas relacionados com as políticas educacionais e o funcionamento das escolas. Sobre esse assunto, analise as afirmações seguir:
I.É proposto com o objetivo de descentralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais na escola, buscando maior participação dos agentes escolares.
II.Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, em seus artigos, 12, 13 e 14, está definido como proposta pedagógica ou como projeto pedagógico.
III.O PPP pode significar uma forma de toda a equipe escolar tornar-se corresponsável pela aprendizagem efetiva do aluno e por sua inserção na cidadania crítica.
IV.É importante atentar-se para que o PPP esteja em permanente avaliação, em todas as suas etapas e durante todo o processo, a fim de garantir o caráter dinâmico da vida escolar em todas as suas dimensões.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2123120 Pedagogia
A comunicação é uma das principais necessidades do ser humano desde o surgimento da humanidade. No decorrer da história, existem relatos da evolução da comunicação, na troca de informação, no registro de fatos, na apresentação de ideias e emoções. A partir desses fatores, as tecnologias de comunicação e de meios de transmissão de informação evoluíram, passando das escrituras nas cavernas até os meios digitais, hoje utilizados em larga escala pela humanidade. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são utilizadas nas mais diversas áreas, como, por exemplo, na indústria, no comércio, no setor de investimentos e na educação. Em todas as possíveis aplicações de TICs, o principal objetivo é proporcionar o acesso à automação da informação e comunicação. A evolução das TICs trouxe grandes benefícios ao homem, principalmente no que diz respeito à educação. Nessa área, foram inseridas novas tecnologias que proporcionaram o surgimento de meios e fins na criação, no compartilhamento e na busca por conhecimento.
Fonte: RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação / Ricardo Batista Rodrigues. - Recife: IFPE, 2016.
Diante do exposto, avalie as alternativas a seguir e assinale um fato marcante da evolução das TICs, que está presente na maioria das escolas brasileiras:
Alternativas
Q2123121 Pedagogia
O termo avaliação pode ser tratado conforme duas perspectivas: a de conjunto de significações individuais dos processos de classificações e exames aos quais os sujeitos são submetidos no decorrer da vida; e no domínio das experiências cotidianas, vinculadas ou não à escola e ao conjunto de significações sociais dos processos que buscam classificar, hierarquizar, verificar e calcular perdas e ganhos, aquisições e desempenhos, investimentos e retornos. Dessa forma, é que nesse último caso, pensam-se os processos de avaliação institucional e escolar, por exemplo.
Fonte: Catani, D.B; Gallego, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Sobre o tema avaliação, analise os itens a seguir:
I. A avaliação formativa é um tipo de avaliação comprometida com a aprendizagem dos alunos, que visa à formação e não somente à classificação destes.
II. As práticas avaliativas, em geral, obrigatoriamente, devem se restringir àquelas que gerem notas e atribuam valores classificatórios.
III. Existem diferentes tipos de avaliações, há aquelas que se relacionam com a classificação, com o diagnóstico, com a premiação, para saber onde se deve melhorar.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2123122 Pedagogia
O marco no processo de sistematização da Didática foi a Didactica magna , escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670). Comenius viveu em um dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais ele passou o levaram a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e possibilitar-lhe uma vida mais digna. Portanto, a intenção de Comenius foi: (I), de tal forma que ele introduziu no cenário pedagógico, a ênfase: (II), portanto, sendo assim considerado como: (III).
Fonte: Maia, Christiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Marque a alternativa que substitua, respectiva e corretamente, os itens I, II e III:
Alternativas
Q2123123 Pedagogia
Para ensinar, é fundamental que seja realizado um planejamento, o qual serve como guia para o professor na sua prática. Portanto, planejar é uma atividade que está presente na educação, a qual é indispensável na busca por uma educação de qualidade.
Fonte: SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
Sobre o tema planejamento docente, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2123124 Pedagogia
Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é por meio do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Fonte: Silva, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Nesse contexto, assinale o conceito que corretamente se relaciona às teorias críticas do currículo: 
Alternativas
Q2123125 Pedagogia
Sistematizou a teoria sobre como aprendemos ao observar o comportamento de outra pessoa ou personagem, tomando-o como modelo, aprendizagem por modelação. Constatou que somos reforçados e motivados a aprender, observando as consequências do desempenho de outras pessoas e não apenas quando somos premiados diretamente pelo nosso sucesso. Destaca que o sentido de agência e o senso de autoeficácia são fundamentais para o sucesso na aprendizagem. Sua teoria e implicações para a prática clínica, social e educacional são discutidas.
Fonte: Fraulein Vidigal de Paula.Teorias da Aprendizagem. Resenhas: Psicol. Esc. Educ., 13 (2), 2009.
O texto apresentado relaciona-se a qual das teorias de aprendizagem e desenvolvimento? Marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q2123126 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro. Todavia, a realidade educacional do país tem mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito à educação. Para além da necessidade de universalizar o atendimento, tem-se mostrado crucial garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras. Portanto, ao que concerne a essa modalidade educacional, o que está caracterizado na BNCC? Analise os itens a seguir:
I.A escola deve garantir aos estudantes serem protagonistas de seu próprio processo de escolarização.
II.A escola deve favorecer as diversidades, intensificando-as e promovendo, de modo intencional e volátil, o respeito à pessoa humana, aos seus direitos e majoritariamente ao cumprimento dos seus deveres.
III.A escola deve assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
IV.A escola deve reconhecê-los como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2123127 Pedagogia
Quanto a este tema, as discussões tomaram corpo nos anos setenta. Já no final dos anos sessenta o movimento marcadamente revolucionário dos estudantes universitários na Europa e na América Latina tinha como eixo a crítica à organização do ensino universitário e o papel do conhecimento na sociedade capitalista discutindo-se, entre outras coisas, a ruptura teoria e prática e a função social dos conteúdos escolares (Follari, 1995). As instituições responderam a algumas exigências do movimento estudantil, iniciando a busca de novos pressupostos que levaram a modificações estruturais e curriculares. Assim, surgiu esse tema, então, para promover a superação da super especialização e da desarticulação teoria e prática, como alternativa à disciplinaridade. Já aqui percebe-se que as discussões acerca desse tema têm inspiração na crítica à organização social capitalista, à divisão social do trabalho e an busca da formação integral do gênero humano. Isso significa dizer que esse tema é muito mais do que a compatibilização de métodos e técnicas de ensino, é, como defende Frigotto (1995), uma necessidade e um problema relacionado à realidade concreta, histórica e cultural, constituindo-se, assim, como um problema ético-político, econômico, cultural e epistemológico.
Fonte: Pires, Marília Freitas de Campos. "Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino." Interface-Comunicação, Saúde, Educação 2.2 (1998): 173-182.
Isso posto, assinale a alternativa que apresenta o conceito ao qual se refere o texto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: E
5: E
6: A
7: E
8: C
9: B
10: C
11: D
12: E
13: A
14: E
15: A
16: D
17: B
18: D
19: C