Em relação à temática de alfabetização e letramento nas rel...
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Ano: 2023
Banca:
FURB
Órgão:
Prefeitura de Schroeder - SC
Prova:
FURB - 2023 - Prefeitura de Schroeder - SC - Professor B |
Q2123117
Pedagogia
Em relação à temática de alfabetização e letramento nas
relações criadas por Paulo Freire, pontua-se:
Para Magda Soares (2007), a identificação de Paulo Freire com um método de alfabetização e até, mais especificamente, com um método de alfabetização de adultos parece uma incorreção e uma redução. Primeiro, uma incorreção, pois se atribui a método o sentido restrito que essa palavra tem no vocabulário pedagógico. Segundo, uma redução, pois restringe-se o pensamento de Paulo Freire à criação de um método de alfabetização. Na verdade, Paulo Freire criou uma concepção de alfabetização. Para Soares (2007, p. 119), "[...] uma concepção de alfabetização como prática da liberdade, educação como conscientização [...]". Uma concepção de alfabetização que, na perspectiva da autora, não foi apenas uma concepção como método analítico-sintético de ensinar a ler e escrever, mas como meio de democratização da cultura, como oportunidade de reflexão sobre o mundo e a posição e lugar do homem.
A autora descreve que a concepção de alfabetização que Paulo Freire criou transforma o material com que se alfabetiza, o objetivo com que se alfabetiza e as relações sociais em que se alfabetiza. Isso posto, analise as afirmativas a seguir:
I.Em relação ao material, além de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, as palavras selecionadas são aquelas que possuem significado social, cultural, político e vivencial.
II.O objetivo se transforma de alfabetização como aprendizado de técnicas do ler e do escrever, para alfabetização como tomada de consciência, como meio de superação de uma consciência ingênua e conquista de uma consciência crítica.
III.Nas relações sociais, o alfabetizando (o aluno) não é considerado apenas como aluno, mas como participante de um grupo, o alfabetizador considerado não como professor, mas como coordenador de debates, a interação entre coordenador e participantes considerada não como aula, mas como diálogo.
IV.Ainda no tocante às relações sociais, não se pode esquecer das relações familiares, que não participam da sistematização da alfabetização, mas colaboram na medida do possível.
É correto o que se afirma em:
Para Magda Soares (2007), a identificação de Paulo Freire com um método de alfabetização e até, mais especificamente, com um método de alfabetização de adultos parece uma incorreção e uma redução. Primeiro, uma incorreção, pois se atribui a método o sentido restrito que essa palavra tem no vocabulário pedagógico. Segundo, uma redução, pois restringe-se o pensamento de Paulo Freire à criação de um método de alfabetização. Na verdade, Paulo Freire criou uma concepção de alfabetização. Para Soares (2007, p. 119), "[...] uma concepção de alfabetização como prática da liberdade, educação como conscientização [...]". Uma concepção de alfabetização que, na perspectiva da autora, não foi apenas uma concepção como método analítico-sintético de ensinar a ler e escrever, mas como meio de democratização da cultura, como oportunidade de reflexão sobre o mundo e a posição e lugar do homem.
A autora descreve que a concepção de alfabetização que Paulo Freire criou transforma o material com que se alfabetiza, o objetivo com que se alfabetiza e as relações sociais em que se alfabetiza. Isso posto, analise as afirmativas a seguir:
I.Em relação ao material, além de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, as palavras selecionadas são aquelas que possuem significado social, cultural, político e vivencial.
II.O objetivo se transforma de alfabetização como aprendizado de técnicas do ler e do escrever, para alfabetização como tomada de consciência, como meio de superação de uma consciência ingênua e conquista de uma consciência crítica.
III.Nas relações sociais, o alfabetizando (o aluno) não é considerado apenas como aluno, mas como participante de um grupo, o alfabetizador considerado não como professor, mas como coordenador de debates, a interação entre coordenador e participantes considerada não como aula, mas como diálogo.
IV.Ainda no tocante às relações sociais, não se pode esquecer das relações familiares, que não participam da sistematização da alfabetização, mas colaboram na medida do possível.
É correto o que se afirma em: