Questões de Concurso Público Câmara de Brusque - SC 2024 para Agente Administrativo - Recepção
Foram encontradas 40 questões
(__)O termo "jogadores de futebol" é um hipônimo de "atletas", já que "atletas" engloba uma categoria mais ampla de pessoas que praticam esportes, enquanto "jogadores de futebol" é uma subdivisão.
(__)A palavra "machismo" pode ser considerada um hipônimo de "violência contra a mulher", uma vez que machismo é um tipo de violência que pode se manifestar de várias formas.
(__)O termo "jogadores" é um hiperônimo de "Robinho" e "Daniel Alves", pois jogadores fazem parte do grupo mais amplo de atletas mencionados no texto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
1."Na Europa, veio à tona uma investigação do Ministério Público da Suécia que , segundo a imprensa internacional, pode envolver o nome do atacante Kylian Mbappé".
2."Sua advogada garante a inocência dele".
3."Ainda na Espanha, circulou na imprensa mundial, um 'contrato de estupro acidental' que jogadores têm apresentado a mulheres para evitar denúncias de crimes do tipo".
4."O documento, além de frágil judicialmente, expõe a faceta mais cruel do machismo no futebol".
I.A exposição de um "contrato de estupro acidental" na imprensa internacional revela como o machismo no futebol pode se manifestar não apenas em comportamentos sociais, mas também na tentativa de institucionalizar a isenção de responsabilidade por crimes graves.
II.O autor sugere que o problema do machismo no futebol se limita ao comportamento de atletas famosos, como Robinho e Daniel Alves, sendo minimamente influenciado pela cultura dos torcedores ou pela omissão de entidades como a CBF.
III.Embora o texto reconheça iniciativas positivas no combate ao machismo, como o protocolo "Fale Agora", o autor enfatiza que campanhas e ações superficiais, sem mudanças culturais e institucionais profundas, são insuficientes para efetivamente combater a violência de gênero no esporte.
IV.A referência ao futebol europeu e às iniciativas de clubes mineiros sugere que o problema do machismo no futebol é universal, mas o texto argumenta que a forma como ele é tratado no Brasil reflete uma negligência específica de entidades esportivas nacionais, como a CBF.
Com base no texto, está correto o que se afirma em:
1."[...] circulou na imprensa mundial, um "contrato de estupro acidental " que jogadores têm apresentado a mulheres para evitar denúncias de crimes do tipo, diante da alta de casos recentemente".
2."Os atletas invertem a lógica e querem, na prática, ser tratados como uma parcela da sociedade acima do bem e do mal".
3." A CBF fecha os olhos para problemas recorrentes da modalidade no país — entre eles, a violência contra a mulher e o machismo abertamente vociferado com orgulho nas arquibancadas".
4."Todo esse contexto se soma ao que se vê nas arquibancadas mundo afora".
Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a frase e a figura de linguagem indicada:

Na tirinha apresentada, o menino diz: "Não se mete, Fê! Isso é papo de homem!" Essa fala revela um comportamento machista. Com base nessa situação, analise as afirmações que seguem considerando a língua portuguesa e a construção linguística que mais contribui para a exclusão de gênero:
I.O uso do verbo "meter-se" no imperativo, direcionado à irmã, em uma construção que limita a fala dela, destaca o papel de autoridade do menino sobre o assunto.
II.A utilização do termo "papo de homem", que desconsidera a irmã como interlocutora válida, reforça a ideia de que discussões sobre certos temas são exclusivas para o gênero masculino.
III.A construção "Não se mete, Fê!" utiliza a negação como estratégia de inclusão de todos na conversa, sem fazer distinção de gênero.
É correto o que se afirma em:

Considerando os resultados das duas perguntas ("Você acredita que existe machismo no Brasil?" e "Você diria que é uma pessoa machista?"), feitas a 2500 pessoas sobre o machismo no Brasil, analise as alternativas a seguir e assinale a que interpreta os dados corretamente:
(__)SSDs são mais rápidos que HDDs, porém são normalmente mais caros, possuem menor capacidade de armazenamento e são menos silenciosos.
(__)É fundamental que a memória da placa de vídeo seja do mesmo tipo que a memória RAM da placa-mãe para garantir compatibilidade.
(__)O nobreak serve para manter o computador ligado por um curto período durante a falta de energia, permitindo que o usuário salve seu trabalho e desligue o equipamento com segurança.
(__)Em um computador de mesa, se o meu computador já possui uma placa de vídeo integrada, não é possível instalar uma placa de vídeo dedicada.
(__)HDMI, DisplayPort e DVI são exemplos de conectores de vídeo amplamente utilizados em placas de vídeo modernas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Qual alternativa expõe o código presente na célula B2 ?
(__)A Intranet é um conjunto de redes de computadores interligadas entre si, que são espalhadas pelo mundo inteiro. Todos os serviços disponíveis na internet são padronizados e utilizam o mesmo conjunto de protocolos.
(__)O cabo par trançado é comumente utilizado em redes locais e possui duas ou mais linhas de fios entrelaçadas para reduzir interferências externas.
(__)O cabo de fibra óptica é um meio de transmissão que utiliza luz para transportar dados, oferecendo alta velocidade, porém sendo suscetível a interferências eletromagnéticas.
(__)O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem, porém os arquivos podem ser acessados localmente se forem sincronizados no disco rígido do computador através de ferramentas específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Implica na vigilância dos negócios do Executivo em geral, sob os prismas da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e da ética político-administrativa, com a tomada das medidas sanatórias que se fizerem necessárias.
A descrição apresentada refere-se à seguinte função:
I.Com a finalidade de examinar a matéria em tramitação na Câmara e sobre ela emitir parecer ou proceder a estudos acerca de assuntos de natureza essencial ou, ainda, de investigar fatos determinados de interesse da administração, as Comissões, órgãos técnicos, serão compostos de, no mínimo 5 (cinco), vereadores.
AO ENCONTRO DISSO
II. As Comissões se constituirão em Permanentes e Temporárias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.Apresente-se convenientemente trajado.
II.Não porte arma.
III.Conserve-se em silêncio durante os trabalhos.
IV.Não manifeste apoio ou desaprovação ao que se passa em Plenário.
V.Atenda às determinações da Presidência.
É correto o que se afirma em:
I.Pousada. II.Alimentação. III.Locomoção urbana. IV.Despesas eventuais de representação.
É correto o que se afirma em: