Questões de Concurso Público Prefeitura de Bonópolis - GO 2019 para Professor - Pedagogo

Foram encontradas 20 questões

Q1054534 Pedagogia
Observe os quadros abaixo para assinalar a alternativa correta que indica consonância entre: Tendência Pedagógica, Papel da Escola, Conteúdos e Aprendizagem:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1054535 Pedagogia
Entendidas em sentido amplo, as expressões "pedagogia nova" e "pedagogia da existência" se equivalem. Isto porque ambas são tributárias daquilo que poderíamos chamar de "concepção humanista moderna de Filosofia da Educação". Tal concepção centra-se na vida, na existência, na atividade por oposição à concepção tradicional que se centrava no intelecto, na essência, no conhecimento. Nesta acepção, estamos nos referindo a um amplo movimento filosófico que abrange correntes tais como:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1054536 Pedagogia
Relacione o autor com o desenvolvimento das teorias:
I. Fernando de Azevedo - Projeto Liberal. II. Lourenço Filo - A Reforma da Escola. III. Paulo Freire - A Pedagogia do Oprimido. IV. Rubem Alves - O Prazer na Escola. V. Dermeval Saviani - A especificidade da prática pedagógica.
( ) Não basta ler mecanicamente que “Eva viu a uva”. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho. Os defensores da neutralidade da alfabetização não mentem quando dizem que a clarificação da realidade simultaneamente com a alfabetização é um ato político. Falseiam, porém, quando negam o mesmo caráter político à ocultação que fazem da realidade. ( ) A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É, pois, realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política. Daí eu afirmado que ao se dissolver a especificidade da contribuição pedagógica anula-se, em consequência, a sua importância política. ( ) Reconstrução do sistema educacional em bases que possam contribuir para a interpenetração das classes sociais e a formação de uma sociedade humana mais justa e que tenha por objeto a organização da escola unificada, desde o jardim da infância à universidade, “em vista da seleção dos melhores”, e, portanto, o máximo desenvolvimento dos normais (escola comum), como o tratamento especial de anormais, subnormais e supernormais (classes diferenciais e escolas especiais). ( ) Eu gostaria, então, que os nossos currículos fossem parecidos com a “Banda”, que faz todo mundo marchar sem mandar, simplesmente por falar coisas de amor. Mas onde, nos nossos currículos, estão estas coisas de amor? Gostaria que eles se organizassem nas linhas do prazer: que falassem das coisas belas, que ensinassem física com as estrelas, pipas, os peões e as bolinhas de gude, a química com a culinária, biologia com as hortas e aquários, política com jogo de xadrez, que houvesse a história cômica dos heróis, as crônicas dos erros dos cientistas, e que o prazer e suas técnicas fossem objeto de muita meditação e experimentação... ( ) A transformação da dinâmica do ensino, a reforma dos processos. Ao invés do ensino passivo, decorrente da filosofia sensualista e intelectualista de outros tempos, proclama a necessidade do ensino funcional ou ativo, baseado na expansão dos interesses naturais da criança. Ao invés do trabalho individual, de fundo egoístico, o trabalho em comunidade. Ao invés da autoridade externa, a reunião de condições que permitam desenvolver-se, em cada indivíduo, a autoridade interna: toda educação deve ser uma auto-educação.
De acordo com a relação acima, fica assim a sequência:
Alternativas
Q1054537 Pedagogia
Não há dúvida de que o PPP existe para garantir o direito de aprendizagem dos alunos e assim desenvolver suas capacidades de autoconhecimento e autocuidado, o pensamento crítico, a criatividade, o espírito inovador, a abertura às diferenças, a apreciação da diversidade, a sociabilidade, a responsabilidade e a determinação. No entanto, ele também é um instrumento importante para dar sentido ao trabalho dos educadores - e aqui se incluem todos os profissionais que trabalham na escola.
Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1054538 Pedagogia
Com relação ao desempenho escolar dos alunos, conforme apontam a OCDE e a UNESCO, os resultados da avaliação são o principal instrumento para medir a qualidade da educação. Portanto, os registros do desempenho dos estudantes no Livro Registro de Classe devem ser analisados pelo Conselho de Classe, a fim de que se possa identificar em quais recursos ou processos são necessários realizar ajustes. É o Conselho de Classe que pode colaborar nesse processo, visto que, de acordo com o Regimento Escolar, ele é o órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos pedagógicos, fundamentado no PPP.
Coloque (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas verdadeiras em relação ao Conselho de Classe.
( ) Seu objetivo é analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem, oportunizando aos estudantes formas diferenciadas de apropriar-se dos conteúdos curriculares. ( ) Os diretores que presidirem o Conselho de Classe encaminham as decisões tomadas individualmente. ( ) Na reunião do Conselho de Classe devem ser verificados se os objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, avaliativos e se relações estabelecidas na ação pedagógico-educativa estão coerentes com o PPP e o Regimento Escolar da instituição de ensino. ( ) O Conselho de Classe é um momento de análise, reflexão e proposição de melhorias. ( ) Ele é constituído obrigatoriamente pelo diretor, diretor auxiliar, equipe pedagógica, coordenações e por todos os docentes que atuam numa mesma turma/série/ano, é facultativo aos docentes do Atendimento Educacional Especializado. ( ) A participação/representação dos estudantes e dos pais ou seus responsáveis é obrigatória.
A sequência correta da questão é:
Alternativas
Q1054539 Pedagogia
A Lei nº 13.005, de 25 de Junho de 2014, Art. 1º É aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez anos, a contar da publicação desta lei, na forma de anexo, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal. O Art. 11 estabelece que, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. § 1º O sistema de avaliação a que se refere o caput produzirá, no máximo a cada dois anos e, de acordo com este parágrafo, assinale a alternativa correta:
I. Indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos sessenta por cento dos(as) alunos(as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica. II. Indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.
Alternativas
Q1054540 Pedagogia
A Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 da LDB, em seu Capitulo II, da Educação Básica, no Art. 24, estabelece que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as regras comuns. A regra (V), do referido artigo refere-se à verificação do rendimento escolar que deverá observar os seguintes critérios:
a. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. b. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. c. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. d. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito. e. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
De acordo com os critérios acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1054541 Pedagogia
Ao longo do Ensino Fundamental - Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, (1) é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental - Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. (2) Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à (3) transição entre adolescência e maturidade, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. (4) Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010). As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, (5) que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Conforme reconhecem as DCN, é frequente, nessa etapa.
No texto acima existem cinco tópicos, em negrito e sublinhado. De acordo com os mesmos:
Alternativas
Q1054542 Pedagogia
De acordo com o Art. 11 da Lei n 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
I. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação. II. Desincumbe-se o poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas. III. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1054543 Pedagogia
Para a Mestra em Educação Regina Lúcia Barros Leal da Silveira Universidade de Fortaleza/ UNIFOR, é imprescindível que os jovens aprendam com os outros. Mas, para isso é necessário estabelecer a ruptura com o aulismo restrito, com um ensino alienante e alienado, utilizando- se de um discurso e uma pratica atualizada: transversalizada, complexa, interdisciplinarizada, integrada aos conteúdos críticos. O aluno é um grande mobilizador de energia e o encontro geracional do educador e educando, ambos em consonância de objetivos, metas e compromisso, podem reverter um cenário do ensino aprendizagem, onde o aluno é um sujeito passivo. Pensar em experiências de aprendizagem como um dos caminhos essenciais a formação do aluno exige competências e compromissos do professor que, dentre estas podemos destacar:
I. Ter condições de fazer a leitura contextualizada e propiciar ao aluno a interdisciplinaridade do conhecimento. Construir conhecimentos numa perspectiva do novo, do desafiador. II. Falar das diferenças de oportunidades, das demandas do mundo do trabalho, da competitividade, do empreendedorismo. Mas, falar também e muito mais, da ética, das lutas e da desigualdade. III. Buscar a resolução dos problemas, colocar o aluno diante de desafios cognitivos, problematizações, representações do imaginário coletivo; desfazer e descontruir conhecimento para reconstrui-lo através de questões partilhadas em sala, ligar os problemas menores às grandes questões universais, planetárias. IV. Adquirir resistência aos embates diários nos cenários de sala de aula, trabalhando com as diferenças, administrando os diversos níveis, avaliando continuamente sua prática ser capaz de refletir sobre o seu saber - fazer, na perspectiva de propiciar aulas alegres, sérias, exigentes, utilizando diferentes métodos e técnicas, jogos e dinâmicas, saberes e linguagens, e códigos. V. Acreditar na esperança, no sendo, no devir, no mudar, na transformação, partilhando com os alunos, os companheiros de profissão, das decisões em sala, construindo normas e limites no processo da co-gestão.
Assinale a alternativa correta quanto às Competências e Compromissos do educador em relação à formação do aluno.
Alternativas
Q1054544 Pedagogia
A avaliação escolar é um processo contínuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e final das unidades didáticas, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos. Sendo uma das funções da avaliação, determinar em que nível de qualidade estão sendo atingidos os objetivos, são necessários instrumentos e procedimentos adequados. (LIBÂNEO, 2006). Por ser um processo contínuo o ato avaliativo, assinale a alternativa que indica um procedimento incorreto do professor em seu dia a dia em sala de aula.
Alternativas
Q1054545 Pedagogia
Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura de um texto, são as inferências que fizemos durante a leitura do mesmo. Quando decoramos um texto, sem tentar procurar um sentido global, isto é, sem fazer as inferências necessárias, esquecemos o conteúdo quase que imediatamente, evidenciando, com isso, que não houve compreensão, apenas um passar de olhos superficial, sem que o material percebido sequer pareça ter entrado na consciência. Lopes, et.al. Escola ativa (2010). O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo através de estratégias de leitura que são:
a) Decodificação b) Inferência c) Antecipação d) Seleção e) Verificação
Atribua o significado correto para cada estratégia de acordo com a sequência das mesmas:
( ) Utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante. ( ) Não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura. ( ) Pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos. ( ) Confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê. ( ) Contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
Q1054546 Pedagogia
Luckesi (1994) questiona sobre o valor da educação na e para a sociedade, e que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? O referido autor aborda três tendências filosófico-políticas para tais questionamentos: educação como redenção; educação como reprodução; e educação como um meio de transformação da sociedade.
I. Educação como redenção da sociedade: concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. Ou seja, a sociedade está "naturalmente" composta com todos os seus elementos; o que importa é integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas gerações), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram à sua margem. Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os indivíduos no todo social. II. Educação como reprodução da sociedade: a interpretação do papel da educação na sociedade é a que afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz. Aborda a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Não a redime de suas mazelas, mas a reproduz no seu modelo vigente, perpetuando-a, se for possível. III. Educação como transformação da sociedade: esta tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social. Ou seja, por si, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade; projeto que pode ser conservador ou transformador. No caso, essa tendência não coloca a educação a serviço da conservação. Pretende demonstrar que é possível compreender a educação dentro da sociedade, com os seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização.
Assinale a alternativa correta de acordo com a interpretação de cada tendência é fato dizer que:
Alternativas
Q1054547 Pedagogia
O planejamento é uma tarefa vital, união entre vida e técnica para o bem-estar do homem e da sociedade.
1. Planejar é ter como definida e em evidência a ideia de que todo o autoritarismo é conveniente e que todas as pessoas devem abster-se das etapas, aspectos ou momentos do processo. 2. Planejar é ter em vista a ação, isto é, consciência de que a elaboração é apenas um dos aspectos do processo e que há necessidade da existência do aspecto execução e do aspecto avaliação; 3. No planejamento é necessário ter em mente que sua função é tomar clara e precisa a ação, organizar e sintonizar ideias, realidade e recursos para tornar mais eficiente a ação; 4. Planejar é transformar a realidade numa direção escolhida. 5. Planejar é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para dissuadir uma realidade a um ideal. 6. Planejar é explicitar os fundamentos da ação do grupo.
Assinale a alternativa correta em relação aos itens acima em relação a planejamento:
Alternativas
Q1054548 Pedagogia
Quanto aos requisitos para o planejamento do ensino, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1054549 Pedagogia
O processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada. Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa. Em todo esse processo, o erro desempenha uma importante função, pois, o erro é construtivo, fato que até então não era observado nas concepções empiristas de aprendizagem. O professor, nesse sentido, tem um papel extremamente fundamental, em apresentar situações desafiadoras, ao perceber o desequilíbrio que existe no conteúdo apresentado. A sequência na construção da inteligência é representada por processos graduais do conhecimento, sendo que, necessariamente, a criança deverá passar por uma fase para depois atingir a outra e assim sucessivamente, dentro de uma sequência.
O texto acima refere às concepções de qual autor?
Alternativas
Q1054550 Pedagogia
Para Vygotsky, é o aprendizado que possibilita e movimenta o processo de desenvolvimento: "o aprendizado pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam" (Vygotsky, 1984, p. 99) Ele analisa essa complexa questão sob dois ângulos: um é o que se refere à compreensão da relação geral entre o aprendizado e o desenvolvimento; o outro, às peculiaridades dessa relação no período escolar. Faz esta distinção porque acredita que, embora o aprendizado da criança se inicie muito antes dela frequentar a escola, o aprendizado escolar introduz elementos novos no seu desenvolvimento. Vygotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um se refere às conquistas já efetivadas, que ele chama de nível de desenvolvimento real ou eletivo, e o outro, o nível de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades em vias de serem construídas.
De acordo com os desenvolvimentos identificados por Vygotsky:
I. O nível de desenvolvimento real: também se refere àquilo que a criança é capaz de fazer, só que mediante a ajuda de outra pessoa (adultos ou crianças mais experientes). Nesse caso, a criança realiza tarefa e soluciona problemas através do diálogo, da colaboração, da imitação, da experiência compartilhada e das pistas que lhe são fornecidas. II. O nível de desenvolvimento potencial: pode ser entendido como referente àquelas conquistas que já estão consolidadas na criança, aquelas funções ou capacidades que ela já aprendeu e domina, pois já consegue utilizar sozinha, sem assistência de alguém mais experiente da cultura (pai, mãe, professor, criança mais velha etc.). Este nível indica, assim, os processos mentais da criança que já se estabeleceram, ciclos de desenvolvimento que já se completaram.
Assinale a alternativa que identifica os níveis de desenvolvimento com as capacidades a serem construídas.
Alternativas
Q1054551 Pedagogia
A brincadeira ou o ato de brincar é observado nas crianças desde a mais tenra infância, é nesse momento da vida que a criança descobre que pode imaginar o que quiser e “viver” nesse mundo imaginário cheio de fantasias e muita emoção. Esse lúdico, carregado de sentimentos e emoções, é responsável por conectar ou integrar todos os aspectos que constituem os seres humanos, físicos, cognitivos, afetivos e sociais, possibilitando desta maneira que o brincar auxilie nos processos de aprendizagem. Quando discute-se sobre a importância do lúdico na aprendizagem, inevitavelmente, faz-se uma relação com os estudos de Piaget e as fases de desenvolvimento.
I. Sensório-motor (0-3 anos). II. Pré-operatório (3 a 8 anos). III. Operatório concreto (8 a 12 anos). IV. Operatório formal (12 a 14 anos).
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1054552 Pedagogia
Emília Ferreiro, em sua pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita, ao lado de Ana Teberosky, faz uma descrição mapeadora do processo que cada indivíduo percorre para aquisição da língua escrita. O fracasso ou o sucesso da alfabetização depende de entender o nível de evolução conceitual da criança. É importante para o educador alfabetizador conhecer os caminhos que a criança percorre, para estabelecer e compreender o processo de construção do sistema, intervindo de modo a levá-la a refletir sobre suas hipóteses. De acordo com os níveis de evolução da escrita podemos dizer que:
I. NÍVEL PRÉ-SILÁBICO: A criança não diferencia o desenho da escrita, e não dá nenhum significado ao texto. Ela pensa que os desenhos dizem os nomes dos objetos. II. NÍVEL SILÁBICO: Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior. Emília Ferreiro adverte que um adulto mal informado poderá, nessa fase, achar que a criança está omitindo letras, o que não é verdade. A criança está é acrescentando letras à sua escrita da fase anterior. Trata-se de um progresso, e não de um retrocesso. III. NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO: Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. IV. NÍVEL ALFABÉTICO: Ela já é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porém, não significa que todas as dificuldades foram vencidas. A partir daí, surgirão os problemas relativos à ortografia, entretanto, trata-se de outro tipo de dificuldade que não corresponde ao do sistema de escrita que ela já venceu.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1054553 Pedagogia

Assinale a alternativa que identifica a inteligência de acordo com a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: B
6: D
7: A
8: C
9: D
10: A
11: C
12: B
13: A
14: C
15: A
16: D
17: B
18: D
19: C
20: B