Questões de Concurso Público EMATER-DF 2024 para Técnico Especializado - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 60 questões
A agroecologia é uma prática na qual são retomadas concepções anteriores à chamada revolução verde, ou seja, à inclusão de uso de maquinários e químicos no plantio. Ana Maria acreditava que tudo o que o solo precisa para produzir é a matéria orgânica.
Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/>. Acesso em: 3 fev. 2024, com adaptações.
No que se refere a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.
Disponível em:<https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/> . Acesso em: 3 fev. 2024, com adaptações.
No que tange aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Quando se pensa no Brasil, costuma-se pensar em Carnaval, futebol e belas paisagens naturais. De fato, todos esses elementos compõem a cultura brasileira — e são motivo de orgulho nacional. Mas o País vai muito além: com uma das maiores produções agrícolas do mundo, tem o papel de ser a reserva global de alimentos. É líder inconteste na inovação entre os 33 países da América Latina, região da qual é de longe a maior economia com um produto interno bruto (PIB) de 1,6 trilhão de dólares.
Disponível em: <https://exame.com/revista-exame/>. Acesso em: 2 fev. 2024, com adaptações.
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Miguel Altieri: Agroecologia é uma ciência que surgiu sem apoio. Se olharmos para os orçamentos oficiais, vemos que 99% deles são destinados à agricultura industrial, para a pesquisa em transgênicos e outros. É uma ciência que surgiu e se implementou sem apoio da pesquisa, da extensão rural, de governos. Historicamente, nunca contou com recursos, mas cresceu e, hoje em dia, ninguém ignora. As grandes instituições que eram inimigas da agroecologia reconhecem a sua importância, mas ainda ignoram o lado político da agroecologia, focam apenas nas técnicas.
Disponível em:<https://globorural.globo.com/Colunas> . Acesso em: 3 fev. 2024, com adaptações.
Em relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.
Esqueça o cenário bucólico da roça. Nas fazendas brasileiras, a nova rotina é futurista. A tecnologia embutida em máquinas e equipamentos está movimentando todos os setores da cadeia de produção: de tratores, que pensam e tomam direções e decisões, sozinhos, a sensores que medem a umidade do solo, metro a metro, e até “ligam” para o fazendeiro para avisar quando é hora de irrigar parte da plantação. Nas lavouras, em todo o mundo, mas principalmente na América do Sul, a agricultura de precisão (ou agricultura 4.0) tem terreno fértil para crescer e oferece formas mais ágeis, seguras e econômicas de produzir alimentos.
Disponível em: <https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/>. Acesso em: 3 fev. 2024, com adaptações.
Tendo em vista os aspectos linguísticos e os sentidos do texto, assinale a alternativa correta.
“Enquanto as queixadas agem como pequenos ‘tratores’, revirando o solo da floresta, a anta é um gigante gentil que transporta sementes em sua barriga. Elas têm funções ecológicas muito diferentes”, disse Jose Ignacio (Nacho) Villar, primeiro autor do artigo, à Unesp Agência de Notícias. As duas espécies andam grandes distâncias dentro das florestas, de tal maneira que a perturbação causada pelas queixadas se sobrepõe ao espalhamento de sementes promovido pela anta.
Disponível em: <https://agencia.fapesp.br/>. Acesso em: 2 fev. 2024, com adaptações.
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Na bifurcação de uma estrada de terra que dá acesso às comunidades de Nova Minda e Melancias, na zona rural de Japonvar, a 12 quilômetros da área urbana da cidade do norte de Minas, ao longo de décadas, um majestoso pé de pequi chamava a atenção de quem passava por lá. Mas, com cerca de 17 metros de altura, conhecida popularmente como o Pequizeirão do Entroncamento de Nova Minda, a imponente árvore morreu há cinco anos. Hoje, ainda se destaca, mas por causa do tronco e dos galhos secos, que são uma sombra da exuberância de outros tempos.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/>. Acesso em: 2 fev. 2024, com adaptações.
No que tange aos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Considerando os sentidos e os aspectos gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
CODEPLAN. Atlas do DF. Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/>. Acesso em: 12 jan. 2024, com adaptações.
A respeito dos solos do DF, assinale a alternativa correta
A altitude no Distrito Federal (DF) varia entre 750 metros e 1.350 metros, aproximadamente.
No que se refere à altimetria do DF, assinale a alternativa correta.
CODEPLAN. Atlas do DF. Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br>. Acesso em: 12 jan. 2024.
No que concerne ao contexto histórico da transição da capital do Brasil para o Planalto Central, assinale a alternativa correta.
CODEPLAN. Atlas do DF. Disponível em: <https://codeplan.df.gov.br>. Acesso em: 11 jan. 2024.
Com relação aos primeiros núcleos habitacionais do Planalto Central, assinale a alternativa correspondente aos dois núcleos urbanos que já existiam antes do início da construção de Brasília, em 1956.