Questões de Concurso Público Prefeitura de Ji-Paraná - RO 2018 para Fonoaudiólogo - 20H

Foram encontradas 20 questões

Q1124826 Fonoaudiologia

As habilidades de decodificação e reconhecimento de palavras são consideradas de nível básico e de extrema importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita. São reconhecidas duas vias de acesso para o processamento neste nível: a rota fonológica e a rota lexical. Estabeleça a correspondência entre as colunas I e II quanto à essas rotas.

Coluna I

1. Rota fonológica

2. Rota lexical

Coluna II

( ) Típica de leitores competentes.

( ) Típica de leitores principiantes.

( ) Acesso rápido ao significado sem necessidade do retorno auditivo.

( ) Necessidade de ler oralmente com feedback auditivo, para que a compreensão seja alcançada.

( ) Escrita baseada na oralidade.

A sequência correta é:

Alternativas
Q1124827 Fonoaudiologia
Para a produção da voz, os músculos adutores são os responsáveis por fechar a glote e criar condições para que a laringe ofereça resistência diante de pressões pulmonares consideravelmente altas. Os principais músculos adutores laríngeos, são:
Alternativas
Q1124828 Fonoaudiologia
Ao longo das vias auditivas existem diversos centros de integração em que o processamento das informações sonoras é realizado. A transmissão dos impulsos nervosos para os núcleos cocleares, tronco encefálico, tálamo e córtex auditivo, é feita pelo seguinte nervo craniano:
Alternativas
Q1124829 Fonoaudiologia
A válvula de fala é um dispositivo terapêutico utilizado em pacientes traqueostomizados durante o processo de reabilitação fonoaudiológica. A válvula de fala Passy-Muir possui como principais benefícios:
Alternativas
Q1124831 Fonoaudiologia
Alterações no nível fonológico da linguagem devem receber intervenção fonoaudiológica a fim de que os padrões de sons e contrastes sejam adequados. Na década de 1980 surgiram abordagens terapêuticas baseadas em teorias linguísticas. A abordagem que se baseia em traços distintivos, em que são utilizados pares de palavras que se diferenciam entre si por apenas um contraste de fonemas, é:
Alternativas
Q1124833 Fonoaudiologia
A disartria hipocinética ocorre por distúrbios extrapiramidais, sendo o parkinsonismo a sua principal manifestação. As principais características, são:
Alternativas
Q1124834 Fonoaudiologia

Quanto ao desenvolvimento da linguagem na criança, analise o trecho a seguir. “A criança parece escutar para falar depois. Como tem feedback auditivo, responde e interage. Já usa sílabas consoante-vogal (CV) ou duplicada CVCV.”

A descrição acima refere-se à(ao):

Alternativas
Q1124835 Fonoaudiologia
O sistema fonador é o responsável por gerar a voz, sendo composto por três partes em que cada uma tem uma finalidade específica. As partes que compõem esse sistema, são:
Alternativas
Q1124837 Fonoaudiologia
O manejo clínico da amamentação é entendido como ações e cuidados assistenciais para o estabelecimento do aleitamento materno, produção láctea, tratamento e prevenção de agravos. Os profissionais de saúde, como o fonoaudiólogo, têm um papel importante na prevenção e no manejo desta dificuldade. A pega inadequada interfere na dinâmica de sucção e, consequentemente, na extração láctea. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que contempla a pega correta durante a amamentação.
Alternativas
Q1124840 Fonoaudiologia
A mastigação constitui a fase inicial do processo de alimentação pela trituração e preparo do alimento para deglutição. Várias condições estruturais e musculares são fundamentais para uma mastigação adequada e o fonoaudiólogo atua nas disfunções dessa função. As principais metas terapêuticas diretamente relacionadas à adequação da mastigação são:
Alternativas
Q1124842 Fonoaudiologia
O tipo de afasia caracterizada pela redução da fala, em que o paciente apresenta uma linguagem espontânea extremamente reduzida, e sua expressão é marcadamente lenta e breve, além de preservação da compreensão, é a:
Alternativas
Q1124843 Fonoaudiologia
As disfluências podem ser divididas em típicas e atípicas. Estabeleça a correlação entre os tipos de disfluências de acordo com as colunas a seguir:
Coluna I
1. Disfluência típica 2. Disfluência atípica
Coluna II
( ) repetição de sílabas ( ) prolongamento ( ) hesitação ( ) palavra incompleta ( ) bloqueio
A sequência correta é:
Alternativas
Q1124844 Fonoaudiologia
A avaliação clínica da função da deglutição feita pelo fonoaudiólogo em ambiente hospitalar envolve diversos aspectos. Dentre os inúmeros procedimentos complementares para auxiliar na investigação da função da deglutição, o teste do corante azul (Blue Dye Test) é um dos mais utilizados. Assinale a alternativa que descreve, de maneira sucinta, a realização do teste.
Alternativas
Q1124855 Fonoaudiologia
O aleitamento materno permite o exercício necessário ao desenvolvimento do sistema estomatognático. Algumas características são observadas nos bebês de até 03 meses, durante a amamentação, das quais pode-se destacar movimentos de língua e mandíbula no sentido:
Alternativas
Q1124857 Fonoaudiologia
Hábitos de sucção de chupeta, dedo e mamadeira podem ocasionar inadequações no sistema estomatognático e serem determinantes das más oclusões. A mordida aberta anterior é o tipo de má oclusão mais comumente encontrada naqueles que apresentam hábitos de sucção prolongado, o que provoca alterações musculares e funcionais do sistema estomatognático. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que melhor representa algumas das consequências musculares e funcionais do hábito de sucção prolongado.
Alternativas
Q1124861 Fonoaudiologia
Durante o processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Isso acontece porque tal processsamento é construído a partir de estruturas e vias que participam de sistemas funcionais cerebrais previamente adquiridos. Os mais importantes sistemas funcionais preexistentes recrutados na aquisição da linguagem escrita, são:
Alternativas
Q1124863 Fonoaudiologia
A imobilidade laríngea, uni ou bilateral, pode afetar a função de deglutição e provocar a aspiração ou penetração de alimentos nas vias aéreas inferiores. Com o intuito de proteger as vias aéreas e maximizar o fechamento das pregas vocais durante a deglutição, foram criadas algumas manobras. Um exemplo é a manobra supraglótica, em que o paciente deve:
Alternativas
Q1124864 Fonoaudiologia
Processar a informação via sentido da audição exige que os sons sejam detectados, interpretados e transformados em representações internas que serão analisadas e integradas pelo sistema auditivo e o córtex. Alterações nesse mecanismo devem ser investigadas e, por isso, encaminhadas para avaliação do processamento auditivo. Pessoas com impedimentos no processamento auditivo apresentam dificuldades:
Alternativas
Q1124866 Fonoaudiologia
Uma classificação brasileira das abordagens do treinamento vocal foi proposta por Behlau. Dessa forma, diversas técnicas foram categorizadas em grupos de métodos. A alternativa que contém apenas técnicas categorizadas no método de competência glótica é:
Alternativas
Q1124870 Fonoaudiologia
A respiração oral é um campo de atuação do fonoaudiólogo. Hábitos viciosos e a presença de obstruções nasais podem gerar a respiração oral como uma função adaptativa do sistema estomatognático provocando a alteração das estruturas que o compõem. Paralelamente à estimulação e adequação da respiração nasal, o fonoaudiólogo deve trabalhar os seguintes aspectos:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: A
6: A
7: E
8: C
9: B
10: E
11: C
12: A
13: D
14: E
15: B
16: D
17: C
18: A
19: D
20: B