Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapemirim - ES 2019 para Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 15 questões

Q1646196 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em bacias hidrográficas existe um termo técnico que é definido como a relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. Ele constitui outro índice indicativo da maior ou menor tendência para enchentes de uma bacia. Este índice é chamado:
Alternativas
Q1646197 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em bacias hidrográficas a relação entre o comprimento do rio principal (L) e o comprimento de um talvegue (Lt) é denominado:
Alternativas
Q1646198 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em hidrologia e climatologia existe uma definição que ajuda no cálculo da água precipitável na atmosfera. Ela é definida como a razão entre a massa de vapor d'água e a massa de ar úmido. Essa relação é definida como:
Alternativas
Q1646199 Engenharia Ambiental e Sanitária
A estrutura de um solo pode ser definida como sua organização ou arranjamento de seus sólidos. Existe um tipo de estrutura do solo onde as partículas sólidas se dispõem em torno de uma linha vertical, formando unidades estruturais limitadas por faces relativamente planas; neste tipo de estrutura, duas dimensões horizontais se equivalem enquanto a vertical é maior, sendo denominada estrutura:
Alternativas
Q1646200 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em solos as forças de coesão e aderência que variam de acordo com o conteúdo de umidade do solo, relacionada as atrações entre partículas do solo. Essa característica física do solo é denominada:
Alternativas
Q1646201 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de limpeza urbana da cidade pode ser administrado diretamente pelo Município: através de uma empresa pública específica; através de uma empresa de economia mista criada para desempenhar especificamente essa função. Independentemente disso, os serviços podem ser ainda objeto de concessão ou terceirizados junto à iniciativa privada. As concessões e terceirizações podem ser globais ou parciais, envolvendo um ou mais segmentos das operações de limpeza urbana. Existe ainda a possibilidade de consórcio para a destinação final dos resíduos. Neste tipo de administração ela organiza, executa e coordena o serviço, podendo inclusive terceirizar operações e arrecadar os pagamentos referentes à sua remuneração. Este tipo de administração do sistema de limpeza urbana da cidade é por:
Alternativas
Q1646202 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de limpeza urbana, de um modo geral, consome do orçamento do Município de:
Alternativas
Q1646203 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente e de acordo com a NBR 10.004 da ABNT, os resíduos sólidos que, em função de suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade, apresentam riscos à saúde pública através do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada. São classificados como classe:
Alternativas
Q1646204 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme Resolução CONAMA nº 430, de 13 de maio de 2011, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, o valor máximo de determinado poluente que o corpo hídrico pode receber, sem comprometer a qualidade da água e seus usos determinados pela classe de enquadramento é denominada capacidade de:
Alternativas
Q1646205 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme Resolução CONAMAnº 430, de 13 de maio de 2011, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam às condições e padrões previstos. Neste caso a condição de lançamento de efluentes para óleos vegetais e gorduras animais estabelece o valor de até:
Alternativas
Q1646206 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. O tratamento da água que envolve a clarificação por meio de filtração e desinfecção e correção de pH, quando necessário é denominado tratamento:
Alternativas
Q1646207 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências, as águas que podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano após algum tratamento são das classes:
Alternativas
Q1646208 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação ao consumo médio de água por pessoa por dia (consumo per capita), o consumo de água per capita [Litros/(habitante/dia)] de uma comunidade é obtido, dividindo-se o total de seu consumo de água por dia pelo número total da população servida. Para uma população de até 6.000 pessoas abastecidas com ligações domiciliares, deve-se estimar o consumo per capita de:
Alternativas
Q1646209 Engenharia Ambiental e Sanitária
As águas presentes na natureza na forma de chuva, neve ou granizo são denominadas águas:
Alternativas
Q1646210 Engenharia Ambiental e Sanitária
Existe uma propriedade na água onde a presença de sais de cálcio e magnésio, sob forma de carbonatos, bicarbonatos e sulfatos na água, está correlacionada diretamente com a propriedade:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: B
6: B
7: A
8: E
9: D
10: C
11: B
12: E
13: D
14: C
15: A