Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Professor de Educação Básica IV - PEB IV – Em Função Pedagógica

Foram encontradas 27 questões

Q1653134 Pedagogia
Questão 11 Políticas públicas que garantem o acesso e a permanência de todos os estudantes na Educação Básica reconhecem a diversidade como característica inerente à formação do povo brasileiro. Para atingir o acesso e a permanência de todos o estudantes na escola, há as modalidades da Educação Básica, no Brasil. É uma das modalidades da Educação Básica:
Alternativas
Q1653138 Pedagogia
A educação foi abordada, direta ou indiretamente, em todas as constituições brasileiras. A Lei nº 9394/1996, conhecida como LDB (Lei de Diretrizes e Bases) regulamenta o sistema educacional brasileiro. Além dessa lei, há outras legislações vigentes. O artigo 34 da LDB trata da jornada escolar no ensino fundamental. De acordo com essa lei, pode-se afirmar que o período de permanência do estudante na escola será:
Alternativas
Q1653141 Pedagogia
Em uma instituição de ensino estão sendo realizados alguns projetos, abrangendo diferentes componentes curriculares, que envolvem o estudo da História e Cultura afro-brasileira e africana. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e de Cultura Afro-brasileira e africana, esta iniciativa:
Alternativas
Q1653142 Pedagogia
O currículo de uma escola é o conjunto de oportunidades de ensino e aprendizagens para todos os envolvidos no processo. Uma proposta curricular que emanada do corpo docente, de representantes dos responsáveis e dos estudantes:
Alternativas
Q1653143 Pedagogia
Pertencer à sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de sua realidade. Nessa perspectiva, o que cabe à escola não é apenas oferecer aulas de “computador”, mas integrar, de fato, as tecnologias digitais ao seu currículo porque:
Alternativas
Q1653144 Pedagogia
A teoria de Vygotsky, psicólogo russo, toma por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo socio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Essa teoria, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social. Na perspectiva dos estudos desse pensador, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1653145 Pedagogia
Na escola de Educação Básica buscam-se os seguintes objetivos: assegurar aos estudantes o acesso aos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os todos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual, visando à autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, para ajudar os alunos a escolherem seu caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante de situações reais. Assim, para atingir a essas metas, é preciso considerar que:
Alternativas
Q1653154 Pedagogia
“É preciso destacar que hoje, no Brasil, algumas prefeituras progressistas retomam o sentido pedagógico e metodológico defendido por Comenius, e os resultados são extremamente favoráveis aos que foram historicamente segredados, discriminados e excluídos na escola. Não se trata de resolver o problema do fracasso escolar abrindo as porteiras e deixando passar todo mundo; trata-se, sim, de pôr em discussão as consequências sociais da reprovação e da repetência e, obviamente, da investigação dos determinantes sociais, culturais, econômicos e políticos que facilitam a vida escolar de alguns e colocam barreiras ao sucesso escolar de outros. Trata-se de levar às últimas consequências a máxima comeniana de que é preciso ensinar tudo a todos.” (Regina Leite Garcia)
O melhor exemplo de política pública que atende ao que está mencionado acima, diz respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96 que, em seu Art. 23, dispõe que a Educação Básica poderá organizar-se em:
Alternativas
Q1653155 Pedagogia
A avaliação como prática de investigação tem o sentido de romper as barreiras entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem e entre os conhecimentos presentes no contexto escolar. Desta forma, os mecanismos de percepção e de leitura da realidade são ampliados, facilitando a identificação dos sinais de que algum aluno esteja sendo posto à margem do processo e das pistas para viabilizar a reconstrução de seu trajeto, como parte da dinâmica coletiva instaurada na sala de aula.” (Maria Teresa Esteban)
No contexto apresentado, a finalidade é que todos os alunos possam ampliar continuamente os conhecimentos que possuem, cada um:
Alternativas
Q1653156 Pedagogia
Do ponto de vista da Pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria. A segunda tendência, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática. No primeiro grupo estariam as diversas modalidades de pedagogia tradicional, sejam elas situadas na vertente religiosa ou na leiga. No segundo grupo se situariam as diferentes modalidades da pedagogia nova. (Dermeval Saviani – adaptado)
Nesse sentido, pode-se considerar que, no primeiro caso, a preocupação se centra nas teorias do ensino, enquanto, no segundo caso, a ênfase é posta nas teorias:
Alternativas
Q1653157 Pedagogia
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, a concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundila e implementá-la em todas as escolas do país. Na medida em que se processava a abertura “lenta, gradual e segura” que desembocou na Nova República, as orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista.” (Dermeval Saviani)
À escola, então, cabia formar:
Alternativas
Q1653158 Pedagogia
As pesquisas atuais da neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada pessoa aprende o que é mais relevante e o que faz sentido para si, o que gera conexões cognitivas e emocionais. Aprendemos o que nos interessa, o que encontra ressonância íntima, o que está próximo do estágio de desenvolvimento em que nos encontramos. Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e do docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação. “A curiosidade, o que é diferente e se destaca no entorno, desperta a emoção. E, com a emoção, se abrem as janelas da atenção, foco necessário para a construção do conhecimento” (MORA, 2013).
Para os adeptos das Metodologias Ativas, a aprendizagem mais profunda requer espaços de práticas frequentes (aprender fazendo) e de
Alternativas
Q1653159 Pedagogia
Metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e diferenciadas. Metodologias Ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e compostas por elementos diferentes.
As Metodologias Ativas, num mundo conectado e digital, expressam-se por meio de modelos de ensino:
Alternativas
Q1653160 Pedagogia
A combinação de Metodologias Ativas com tecnologias digitais móveis é hoje estratégica para a inovação pedagógica. As tecnologias ampliam as possibilidades de pesquisa, autoria, comunicação e compartilhamento em rede, publicação, multiplicação de espaços e tempos; monitoram cada etapa do processo, tornam os resultados visíveis, os avanços e as dificuldades. As tecnologias digitais diluem, ampliam e redefinem a troca entre os espaços formais e informais por meio de redes sociais e ambientes abertos de compartilhamento e coautoria. A chegada das tecnologias móveis à sala de aula traz tensões, novas possibilidades e grandes desafios. Elas são cada vez mais fáceis de usar, permitem a colaboração entre pessoas próximas e distantes, ampliam a noção de espaço escolar, integram alunos e professores de países, línguas e culturas diferentes. A convergência digital exige mudanças muito mais profundas que afetam a escola em todas as suas dimensões, tais como:
Alternativas
Q1653161 Pedagogia
Uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvam com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um plano que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. E que, no processo, eles lidem com questões interdisciplinares, tomem decisões e ajam sozinhos e em equipe. Por meio das atividades são trabalhadas, também, suas habilidades de pensamento crítico e criativo e a percepção de que existem várias maneiras de se realizar uma tarefa. Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho durante as atividades e na entrega dos trabalhos finais.
A descrição acima traduz a concepção de aprendizagem:
Alternativas
Q1653162 Pedagogia
Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no TÍTULO III - Do Direito à Educação e do Dever de Educar, o Art. 6º determina que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos:
Alternativas
Q1653163 Pedagogia
“O projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.” (Ilma Passos Veiga)
Político e pedagógico têm, assim, uma significação:
Alternativas
Q1653164 Pedagogia
A importância dos princípios abaixo relacionados está em garantir sua operacionalização nas estruturas escolares, pois uma coisa é estar no papel, na legislação, na proposta, no currículo, e outra é estar ocorrendo na dinâmica interna da escola, no real, no concreto. (Ilma Passos Veiga – adaptação)
 Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.  Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.  Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.  Liberdade é outro princípio constitucional. O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia.  Valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico.
Esses princípios deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita e, portanto, fazer parte do(dos, da):
Alternativas
Q1653165 Pedagogia
estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem: equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, cores, limpeza e saneamento básico (água, esgoto, lixo e energia elétrica). As pedagógicas, que, teoricamente, determinam a ação das administrativas, "organizam as funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades" (Alves). As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Nas estruturas pedagógicas incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. É preciso ficar claro que a escola é uma organização orientada por finalidades, controlada e permeada pelas questões do poder.
A partir da análise da estrutura organizacional da escola, pode-se identificar:
Alternativas
Q1653166 Pedagogia
Os sete saberes necessários à educação enunciados por MORIN, são:  As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
 Os princípios do conhecimento pertinente.  Ensinar a condição humana.  Ensinar a identidade terrena.  Enfrentar as incertezas.  Ensinar a compreensão.  A Ética do gênero humano
Eles constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e dos adolescentes.
Para o autor:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: A
6: A
7: B
8: B
9: C
10: D
11: B
12: C
13: D
14: E
15: E
16: A
17: D
18: A
19: C
20: E