Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2018 para Supervisor Orientador de Ensino
Foram encontradas 20 questões
I. Celina cumpre o que se espera de um supervisor ao se colocar como parte do corpo de professores e, executa como especificidade do seu trabalho, ações de coordenação, organização de conteúdos em comum, de atividades didáticas e curriculares. II. A profissional reconhece que, em seu conjunto de responsabilidade, está a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo. III. Celina não transcende os limites indicados pelo poder público, visto que este não a incumbe do contexto pedagógico da escola, embora não a puna por contribuir quando ela julga necessário.
Assinale a alternativa correta.
( ) Sua prática foi iniciada em condições que produziam a cegueira e não a manifestação da vontade do supervisor, afinal este era o objetivo almejado com a inserção da supervisão. ( ) Havia naquela época um controle demasiado sobre a sociedade, mas também na educação, o que fez surgir um supervisor controlador, embora este também fosse controlado. ( ) A atuação do supervisor surgiu em decorrência das pressões sociais em prol da democratização das ações no âmbito da educação, sendo esta profissão essencial à desburocratização do sistema de ensino. ( ) A importância do supervisor foi reconhecida com o passar de alguns anos, mas o surgimento da profissão decorreu da necessidade de se acompanhar o trabalho realizado na escola. ( ) A profissionalização do supervisor foi gradativa, pois inicialmente quem exercia esse papel era o professor reconhecido por brilhante atuação junto aos alunos, portanto aquele de maior destaque, mas também que fosse o mais prestativo junto ao poder público.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
I. Emergem no Brasil nos anos 60 ligados de maneira aparentemente indissolúvel aos estudos sobre currículo. II. Emergem no Brasil nos anos 70, nas variadas tentativas de renovação do sistema escolar que marcaram essa década, de maneira especial, no Estado de São Paulo. III. São percebidos pela presença no interior da equipe escolar de um novo trabalhador especializado ao qual se denominou, temporariamente, de orientador pedagógico. IV. São caracterizados pela presença, nas instâncias administrativas do poder público, de um trabalhador especializado chamado naquela época de coordenador. V. Emergem no Brasil nos anos 80 atrelados às acepções de avaliação emergentes no Estado de Minas Gerais.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Elaborador do processo avaliativo, desde instrumentos de avaliação a serem utilizados pelos docentes até a formulação de outras aferições que conferirão indicadores quantitativos do trabalho docente. ( ) Consultor do processo avaliativo, orientando acerca dos instrumentos de avaliação que deverão ser utilizados pelos docentes para extrair os indicadores quantitativos da aprendizagem dos alunos. ( ) Balizador do processo de ensino e aprendizagem, desde seu planejamento inicial e individual até a execução já que tal processo advém do projeto político-pedagógico originalmente elaborado por docentes, coordenação e direção da escola. ( ) Coordenador do processo curricular em sua formulação, execução, avaliação ou reorientação e é instrumentalizado para coordenar o processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola. ( ) Norteador da gestão administrativa, perpassando todas as necessidades do espaço escolar, incluindo serviços de infraestrutura, implantação de projetos mais ou menos complexos que envolvam preservação e revitalização de partes da escola.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
“O conceito de função tem origem no termo latim functĭo. A palavra pode ser aplicada em diversos âmbitos e adaptar significados diferentes que sejam consonantes ao contexto. Por exemplo, o termo função, enquanto sinônimo de papel é a representação realizada por um ator, artista ou comediante. Por outras palavras, é aquilo lhe compete interpretar quando veste a pele do seu personagem, seja em cima do palco (numa sala de teatro) ou atrás das câmaras (durante as gravações de um filme ou de uma telenovela, por exemplo). No mundo laboral, uma função é o conjunto de atividades que incumbe ao trabalhador no exercício da sua profissão. Por exemplo: a função do salvador-nadador é fazer a vigilância aos banhistas, evitando que estes se afoguem. A sua função, por conseguinte, consiste em vigilar e socorrer/salvar banhistas expostos ao risco de se afogarem, evitando assim potenciais fatalidades” (Disponível em: https://conceito.de/funcao).
No exercício de sua “grande função”, o primeiro supervisor escolar recebia um nome muito peculiar [...].
Assinale a alternativa correta:
( ) Minimizar o aparecimento de inovações em prol da modernização dos métodos de ensino e aprendizagem, evitando assim, as bases teóricas cunhadas no modismo pedagógico. ( ) Realizar conferências, palestras, visitas para orientar, controlar, supervisionar todo o processo educacional. ( ) Seguir e acompanhar o desenvolvimento do currículo nas unidades de ensino. ( ) Promover a fiscalização e a inspeção do conjunto processual dos contextos educacional e escolar. ( ) Direcionar a pessoalidade dos professores recém-chegados e/ou mais jovens, buscando eficiência e, também, o acompanhamento de conduta nos estabelecimentos de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.
I. Realiza o controle de qualquer ação. II. Faz a dissociação entre teoria e prática. III. Articula pensamento e ação. IV. Favorece a integração das partes constitutivas da escola. V. Inclui em seu trabalho professores, alunos e os pais.
Estão corretas as afirmativas:
Diante da situação de não concordância da Professora Jussara, analise as proposições a seguir: I. A diretora não compreendeu assertivamente o que os ordenamentos legais do âmbito federal trazem para as questões curriculares. II. A diretora está correta, mas deveria contemplar diretrizes e influências curriculares de cidades vizinhas. III. A diretora entendeu parcialmente o previsto em lei quanto ao exercício da autonomia e liberdade da escola para organização do currículo, pois ela não integrou uma parte diversificada que é constituída pelas especificidades regionais do entorno. IV. A diretora deveria saber que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada. V. A diretora não compreendeu que a parte diversificada permitida em lei favorece a relação a ser estabelecida com as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Estão corretas as afirmativas:
I. O construtivismo é interacionista, fundamentalmente genético. II. No construtivismo se valoriza os conteúdos, pois se existe construção, a escola é um cenário propício para a construção de conhecimentos. III. A psicogênese está no cerne do construtivismo. IV. A prática pedagógica construtivista não reconhece o fato da aprendizagem, ser construída em qualquer idade. V. O construtivismo advém, principalmente, das bases investigativas de Lev Vygotsky.
Estão corretas as afirmativas:
I. A educação escolar é cheia de intenções, visa a atingir determinados objetivos educacionais, sejam estes relativos a valores, atitudes ou aos conteúdos escolares. II. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. III. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras. IV. A avaliação que ocorre ao longo do processo sob o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação de acompanhamento. V. A avaliação que acontece ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de avaliação formativa.
Estão corretas as afirmativas:
( ) [...] passou-se a compreender, então, que o fator emocional/psicológico do educando tem extrema importância para a concretização do seu processo educacional; tanto que durante muito tempo entendeu-se Orientação Educacional como uma espécie de aconselhamento. ( ) No ano de 1898, na cidade de Boston (EUA), em meio a tantos avanços tecnológicos e à política antitruste, Frank Parsons criou-se um sistema de orientação para adolescentes que ainda não tinham optado por uma carreira - foi o início da Orientação Profissional. ( ) [...] a Orientação Profissional invadiu as escolas americanas no século XX sob a intenção de orientar os alunos quanto à profissionalização e à sua inserção no mercado de trabalho, atrelando-se à ideia que ainda se tem hoje, de Orientação Vocacional. ( ) No Brasil, o Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942, trouxe, pela primeira vez, a expressão Orientação Educacional à legislação federal brasileira: é a Lei Orgânica do Ensino Industrial, que contém três artigos (50, 51 e 52) e uma “visão simplista e pouco acadêmica” do assunto. ( ) A Lei de Diretrizes e Bases, nº 5.692, de 1971, em seu Art. 10, instituiu obrigatoriamente a Orientação Educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
Assinale a alternativa que apresenta de maneira correta e, respectivamente, as lacunas.
I. Conhecer os princípios gerais dos conteúdos. II. Utilizar métodos para a disciplina. III. Adotar métodos e recursos secundários IV. Elaborar perguntas e problemas. V. Despertar o interesse pelos estudos.
Estão corretos os itens:
I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - (LDBEN), trouxe, em seu Art. 1º, uma consideração notável sobre olhar o aluno como ser social, recaindo na instância do “emocional” e isso refletiu na prática dos profissionais da educação no Brasil. II. A Lei 9.394 de 1996 retira o texto da obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas. III. O Parecer CNE/CP nº 3 de 2005 instituiu diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia e estas geraram dúvidas entre os profissionais da área quanto à habilitação para a Orientação Educacional. IV. A compreensão que se tem das novas diretrizes curriculares publicadas pela LDBEN é de que a formação dos supervisores e orientadores educacionais não é mais realizada de um modo geral na graduação, e sim em nível de pós-graduação. V. Os licenciados, hoje, em Pedagogia estão relacionados à Educação Infantil e às séries iniciais, bem como às áreas de atuação contempladas nas grades curriculares de seus cursos.
Estão corretas as afirmativas:
I. É justamente no processo interativo que escola e empresas seguem a lógica de mercado. II. A escola, enquanto uma comunidade democrática de aprendizagem é um lugar de compartilhamento de valores e de práticas. III. Em espaços democráticos tem-se trabalho, mas se reflete conjuntamente acerca do mesmo. IV. Dentro de cada unidade escolar tem-se, por parte de todos, o compartilhar de valores e crenças acerca de cada atividade e/ou necessidade e isso não implica associar a escola a um contexto democrático. V. A cultura democrática dentro da escola deve ser gradativamente construída por todos que ali convivem, pois ela não poderá ser instituída de uma hora para outra.
Estão corretas as afirmativas: