Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Supervisor Escolar
Foram encontradas 20 questões
( ) É possível perceber que o Projeto Político-Pedagógico deve ser construído com base nas reflexões acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade.
( ) Recai sobre a escola o refletir sobre o homem a ser formado, a sua cidadania e a consciência crítica.
( ) Para efetivar a participação no espaço escolar também se faz necessário estimular os (as) educadores a promover um ensino de qualidade, com metodologias inovadoras, que possam responder as exigências do século XXI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. É necessário redimensionar a gestão participativa em prol do envolvimento cada vez maior da equipe técnica nas tomadas de decisões, visto que se trata de uma estratégia assertiva para a melhoria do âmbito educacional e, consequentemente da qualidade do ensino ofertado.
II. A gestão participativa traz ganhos para a instituição escolar, na tentativa de compreender a importância da gestão e identificá-la como um compromisso da escola com a comunidade, para satisfazer a necessidade de integração e participação nas práticas cotidianas.
III. Ao elaborarem a proposta pedagógica da escola com a efetiva participação dos envolvidos no processo, os gestores se tornam mais participativos, pois passam a delegar poderes, compartilhar a autoridade e buscar experiências com os colegas de trabalho, nas tomadas de decisões, que vão acontecendo na relação com os integrantes do grupo, que são ouvidos também com mais frequência.
I. Produzir conhecimentos tem o significado de processo, de reflexão permanente sobre os conteúdos aprendidos buscando analisá-los sob diferentes pontos de vista.
II. Desenvolver a atitude de curiosidade científica, de investigação da realidade aceitando como conhecimentos perfeitos e acabados os conteúdos transmitidos pela escola.
III. Levar em conta as articulações entre o planejamento do ensino e o planejamento global da escola, explicitado em seu projeto político-pedagógico.
I. _____: em função dos três níveis de aprendizagem: aquisição, reelaboração e produção de conhecimentos.
II _____: tendo como critérios de seleção a finalidade de que eles atuem como instrumento de compreensão crítica da realidade e como elo propiciador da autonomia.
III. _____: considerando os diferentes níveis de aprendizagem e a natureza da área do conhecimento.
IV. _____: considerando a finalidade de intervenção e retomada no processo de ensino e aprendizagem, sempre que necessário.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas de cima para baixo.
( ) Difícil é saber trabalhar com os resultados obtidos, de modo a construir instrumentos de análise que permitam intervir no processo de ensino e aprendizagem no momento mesmo em que ele está ocorrendo.
( ) A avaliação da aprendizagem pode ocorrer somente após ter-se concluído um período letivo (bimestre, semestre etc.); sendo um produto compromete-se, em parte, com a qualidade do ensino.
( ) A avaliação da aprendizagem deve constituir-se em instrumento por meio do qual o professor possa ter condições de saber se houve, e em que medida houve, a apropriação do conhecimento de forma significativa por parte do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna
I. Essa tendência se constitui no final da década de 70 e início dos 80 com o propósito de ser contrária à pedagogia libertadora, por entender que essa tendência não dá o verdadeiro e merecido valor ao aprendizado de certos saberes.
II. Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual.
III. Trata-se de uma tendência pedagógica que vê o papel da escola como parte integrante do todo social; prepara o aluno para participação ativa na sociedade e vê o papel do aluno como sujeito no mundo e situado como ser social e ativo.
( ) Há uma marcha para o equilíbrio, com bases biológicas, que começa no período sensório-motor, com a construção de esquemas de ação, e chega às ações interiorizadas, isto é, efetuadas mentalmente.
( ) A peculiaridade da teoria piagetiana é pensar a interação pela perspectiva da ética (igualdade, respeito mútuo, liberdade, direitos humanos).
( ) Para Piaget, ser coercitivo ou cooperativo não depende de uma atitude moral, visto que a democracia não é condição para o desenvolvimento da personalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) Tem-se a visão do supervisor como parceiro e companheiro do trabalho pedagógico, sendo uma função primordial é de orientar para a ação educativa abrangente, dentro dos princípios legais e de formação integral.
( ) Exerce liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.
( ) Avalia os resultados dos esforços de cada professor, em termos do desenvolvimento dos alunos, segundo os objetivos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. É sabido que o papel do supervisor vai além da sua função, este realiza serviços de ouvidoria dos alunos, professores e pais, serviços administrativos e/ou executivos.
II. A relação entre o supervisor e o professor acaba sendo debilitada, fazendo com que o tempo para ambos repensar e analisar as práticas pedagógicas acabe sendo insuficiente para alcançar a qualidade de aprendizagem desejada.
III. As limitações de aproximação entre o supervisor e o corpo docente são recebidas de modo tranquilo por ambas as partes, sendo raras as tensões, frustrações e desconfianças, portanto a relação não é prejudicada pela ausência de comunicação entre ambos.
I. O professor não deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes, assim como os demais profissionais devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, participar das avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola.
II. A avaliação é algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, na qual todos os sujeitos desses processos estão envolvidos, a avaliação na escola não pode ser compreendida como algo à parte, isolado, já que tem subjacente uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.
III. Há diferentes instâncias de avaliação e em cada uma deve -se envolver apenas os profissionais que terão a incumbência de produzir as informações e realizar as respectivas análises.