Questões de Concurso Público SEAP-PR 2021 para Agente Profissional - Sociólogo

Foram encontradas 7 questões

Q1787728 Sociologia
As décadas de 20 e 30 do século XX foram importantes para o desenvolvimento da Sociologia no Brasil, anos em que muitos estudaram a sociedade brasileira com vistas a entender a sua formação. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I 1. Gilberto Freyre
2. Sérgio Buarque de Holanda 3. Caio Prado Júnior
COLUNA II ( ) Tinha uma visão mais crítica sobre a formação da sociedade brasileira, partindo da visão material e econômica da sociedade.
( ) A tese central do autor é de que o legado personalista da experiência colonial no Brasil era um obstáculo que deveria ser vencido para que acontecesse a democracia política no país. ( ) Foi pioneiro na abordagem cultural na compreensão da formação da sociedade brasileira, contribuindo para o estudo da família patriarcal no Brasil. ( ) Para ele, a origem do atraso da sociedade brasileira estaria vinculada ao tipo de colonização do Brasil, considerada por ele como periférica e exploratória. ( ) Traz as características da colonização portuguesa; a utilização da mão de obra escrava; a formação da sociedade agrária e a mistura das três raças, inclusive entendendo essa mistura como a “força” da nossa cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1787731 Sociologia
A Antropologia, um estudo do homem, por um bom tempo voltou seus esforços para os territórios colonizados do Oriente (Índia e China), para a África e a América, com pesquisas de campo, metodologia empírica, coletando detalhes culturais, materiais linguísticos dessas populações. Após o movimento iluminista do século XIX, a Antropologia passou a ser estruturada sob o enfoque da Antropologia Física e da Antropologia Cultural. No século seguinte, surgem novas abordagens dos estudos antropológicos. Considerando essas novas abordagens da Antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I 1. Evolucionismo 2. Culturalismo 3. Funcionalismo 4. Estruturalismo
COLUNA II ( ) Essa vertente é baseada, sobretudo, nos trabalhos dos antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e considera que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade. ( ) Essa abordagem foi a plataforma de investigação inicial das ciências sociais e, particularmente, da Antropologia. Alguns estudiosos contribuíram para a compreensão dessa abordagem, como por exemplo, Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer, sendo que seus trabalhos influenciaram o posterior desenvolvimento não só da antropologia, mas também das ciências sociais. ( ) Essa abordagem da Antropologia tem a intenção de analisar o elemento inobservável, ou invisível que está na base das culturas, que subjaz toda relação entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais. O pesquisador mais importante nessa abordagem foi o antropólogo Lévi-Strauss. ( ) Essa vertente da Antropologia surgiu com os valiosos trabalhos de Bronislaw Malinowski. Nela, a relevância está em estudar as culturas isoladamente, sem tomar nenhuma outra por parâmetro comparativo. Nessa abordagem, o antropólogo deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes de um povo, com observação, escuta, descrição e interpretação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1787733 Sociologia
“Diante de uma vitrine temos total acesso àquilo que nos espreita do outro lado, mas se trata de um acesso restrito ao campo visual. Do ponto de vista tátil, a vitrine é uma parede, visualmente é uma tela”. (GUIMARÃES, Euclides. No mundo estetizados em que vivemos. Revista Sagarana. Ed. n. 6, 1999) Sobre o consumo, modo de vida e sustentabilidade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1787734 Sociologia
Para Lakatos (1999), processo cultural é a maneira, consciente ou inconsciente, pela qual as coisas se realizam, se comportam ou se organizam, apresentando peculiaridades em cada uma de suas formas. Assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Mudança cultural é qualquer alteração na cultura, sejam traços, complexos, padrões ou toda uma cultura, que pode acontecer com maior ou menor facilidade, dependendo do grau de resistência ou aceitação. Vários são os fatores que podem expressá-la: o aumento ou diminuição da população, as migrações, os contatos com os povos de culturas diferentes, as inovações científicas e tecnológicas, as catástrofes, as depressões econômicas, as descobertas fortuitas, a mudança violenta de governo, dentre outros. ( ) Aculturação é um processo na dinâmica cultural, em que os elementos ou complexos culturais se difundem de uma sociedade e outra. Quando as culturas são vigorosas tendem a se estender a outras regiões. Pode realizar-se por imitação ou estímulo, dependendo das condições sociais, favoráveis ou não. As condições geográficas e o isolamento são fatores de impedimento. ( ) Difusão cultural é a fusão de duas culturas diferentes que entrando em contato contínuo originam mudanças nos padrões da cultura de ambos os grupos. Pode abranger numerosos traços culturais, apesar de, na troca recíproca, acontece de um grupo dar mais e receber menos. Com o passar do tempo, as culturas fundem-se para formar uma sociedade é uma cultura nova. ( ) A endoculturação é processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infância. Nela também se inclui o processo da enculturação que estrutura o condicionamento da conduta, dando estabilidade à cultura. Ninguém aprende toda a cultura em que está inserido, mas está condicionado a certos aspectos particulares da transmissão de seu grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1787736 Sociologia
Identidade e cultura são conceitos polissêmicos. São conceitos utilizados por vários campos das ciências sociais. Sobre esses dois conceitos, assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Identidade, numa explicação ontológica está ligada à essência do ser, àquilo que permanece, mas, paradoxalmente, apesar de significar permanência, necessita de permanente mudança para constante reinterpretação, quer seja do indivíduo, do grupo ou da sociedade. ( ) Clifford Geertz defendia que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e por isso, entendia a cultura como uma ciência experimental em busca de leis. ( ) Para Peter Berger, a identidade é entendida como socialmente outorgada, socialmente sustentada e socialmente transformada, uma vez que a identidade do indivíduo é construída em conformidade com a cultura em que ele está inserido. ( ) Patrimônio cultural é um conjunto de bens concretos que devem ser preservados para que sejam transmitidos a outrem. Para cuidar da diversidade de patrimônio espalhado pelo país, em 30/11/1937, foi criado o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. ( ) Para o antropólogo Lévi-Strauss, a identidade é uma espécie de fundo virtual ao qual nos é indispensável referirmo-nos para explicar certo número de coisas, porém sem que tenha jamais uma existência real.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: B