Questões de Concurso Público Prefeitura de Fundão - ES 2020 para Médico Plantonista

Foram encontradas 3 questões

Q1747374 Medicina
A atenção primária à saúde (APS) é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas. A APS está enraizada no compromisso com a justiça social e a equidade e no reconhecimento do direito fundamental ao mais alto padrão atingível de saúde, conforme ressaltado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis [...]".
O conceito de atenção primária à saúde tem sido repetidamente reinterpretado e redefinido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma definição coesa baseada nos componentes:
I. Garantir que as pessoas tenham acesso a serviços abrangentes de promoção, proteção, prevenção, cura, reabilitação e cuidados paliativos ao longo da vida, priorizando estrategicamente as principais funções do sistema voltadas para indivíduos, famílias e para a população em geral como elementos centrais da prestação de serviços integrados em todos os níveis de atenção. II. Agir de forma sistemática sobre os determinantes mais amplos de saúde (incluindo características e comportamentos sociais, econômicos, ambientais, bem como das pessoas), por meio de políticas públicas e ações baseadas em evidências em todos os setores. III. Empoderar indivíduos, famílias e comunidades para otimizar sua saúde, como defensores de políticas que promovam e protejam a saúde e o bem-estar, como co-desenvolvedores de serviços sociais e de saúde por meio de sua participação e como cuidadores de saúde de si mesmos e de outras pessoas. IV. Renovar a atenção primária à saúde e colocá-la no centro dos esforços para melhorar a saúde e o bem-estar é fundamental por algumas razões, podendo-se citar: A atenção primária à saúde está bem posicionada para poder responder às rápidas mudanças econômicas, tecnológicas e demográficas, que impactam a saúde e o bem-estar. / A atenção primária à saúde é uma forma altamente eficaz e eficiente de agir sobre as principais causas de problemas de saúde e riscos ao bem-estar, bem como de lidar com os desafios emergentes que ameaçam a saúde e o bem-estar no futuro. Também tem se mostrado um investimento custo-efetivo, pois há evidências de que a atenção primária de qualidade reduz os gastos totais em saúde e melhora a eficiência, por exemplo, reduzindo as internações hospitalares.
Marque a alternativa cujos componentes estão coerentes com o que desenvolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Alternativas
Q1747377 Medicina
Diarreia aguda é uma síndrome de má absorção de água e eletrólitos provocada por um agente infeccioso (vírus, bactéria ou protozoário) e que se localiza a qualquer nível do trato intestinal. É consenso universal que este processo infeccioso, independente do agente causal, deve apresentar, na grande maioria dos casos, uma evolução autolimitada. (Por: Dr. Ulysses Fagundes Neto. In: FARHAT, Calil Kairalla. Infecções e Parasitoses. HARBBRA Ltda. Cap. 13.p. 143.)
Sobre "Diarreia aguda", julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) A Yersinia enterocolítica é, ao mesmo tempo, toxigênica e invasora. A enterotoxina é do tipo ST, e sua produção só se faz in vitro entre 22 e 28º. Portanto, é possível que a toxina não participe da patogenia da infecção, mas possa ser produzidas em alimentos e determinar a intoxicação alimentar. (__) A Shigella é um agente causal de diarreia aguda bem conhecido e cuja incidência se encontra distribuída em todo o mundo, acusando taxas de frequência mais elevadas nos países onde as condições de higiene são mais deficientes. (__) Rotavírus não é admitido como causa de epidemias de diarreia aguda em hospitais, especialmente em berçários. (__) A manutenção e/ou recuperação do estado nutricional deve ser uma preocupação constante da síndrome diarreica aguda. Vale frisar que nenhuma solução hidratante consegue suprir por tempo prolongado as necessidades nutricionais do paciente. 
Alternativas
Q1747380 Medicina
Atender pacientes em situações de emergências requer calma, conhecimento, treinamento e experiência. De posse destes atributos, o Médico que atende emergências desenvolve talvez a que seja a mais importante habilidade nessas situações: saber prioridades. O conceito de prioridades envolve desde saber priorizar corretamente quem deve ser atendido primeiro, passando por quais dados de história e de exame físico devem ser procurados antes, até qual conduta deve ser feita inicialmente. (...) Constitui prioridade no atendimento de emergência: Rebaixamento agudo do nível de consciência (queda na escala de coma de Glasgow > 2 pontos); Alterações importantes dos sinais vitais; Pacientes com achados potencialmente emergenciais. (MARTINS, Herlon Saraiva et al. Emergências Clínicas. 9ª ed. Manole. São Paulo. Cap.2. p. 88 a 91.)
Analise os enunciados seguintes. Após análise, marque a alternativa com a sequência que exemplifica a situação de: "Pacientes com achados potencialmente emergenciais".
I. Precordialgia ou dor torácica; dor intensa. II. Febre com suspeita de neutropenia; suspeita de obstrução de via aérea. III. Alterações neurológicas agudas: déficits motores, afasias, convulsões, delirium. IV. Intoxicações agudas; hematêmese, enterorragia ou hemoptise. V. Saturação arterial de oxigênio (Sat O2) < 90%. VI. Enchimento capilar (EC) > 3 segundos.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D