Questões de Concurso Público CNEN 2014 para Técnico em Química

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Técnico em Química |
Q732384 Segurança e Saúde no Trabalho

A armazenagem dos compostos químicos tem regras específicas, a fim de evitar (ou ao menos minimizar) os riscos de reações químicas espontâneas. Do ponto de vista do armazenamento de substâncias químicas, algumas são incompatíveis com outros compostos químicos. Sobre o armazenamento de substâncias incompatíveis entre si, analise as afirmativas.

I. O armazenamento do cobre metálico é incompatível com o acetileno e o peróxido de hidrogênio.

II. Os alquil alumínios podem ser armazenados junto com água.

III. Os cianetos não podem ser armazenados junto com qualquer tipo de ácido.

IV. O ácido sulfúrico pode ser armazenado junto com cloratos, percloratos, permanganatos de potássio e sais de lítio.

V. A prata metálica não pode ser armazenada junto com acetileno, ácido tartárico, ácido oxálico e compostos de amônio.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Técnico em Química |
Q732387 Segurança e Saúde no Trabalho

No Mercosul, o transporte de materiais perigosos é disciplinado pelo Acordo para a Facilitação do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, aprovado no Brasil por meio do Decreto nº 1.797/96, complementado pelas Resoluções MERCOSUL/GMC/RES nº 10/00 e nº 82/00, que tratam, respectivamente, da fiscalização rodoviária e ferroviária de transporte de produtos perigosos. Tal Acordo fundamenta‐se na 7ª edição das recomendações do Comitê de Peritos da Organização das Nações Unidas (ONU), que constituem o chamado Regulamento Modelo da ONU – Orange Book. De forma complementar, utiliza‐se, ainda, o Acordo Europeu (ADR) para esse tipo de transporte. Diante do exposto, analise as afirmativas.

I. É considerado perigoso todo produto que representa risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo.

II. O perigo associado à determinada substância é avaliado em função de sua composição química. Já o risco é obtido considerando‐se a maneira como o perigo da substância se relaciona com outro fator, que pode ser: exposição, transporte, contato etc.

III. Para fins de transporte, a classificação é dada em função do perigo associado à substância, ponderado com as atividades englobadas em uma operação de movimentação. Assim, conclui‐se que: perigo x transporte = risco associado ao transporte.

IV. Uma expedição terrestre contendo produtos perigosos deve atender a diversas exigências burocráticas e logísticas, em especial as relativas a: documentação; embalagens e volumes; sinalização das unidades de transporte; e, objetivos dos rótulos de risco e dos painéis de segurança.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Técnico em Química |
Q732389 Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo a ABNT NBR 7500/2003 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos – EMENDA 1, os veículos de transportes de produtos perigosos devem ser devidamente identificados quanto aos riscos e produtos que transportam. Com base na afirmativa anterior, analise.

1. Representa um transporte de carga a granel de um único produto perigoso na mesma unidade de transporte.

Imagem associada para resolução da questão

2. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

Imagem associada para resolução da questão

3. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de riscos principais diferentes na mesma unidade de transporte.

Imagem associada para resolução da questão

4. Representa um transporte de carga fracionada de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

Imagem associada para resolução da questão

As figuras anteriores que NÃO estão de acordo com as descrições feitas na referida norma são

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Técnico em Química |
Q732392 Segurança e Saúde no Trabalho
O Acordo para a Facilitação do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, aprovado no Brasil por meio do Decreto nº 1.797/96, complementado pelas Resoluções MERCOSUL/GMC/RES nº 10/00 e nº 82/00, dispõe que os trens e veículos que transportam produtos perigosos somente podem circular portando os seguintes documentos exigidos: declaração de carga emitida pelo expedidor, contendo a descrição correta do produto perigoso transportado; instruções escritas para o caso de qualquer acidente, indicando procedimentos a serem adotados (ficha de emergência); documento comprobatório de realização de Curso de Movimentação de Produtos Perigosos para o motorista; certificado de capacitação dos veículos e dos equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel; documento de inspeção técnica veicular; e, demais declarações, autorizações e licenças previstas. São informações obrigatórias na ficha de emergência, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Técnico em Química |
Q732393 Segurança e Saúde no Trabalho

A Resolução nº 3.665/2011, da Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e dispõe sobre a compatibilidade de transporte de produtos perigosos. Entende‐se, como compatibilidade entre produtos, a ausência de risco de ocorrer explosão, desprendimento de chamas ou calor, formação de gases, vapores, compostos ou misturas perigosas, devido à alteração das características físicas ou químicas originais de qualquer um dos produtos, se postos em contato entre si (por vazamento, ruptura de embalagem ou outra causa qualquer). Sobre o tema, analise as afirmativas.

I. É proibido transportar, simultaneamente, no mesmo veículo ou equipamento de transporte, diferentes produtos perigosos, salvo se houver compatibilidade entre eles.

II. É permitido transportar produtos perigosos juntamente com alimentos, medicamentos ou quaisquer objetos destinados a uso ou consumo humano ou animal, se, e somente se, estes materiais destinados ao uso e consumo humano e ou animal estiverem devidamente acondicionadas em embalagens especiais e separadas dos produtos perigosos.

III. É proibido transportar alimentos, medicamentos ou quaisquer objetos destinados ao uso ou consumo humano ou animal em embalagens que tenham contido produtos perigosos.

IV. É proibido transportar, simultaneamente, animais e produtos perigosos em veículos ou equipamentos de transporte.

V. É permitido abrir volumes contendo produtos perigosos para verificar a integridade destes produtos, mas é proibido fumar ou adentrar as áreas de carga do veículo ou equipamentos de transporte com dispositivos capazes de produzir ignição dos produtos, seus gases ou vapores, durante as etapas da operação de transporte.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: C