Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Foram encontradas 15 questões

Q1349311 Psiquiatria
Sobre a enurese noturna, definida como uma micção involuntária durante o sono pelo menos duas vezes por semana em crianças sem anomalias congênitas ou adquiridas, do trato urinário ou do sistema nervoso, em idade na qual o controle esfincteriano habitualmente está presente, marque a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349312 Psiquiatria
A síndrome de Rett é diagnosticada, geralmente, entre 6 a 18 meses de idade. Embora traços autísticos estejam presentes, essa síndrome constitui-se em um quadro diverso. São critérios obrigatórios para o seu diagnóstico, EXCETO:
Alternativas
Q1349313 Psiquiatria
Segundo diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Brasil, Ministério da Saúde, 1990), quando comete um ato infracional, o adolescente é apreendido pela polícia e encaminhado a uma das delegacias especializadas, que são denominadas Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA, podendo ser liberado, dependendo da infração. Depois de avaliado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, o adolescente receberá uma das seguintes medidas socioeducativas: advertência, obrigação de reparar dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade, ou internação. Sobre as medidas socioeducativas, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349314 Psiquiatria
Desde 1920, a palavra “menor” passou a referir-se e indicar a criança com relação à situação de abandono e marginalidade, além de definir sua condição civil e jurídica e os direitos daí oriundos. Considerando a afirmativa anterior e as definições de tutela e pátrio poder, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349315 Psiquiatria

A criança nasce como um ser indiferenciado, isto é, a princípio não faz nenhuma distinção entre o “eu” e os objetos externos. Gradativamente, no entanto, sua movimentação no sentido de explorar o ambiente permitirá que ocorra, por parte da criança, a diferenciação entre sujeito e objeto. Essa ideia relativa a um aspecto inicial do desenvolvimento chamado de “narcisismo primário”, no qual a criança pensa somente em si mesma, é uma precursora da relação com o objeto e, como tal, foi descrita pela psicanálise. Com base no modelo psicanalítico de desenvolvimento sexual, relacione adequadamente as fases às respectivas características.


1. Fase oral.

2. Fase anal.

3. Fase fálica.

4. Fase de latência.

5. Fase genital.


( ) Base para a dependência de outros.

( ) O narcisismo converte-se no amor ao outro com significados próprios e altruístas.

( ) Desenvolvimento social, aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o ajustamento no cotidiano.

( ) O caráter retensivo determinará obstinação, avareza e compulsividade, e o caráter expulsivo determinará crueldade e destrutividade.

( ) A identificação com os pais emerge na medida da resolução do complexo de Édipo. Desenvolve-se o superego.


A sequência está correta em

Alternativas
Q1349316 Psiquiatria
Os episódios maníacos na infância representam quadros graves, acarretando prejuízos significativos no convívio familiar e no rendimento escolar. Apesar de seu diagnóstico ser difícil em crianças, algumas características são bem definidas. Considerando as características do transtorno bipolar pediátrico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349317 Psiquiatria
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), caso não diagnosticado e tratado adequadamente, pode trazer prejuízos significativos à vida da criança e do adolescente. Entre crianças são comuns problemas associados com o baixo desempenho escolar, como repetências, suspensões e expulsões escolares. Entre adolescentes pode ocorrer dificuldade nas relações familiares ou sociais, bem como ansiedade, depressão, uso precoce de substâncias e problema de conduta. Sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes, é correto afirmar que
Alternativas
Q1349318 Psiquiatria
O termo transtorno de conduta é uma categoria diagnóstica bastante abrangente. A criança ou adolescente com esse transtorno apresenta padrões repetitivos e persistentes de atos antissociais, condutas desafiadoras ou agressivas ao longo de certo tempo. De acordo com os critérios diagnósticos da CID-10 para os transtornos de conduta, marque a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349319 Psiquiatria
Os transtornos psiquiátricos na infância e adolescência, no Brasil, são frequentes e a saúde mental nessa faixa etária necessita de atenção médica. Em 2008, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOPE), estimou em 5 milhões o número de pessoas entre 6 e 17 anos que apresentam sintomatologias importantes a ponto de necessitar de tratamento especializado em saúde mental. Considerando as informações anteriores e as características da ocorrência de transtornos psiquiátricos na infância e adolescência no Brasil, marque a alternativa que mais se distancia da realidade brasileira.
Alternativas
Q1349320 Psiquiatria

“Os problemas psiquiátricos na infância e na adolescência atingem entre 15 a 20% da população, com predomínio dos transtornos no comportamento disruptivo e transtornos emocionais.” (Lai, 2000). Seu cuidado depende da própria psicopatologia, bem como das famílias envolvidas. De acordo com o Projeto Diretrizes para um Modelo de Assistência Integral e Saúde Mental no Brasil (2006) analise as opções referentes à atenção secundária voltada para o atendimento de crianças e adolescentes.


I. Enfermaria infantil.

II. Brinquedoteca terapêutica.

III. Ambulatório infantil.

IV. Hospital – dia infantil.


Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Q1349321 Psiquiatria
Até meados da década de 80, o tratamento farmacológico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pediátrico era considerado ineficaz. No entanto, atualmente, está bem estabelecido que o tratamento medicamentoso beneficia boa parte dos pacientes pediátricos com TOC. Sobre o tratamento farmacológico do TOC pediátrico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349322 Psiquiatria
A classificação proposta pela CID-10 é produto da colaboração de inúmeras pessoas e organismos de muitos países. Considerando os transtornos mentais da infância e adolescência, segundo o CID-10, são transtornos emocionais e de comportamento com início, usualmente, na infância e adolescência, EXCETO:
Alternativas
Q1349323 Psiquiatria
O transtorno de ansiedade de separação é um dos mais frequentes na infância, sendo descrito pela primeira vez no DSM-III, em 1980. Segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR para o transtorno de ansiedade de separação, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1349324 Psiquiatria
Considerando os transtornos mentais da infância e adolescência, segundo o CID-10, são transtornos do desenvolvimento psicológico, EXCETO:
Alternativas
Q1349325 Psiquiatria
O tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) envolve uma abordagem multidisciplinar, com intervenções psicofarmacológicas e psicossociais. Sobre o tratamento farmacológico no TDAH, assinale, a seguir, o medicamento que NÃO corresponde a uma opção terapêutica.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: B
6: E
7: D
8: C
9: D
10: B
11: B
12: B
13: B
14: D
15: C