Questões de Concurso Público Prefeitura de Duque de Caxias - RJ 2014 para Enfermeiro, 40 horas

Foram encontradas 2 questões

Q761048 Português

Texto I para responder a questão a seguir.

             Anellêtextos“emvozalta”paradeficientesvisuais

Invenção do MIT promete ler textosimpressos “em voz alta”. É o fim do Braile?

Pesquisadores do Laboratório de Mídia do MIT estão desenvolvendo um anel capaz de ler textos impressos em voz alta. A ideia é ajudar deficientes visuais a lerem sem precisarem apelar para o Braile. Batizado de FingerReader, ele funciona através de uma câmera capaz de analisar o texto. Para ativá-lo, basta passar o dedo por cima das palavras.

Para tornar o método eficiente, o aparelho tem o que os cientistas chamam de “retorno háptico”: ele ajuda o usuário a manter o dedo em linhas retas através de vibrações quando os dedos se afastam das linhas e faz a mesma coisa quando alcança o fim de uma linha.

Além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele seja capaz de traduzir textos de diferentes línguas.

Até o momento, o aparelho tem uma voz robótica, mas os seus desenvolvedores afirmam que se trata apenas de um protótipo e que a versão ideal teria uma voz mais agradável. (Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 04/2014.) 

De acordo com as informações apresentadas no texto, analise.

I. A eficiência do invento está condicionada a ajustes que possibilitarão a tradução de textos de diferentes línguas.

II. O invento desenvolvido por pesquisadores do laboratório de mídia do MIT, o FingerReader, proporcionou o fim do sistema de leitura “Braile”.

III. O invento referido no texto tem como objetivo atender a uma demanda real, tornando possível que possibilidades diferentes sejam oferecidas para suprir a mesma necessidade.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q761052 Português

Texto III para responder a questão a seguir.

                    Comooantibióticomudouomundo

Em 24 horas, uma bactéria se reproduz 16 milhões de vezes. É um ritmo diabólico. Não à toa, os micróbios por trás das quatro grandes epidemias (peste negra, cólera, tuberculose e tifo) mataram mais de 1 bilhão de humanos. Elas estavam ganhando de goleada até que, num dia de 1928, o biólogo escocês Alexander Fleming se esqueceu de limpar o laboratório. Quando voltou, notou um fungo crescendo numa placa – e matando as bactérias que ele usava em experiências. E o que era desleixo virou a descoberta do século: esse fungo, do gênero penicillum, foi o primeiro antibiótico até para os bichos (nos EUA, 80% dele é ingerido por gado, aves e porcos de corte). Mas a lua-de-mel pode estar perto do fim. As bactérias estão criando resistência aos antibióticos, e a indústria farmacêutica não consegue criar novos – o ritmo de invenções caiu 70% nos últimos 20 anos. A esperança são os “antibióticos virais”, que já estão em testes – e são feitos de vírus que matam bactérias. 

Considerando o título do texto, é correto afirmar que se trata de um(a)
Alternativas
Respostas
1: B
2: D