Questões de Concurso Público Prefeitura de Cariacica - ES 2016 para Professor - Ensino Religioso

Foram encontradas 16 questões

Q1113588 Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. “Neste contexto, a LDBEN nº 9.394/96 disciplina a educação escolar que se desenvolve, ____________________ por meio do ensino em instituições _______________ e deverá vincular-se ao mundo ____________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1113589 Pedagogia
O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas ou medidas socioeducativas, dentre outras providências. No que tange aos direitos à liberdade, são aspectos a ela referentes no texto da Lei, EXCETO:
Alternativas
Q1113590 Pedagogia
Se mudanças, inovações, transformações são possibilidades que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola traz consigo, elas não se realizam de modo automático; é preciso educar as consciências, como nos diz Vazquez (1977). Discutindo essa relação – PPP e inovação, Veiga (2003) faz uma interessante distinção entre “inovação regulatória” e “inovação emancipatória”. Numa perspectiva regulatória, o PPP apresenta as seguintes características:
Alternativas
Q1113591 Pedagogia

As Diretrizes Curriculares Nacionais são orientações para a Educação Básica dos sistemas de ensino para a organização, articulação e desenvolvimento das propostas pedagógicas nacionais. De acordo com este documento legal, no que tange ao Ciclo de Alfabetização, o Artigo 30 garante que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:


I. A alfabetização e o letramento.

II. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da língua portuguesa, a literatura, a música e demais artes, a educação física, assim como o aprendizado da matemática, da ciência, da história e da geografia.

III. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do segundo para o terceiro ano de escolaridade e deste para o segundo ciclo do Ensino Fundamental.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1113592 Pedagogia

De acordo com as DCNs para o ensino médio, a escola, face às exigências da Educação Básica, precisa ser reinventada, ou seja, priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida. A escola tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento. Dessa forma, a qualidade na escola exige o compromisso de todos os sujeitos do processo educativo para:


I. A ampliação da visão política expressa por meio de habilidades inovadoras, fundamentadas na capacidade para aplicar técnicas e tecnologias orientadas pela ética e pela estética.

II. A meritocracia, princípio educacional que norteia o conjunto de sujeitos comprometidos com o projeto que definem e assumem como expressão e busca da qualidade da escola, fruto do empenho de todos.

III. A preocupação com a eficácia e a eficiência das escolas e, predominantemente, para os resultados por elas obtidos quanto ao rendimento dos estudantes.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1113593 Pedagogia
A cultura é uma experiência, vivência de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro de um grupo ou espaço social. Cada cidadão expressa sua cultura na qual está inserida dentro de um grupo ou um espaço social. As expressões e saberes culturais de um povo influenciam em todos os setores da sociedade, incluindo, consequentemente, o sistema educativo. Segundo Moreira e Candau, elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Para tanto, faz-se indispensável superar o
Alternativas
Q1113594 Pedagogia
A escola como instituição social tem como tarefa a transmissão e a veiculação de saberes e práticas para todos. Por meio das relações de diálogo e da criação de vínculos e tendo a diversidade como valor, trabalha no sentido de romper com a lógica da exclusão e da homogeneização. Ou seja, seu papel principal é formar as crianças para a tarefa de renovar um mundo que está ainda repleto de situações de exclusão. Nessa perspectiva, são pressupostos para uma educação inclusiva, EXCETO:
Alternativas
Q1113595 Pedagogia
Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Estes conceitos organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam. Segundo Silva (2007), são conceitos referentes às teorias críticas:
Alternativas
Q1113596 Pedagogia
O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua convivência com os demais grupos, cria estruturas sociais básicas que se estabelecem e se solidificam à medida que se constitui em locus de formação humana. Nesse sentido, a escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada. Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço
Alternativas
Q1113597 Pedagogia
Um processo de gestão que seja democrático e que objetive a construção da cidadania brasileira não é um processo mecânico e sem compromissos. Ele só existirá na medida em que forem desenvolvidas a autonomia e a participação de todos, num clima e numa estrutura organizacional compatíveis com essa prática. Neste sentido, a escola autônoma é aquela que, EXCETO:
Alternativas
Q1113598 Pedagogia
Cada vez mais se recupera a ideia de que existe uma formação geral que é condição para aprendizagem permanente. Nesta perspectiva, a escola tem hoje as funções de, EXCETO:
Alternativas
Q1113599 Pedagogia
A interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Logo, torna-se explícita a ocorrência de uma globalização do conhecimento. É preciso pensar em uma proposta de educação interdisciplinar, de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, que permitirá a construção de uma compreensão mais abrangente do saber, historicamente produzido pela humanidade. Para tanto, é necessário
Alternativas
Q1113600 Pedagogia
Ao entendermos como conteúdos escolares tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem capacidades cognitivas, mas que também incluem as demais capacidades, sendo, ainda, conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social, estamos, segundo Zabala, admitindo que
Alternativas
Q1113601 Pedagogia
Gadotti (2000), ao discutir Projeto Político-Pedagógico (PPP), aponta como princípios centrais para a gestão democrática da escola: autonomia e participação. Segundo o autor, esses princípios garantem que o PPP não se torne apenas uma “carta de intenções”, ou apenas um plano orientado por metas e estratégias. Ao ressaltar esses dois princípios, o autor afirma que a autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do:
Alternativas
Q1113602 Pedagogia
Um aspecto fundamental quando se fala do currículo e sua organização nos tempos e espaços escolares é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. Ou seja, currículo e avaliação da aprendizagem escolar são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que, portanto, ocorrem simultaneamente. Sobre estes aspectos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1117363 Pedagogia

Analise as duas formas de religiões explicitadas a seguir.

I. Com suas fábulas, mitos e superstições, a religião reforça os laços sociais entre o homem e seus semelhantes. Dá esperança da imortalidade como forma de defesa contra a imprevisibilidade do futuro. Essa é a religião natural, também reconhecida como infraintelectual.

II. É o misticismo. É a tomada de contato e, consequentemente, a coincidência parcial com o esforço criador que a vida manifesta. Esse esforço é de Deus, se não for o próprio Deus. O amor do místico por Deus coincide com o amor de Deus por Deus mesmo. Deus é amor e objeto de amor e aí reside todo o misticismo. O amor a Deus se transforma em amor pela humanidade e somente a experiência mística está em condições de fornecer a única prova da existência de Deus. É uma religião supraintelectual.

Em Henri Bergson, respectivamente, essas religiões se tratam de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: B
5: B
6: A
7: C
8: D
9: D
10: A
11: C
12: A
13: C
14: A
15: D
16: C