Questões de Concurso Público Prefeitura de Leopoldina - MG 2016 para Professor de Educação Básica III - Matemática

Foram encontradas 10 questões

Q1114948 Pedagogia

“Precisamos pôr na ética nossas mãos e nosso coração (...) uma ética que, tecendo-se nos confrontos e se desenhando a partir da diversidade de vida comum não abdica nunca de si mesma (...) trata-se pois de uma nova forma didática política (...) uma ética que concretiza, assim, sua ligação visceral com a educação.” (Kramer, 1993.)

Acerca da ética do professor, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1114949 Pedagogia

Imagem associada para resolução da questão

Julgue a atitude do aluno:

Alternativas
Q1114950 Pedagogia
O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. A propósito deste enfoque, Fernando Hernandez (1998) ressalta que convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria à prática e a finalidade de alcançar, entre outros objetivos, o de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida algumas hipóteses, EXCETO:
Alternativas
Q1114951 Pedagogia
Conforme as pedagogias foram se instituindo para atender as necessidades históricas dos diversos momentos da vida da humanidade, a prática pedagógica escolar, ao longo do tempo, foi ganhando conotações diferentes. Cada época, cada história, cada grupo humano, fez da escola uma instância, entre outras, de mediação de sua concepção de mundo. As relações entre os pensamentos pedagógicos e alguns de seus pressupostos estão corretas em:
Alternativas
Q1114952 Pedagogia
Ao discutirmos a função social da educação e da escola, entende-se a educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações. No desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, a escola precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite
Alternativas
Q1114953 Pedagogia

Organicamente articuladas, a base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos Projetos Político-Pedagógicos (DCNs). Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola conseguir:

I. Ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena.

II. Adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer.

III. Viver situações práticas a partir das quais seja possível perceber que não há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema, uma experiência podem ser descritos e analisados segundo diferentes perspectivas e correntes de pensamento, que variam no tempo, no espaço, na intencionalidade.

IV. Compreender os efeitos da “infoera”, sabendo que estes atuam, cada vez mais, na vida das crianças, dos adolescentes e adultos, para que se reconheçam, de um lado, os estudantes, de outro, os profissionais da educação e a família, mas reconhecendo que os recursos midiáticos não necessitam permear todas as atividades de aprendizagem.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1114954 Pedagogia
Perrenoud (1999, p. 79) afirma que “a regulação coletiva é acompanhada de intervenções mais individualizadas, pois o professor atende particularmente alguns alunos, vigia-os de perto, auxilia-os com frequência, dá a eles explicações extras, (...). Essa diferenciação não está inteiramente investida na regulação das aprendizagens, mas é um de seus aspectos”. Para o autor, no amplo sentido proposto, é correto afirmar acerca da avaliação:
Alternativas
Q1114955 Pedagogia

“Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas, sim, diagnóstico e construção. Não há submissão, mas, sim, liberdade. Não há medo, mas, sim, espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas, sim, travessia permanente em busca do melhor, sempre!”

(Luckesi.)

Segundo o autor, no que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, é importante estar atento à sua função ontológica, que é de:

Alternativas
Q1114956 Pedagogia
O cognitivismo enfatiza a cognição, o ato de conhecer, ou seja, como o ser humano conhece o mundo. Os cognitivistas também investigam os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão. Dentre as principais teorias cognitivistas, destacam-se:
Alternativas
Q1114957 Pedagogia
A Lei nº 8.069/1990, Art. 53, prevê que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Nesse âmbito, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: C
6: B
7: D
8: A
9: C
10: C