Questões de Concurso Público Prefeitura de Manhumirim - MG 2017 para Psicólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2006787 Psicologia
PERVIN, Lawrence A. (2004) afirma que em relação à personalidade, os determinantes ambientais abrangem influências que tornam muitos de nós semelhantes uns aos outros, assim como as experiências que nos tornam únicos. São considerados determinantes ambientais da personalidade, EXCETO:
Alternativas
Q2006788 Psicologia
Freud usava a palavra ‘objeto’ para se referir a qualquer pessoa, objeto ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto. Na sua visão, o primeiro objeto na vida do bebê capaz de satisfazer ao instinto era o seio materno. Mais tarde, a própria mãe como pessoa torna-se um objeto de satisfação do instinto. E, à medida que a criança cresce, outras pessoas tornam-se objetos de satisfação do instinto.” (SCHULTZ, Duane P. & Schultz p. 390.)
Sobre as Teorias das Relações entre os Objetos na visão de Freud, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2006789 Psicologia
Carl Jung chegou a ser considerado o herdeiro do movimento psicanalítico de Freud; depois do rompimento da amizade entre os dois, Jung desenvolveu a psicologia analítica, em oposição a grande parte do trabalho de Freud.(SCHULTZ, Duane P. & Schultz p. 391.)
Em relação à Teoria Analítica de Jung e Psicanálise Freudiana, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2006790 Psicologia
“Geralmente as pessoas com transtornos de personalidade pensam e se comportam de um modo que causa sofrimento para si mesma e para as pessoas que se preocupam com elas.” (Barlow D. H. e Durand V. M. 2008.)
Existem grupos ou conjuntos principais de transtornos da personalidade, que geralmente principiam na infância. Em relação a estes grupos, analise as afirmativas a seguir.
I. O grupo A desrespeita os transtornos de personalidade singular ou excêntricos sendo os transtornos de personalidade do tipo esquizoide e esquizotípica caracterizada principalmente por desconfiança e comportamento estranho. II. O grupo B desrespeita os transtornos de personalidades antissocial e limítrofe, sendo as principais características o perfil de pessoa exagerado, emotivo ou imprevisível. III. O grupo C desrespeita os transtornos de personalidades dependente e obsessivo-compulsiva; geralmente são pessoas que apresentam necessidade recorrente de receber cuidados e fixação em detalhes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2006791 Psicologia
De acordo com Sara Pain (1985) podemos entender a patologia da aprendizagem em um sentido amplo e estrito. A autora afirma em um “sentido estrito” como um problema clínico, tal como se apresenta no consultório e na escola. Supõe um desvio mais ou menos acentuado do quadro normal, mais aceitável, e que responde às expectativas relativas a um sujeito que aprende. São considerados fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem: 
Alternativas
Q2006792 Psicologia
“O Indivíduo sujeito da história é constituído de suas relações sociais e é, ao mesmo tempo, passivo e ativo, ou seja, determinado e determinante. Ser mais ou menos atuante como sujeito da história depende do grau de autonomia e de iniciativa que esse sujeito alcança.” (Sílvia T. M. Lane & Wanderley Codo (orgs.) pág. 40.)
Considerando a informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O homem é sujeito de sua história na medida em que se insere e se define no conjunto de suas relações sociais, desempenhando atividades transformadoras destas relações.
( ) O indivíduo consciente de si, necessariamente, tem consciência de sua pertinência a uma classe social; enquanto indivíduo, esta consciência se processa transformando as suas próprias ações.
( ) O homem como ser ativo e inteligente se insere historicamente em um grupo social através da aquisição da linguagem, condição determinante para a comunicação e o desenvolvimento de suas relações sociais e, consequentemente, de sua própria individualidade.
( ) O homem age produzindo e transformando o seu ambiente e para tanto ele pensa, planeja sua ação e, depois de executada, ela é pensada e avaliada, determinando ações subsequentes; este pensar se dá através dos significados transmitidos pela linguagem aprendida.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2006793 Psicologia
“Até o momento, diferentes trabalhos vêm sublinhando a existência de um conjunto de mecanismos de ações próprios das psicoterapias. Numerosas observações clínicas revelam, sem dúvida, a presença de um complexo entre cruzamento de influências de mudança. Contudo, permanece a impressão de que saber que atuam nas psicoterapias múltiplos mecanismos de ação é apenas a primeira abordagem; constitui um conhecimento vago, insuficiente, alude a uma conjunção sem dar ideia de sua organização.” (Héctor Juan Fiorini. Pág. 85.)
Em relação ao conjunto de influência de mudanças nas psicoterapias, existem alguns eixos de fundamental importância neste processo; analise-os.
I. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudanças. Esses pilares constituem uma espécie de tripé de sustentação do processo. II. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia objetivam produzir no paciente uma ativação de suas funções egoicas, por meio das quais se torne possível elaborar de modo focalizado a problemática inserida numa situação vital específica, com base no direcionamento, no estímulo e nas realizações simbólicas do vínculo vivido numa relação de trabalho personificada com o terapeuta, com a correlativa ativação das funções egoicas. III. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares, sendo o foco, a ativação de funções egoicas do (paciente e do terapeuta) e o processo terapêutico. Esses três pilares atuam instalando uma estrutura de tensões ativadoras recíproca: é necessário um ego ativado para focalizar a tarefa, caso contrário esta se difunde sem limites.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q2006794 Psicologia
“As psicoterapias de apoio exigem uma cuidadosa avaliação clínica, incluindo a identificação dos sintomas, fatores desencadeantes, diagnóstico nosográfico, aspectos da personalidade e, em muitas situações, uma compreensão profunda da psicodinâmica do paciente.”                                                                  (Cordioli, 2008.)
As intervenções em psicoterapias de apoio destinam-se basicamente em: 
Alternativas
Q2006795 Psicologia
“As diversas técnicas de entrevista têm em comum o objetivo de avaliar para fazer algum tipo de recomendação, seja diagnóstica ou terapêutica. A entrevista, como ponto de contato inicial, é crucial para o desenvolvimento de uma relação de ajuda no processo terapêutico.”                                                  (CUNHA, Jurema Alcides p. 52.)
Para levar uma entrevista a termo de modo adequado, o entrevistador deve ser capaz de: 
Alternativas
Q2006796 Psicologia
“A psicanálise contemporânea caracteriza-se por uma diversidade de escolas com distintas perspectivas, havendo, em decorrência disso, inúmeras aplicações. Uma destas aplicações é a psicoterapia de orientação analítica que, diante do discurso psicanalítico, possuem tendências importantes que podem ser pontos de influência na aplicação desta técnica.”                                                                                         (Cordioli, 2008.)
Em relação à aplicação da técnica mencionada anteriormente, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem múltiplos modos de ação terapêutica. II. O enfoque tem migrado da reconstrução para as interações entre paciente e analista. III. Há maior flexibilidade e negociação quanto aos limites, ao enquadramento e às regras analíticas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: A