Questões de Concurso Público SEMACE 2023 para Fiscal Ambiental - FA07

Foram encontradas 3 questões

Q2097284 Meio Ambiente
A Biologia Molecular tem gerado importantes contribuições na melhoria da qualidade de vida da população mundial. Através de experimentos, análises e procedimentos que envolvem pesquisas laboratoriais e reagentes de elevada pureza tem-se, por exemplo, reações bem-sucedidas para o isolamento do ácido nucleico para uma reação de PCR ser eficiente. 
É sabido que as descrições de reagentes analíticos respeitam o disposto na regulamentação técnica sanitária, sendo considerados: o tipo de análise que será aplicada (qualitativo ou quantitativo de determinado analito), a metodologia utilizada, bem como a sua apresentação.
Conforme rege a Resolução Anvisa RDC nº 36, de 26 de agosto de 2015, que dispõe sobre a classificação de risco, os regimes de controle de cadastro e registro e os requisitos de rotulagem e instruções de uso de produtos para diagnóstico in vitro, inclusive seus instrumentos, assinale a alternativa em que o critério não está especificamente previsto para a classificação de risco dos produtos para diagnóstico in vitro.
Alternativas
Q2097286 Meio Ambiente
Entre as inúmeras interações existentes, a Ecologia pode ser compreendida como a ciência que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, envolvendo assim múltiplos conhecimentos. 
Sabe-se que a mais importante fonte de nitrogênio é a atmosfera, sendo que cerca de quase 80% do ar atmosférico é formado por nitrogênio livre, mas a maioria dos seres vivos necessita de mecanismos complementares para aproveitá-lo no seu metabolismo. 
Sobre o tema, assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das funções do nitrogênio para as plantas. 
Alternativas
Q2097297 Meio Ambiente
A Instrução Normativa Ibama n° 141, de 19 de dezembro de 2006, regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinatrópica nociva, destacando que o controle de fauna é a “captura de espécimes animais seguida de soltura, com intervenções de marcação, esterilização ou administração farmacológica; captura seguida de remoção; captura seguida de eliminação; ou eliminação direta de espécimes animais”, bem como que a fauna exótica invasora são “animais introduzidos a um ecossistema do qual não fazem parte originalmente, mas onde se adaptam e passam a exercer dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, além de causar prejuízos de ordem econômica e social ”.
Também fica estabelecido que a fauna sinantrópica nociva é a “fauna sinantrópica que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública”.
Conforme previsto no artigo 5º dessa Instrução, a espécie sinatrópica nociva que não é passível de controle por pessoa física e jurídica devidamente habilitadas para tal atividade, sem a necessidade de autorização por parte do Ibama, é
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E