Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Biologia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016111 Biologia

Diferentes funções são exercidas pelos vegetais de modo a mantê-los vivos e adaptados ao ambiente que os cercam. A respeito dessas funções são feitas as afirmações abaixo:


I. A transpiração estomática é o principal mecanismo de perda de água pelas plantas. Os fatores ambientais que mais afetam o movimento estomático incluem a disponibilidade de água, a concentração de dióxido de carbono, a luz e a temperatura.

II. O potencial hídrico menor que se estabelece nas folhas pela transpiração ou pelo uso da água, origina um gradiente de potencial hídrico destas para a solução do solo na superfície das raízes. Este gradiente de potencial hídrico é a força motriz do movimento contínuo da água ao longo do solo-planta-atmosfera.

III. De acordo com a hipótese do fluxo de massa, a seiva elaborada move-se através do floema ao longo de um gradiente crescente de pressão de turgor que se estabelece entre o local de síntese e o de consumo/armazenamento.

IV. As reações que ocorrem durante a fotossíntese são divididas em dois principais processos: as reações de transdução de energia ou fotoquímicas, que ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos e as reações de fixação do carbono ou químicas que ocorrem no estroma.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016128 Biologia

Nos ecossistemas, inúmeras interações se estabelecem entre os componentes das comunidades, as quais são fundamentais para a manutenção do equilíbrio dos mesmos, sejam elas harmônicas ou desarmônicas. Abaixo são dados exemplos de algumas interações:


I. Galium hercynicum é uma planta que cresce naturalmente em solos ácidos da Grã-Bretanha, enquanto Galium pumilum é limitada a solos mais calcários. Em um experimento, verificou-se que, quando cultivada separadamente as plantas podiam crescer tanto em solo ácido de um local e G. hercynicum como em solo calcário de um local de G. pumilum. Porém se eram cultivadas juntas, apenas G. hercynicum crescia satisfatoriamente em solo ácido e somente G. pumilum crescia satisfatoriamente em solo calcário.

II. A raflésia (Rafflesia sp) é uma planta do sudoeste da Ásia que apresenta uma flor de grandes dimensões (até 1m de diâmetro) e 7 quilos). No entanto, seu caule e sua raiz são muito pequenos e ficam escondidos no interior da planta sobre a qual a raflésia se instala. Ela não têm clorofila e, por isso, não produz seu alimento. Não apresenta grandes raízes e somente sua flor surge à superfície na época da floração.

III. A acácia chifre-de-touro (Acacia cornigera) possui espinhos ocos que são utilizados pelas formigas Pseudomyrmex ferrugineai como locais de nidificação. Além disso as plantas possuem “corpos beltianos” ricos e proteínas e nectários que atraem as formigas. Estas, por sua vez, cortam ativamente ramos de outras espécies de plantas competidoras e evitam a ação de herbívoros.


Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as interações ecológicas descritas:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B