Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2018 para Professor de Anos Finais - Inglês

Foram encontradas 3 questões

Q1733224 Português
Zana teve de deixar tudo: o bairro portuário de Manaus, a rua em declive sombreada por mangueiras centenárias, o lugar que para ela era quase tão vital quanto a Biblos de sua infância: a pequena cidade no Líbano que ela recordava em voz alta, vagando pelos aposentos empoeirados até se perder no quintal, onde a copa da velha seringueira sombreava as palmeiras e o pomar cultivados por mais de meio século. Perto do alpendre, o cheiro das açucenas-brancas se misturava com o do filho caçula. Então ela sentava no chão, rezava sozinha e chorava, desejando a volta de Omar. Antes de abandonar a casa, Zana via o vulto do pai e do esposo nos pesadelos das últimas noites, depois sentia a presença de ambos no quarto em que haviam dormido [...] Ela imaginava o sofá cinzento na sala onde Halim largava o narguilé para abraçá-la, lembrava a voz do pai conversando com barqueiros e pescadores no Manaus Harbour, e ali no alpendre lembrava a rede vermelha do Caçula [...] "Sei que um dia ele vai voltar", Zana me dizia sem olhar para mim, talvez sem sentir a minha presença, o rosto que fora tão belo agora sombrio, abatido. A mesma frase eu ouvi, como uma oração murmurada, no dia em que ela desapareceu na casa deserta.
(Hatoum, M. Dois irmãos.http://dynamicon.com.br/wpcontent/uploads/2017/02/Dois-irm%C3%A3os-de-MiltonHatoum.pdf)

No trecho acima, há um narrador que está contando a história em primeira pessoa, ou seja, uma narrativa onde o narrador também se torna personagem. No entanto, há momentos de onisciência do narrador, o que seria paradoxal nesta definição. Neste caso, podemos afirmar que o foco narrativo do trecho acima é de natureza:
Alternativas
Q1733230 Português
“Sobretudo a partir da acomodação das transformações modernistas, que paradoxalmente lhe deram nova dinâmica e angulação, o regionalismo tem sido visto, por uma parte da crítica, como um tipo de literatura presa a raízes que se querem esquecer ou, no melhor dos casos, superar. Raízes agrárias, de extração colonial, que se expressariam sempre num modelo de alguma forma realista e nacionalista, de fidelidade ao meio a descrever, baseado numa concepção mimética da arte. Dessa espécie de fatalidade, que perseguiria a quase todos os que se aventuraram por esse caminho, a despeito das diferenças entre si, poucos escapariam sem ressalvas, provavelmente apenas Graciliano Ramos e Guimarães Rosa [...]”.
(Pellegrini, T.https://muse.jhu.edu/article/173647.pdf)
Qual das seguintes alternativas recupera, sem perda de sentido, o termo “fatalidade”, de acordo com o texto acima? Qual é a “fatalidade”?
Alternativas
Q1733231 Português
Ainda segundo Tania Pellegrini, sobre a obra do escritor Milton Hatoum: “[Hatoum), lançando mão das contribuições das matrizes literárias urbanas clássicas, modernas e contemporâneas, já incorporadas, e à sua luz revendo os conteúdos [...], compõe um tecido rico no seu hibridismo, que conserva vivas todas as suas fontes e é capaz de continuar transmitindo a herança delas recebida. É uma herança renovada que, todavia, ainda se identifica completamente com o passado, resgatando-lhe a identidade e impedindo sua transformação em “texto multicultural.” Nesse sentido, ele consegue não esquecer, mas lembrar; não superar, mas resgatar em termos artísticos de inegável valor o impasse criado pelas desigualdades de fundo da vida social e da multifacetada cultura brasileira, num movimento de incorporação simultânea de termos heterogêneos e numa síntese de profundo significado humano e político.”
(https://muse.jhu.edu/article/173647.pdf) 
De acordo com esta leitura crítica acima, podemos dizer que o autor de Dois Irmãos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: B