Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Engenheiro - Químico

Foram encontradas 5 questões

Q1065827 Química
Várias são as maneiras para reverter o processo de escurecimento da prata. Geralmente estes materiais recuperam seu brilho quando envoltos por papel alumínio e mergulhados em um recipiente contendo água quente e cloreto de sódio. UCKO, D. A. Química para as ciências da saúde: uma introdução à química geral, orgânica e biológica. São Paulo: Manole, 1995 (adaptado).
A reação que ocorre é: Ag2S(s) + A(s)→ A2S3(s) + Ag(s)
Utilizando o processo descrito, a massa de prata metálica que será regenerada na superfície de um objeto que contém 5g de sulfeto de prata I é aproximadamente:
Alternativas
Q1065831 Química
A união de entre um elemento X de número atômico 20 com um elemento Z de número atômico 7 apresenta fórmula molecular/iônica e tipo de ligação respectivamente igual a:
Alternativas
Q1065834 Química
Várias são as discussões sobre a poluição emitida pelos automóveis. Dentre os combustíveis mais utilizados estão a gasolina (octano) e o etanol. Considerando que um motorista utilize 10 litros de oxigênio na CTNP e que a combustão seja completa, podemos afirmar que a produção aproximada em kg de gás carbônico, para cada mol de gasolina e etanol queimado será respectivamente:
Alternativas
Q1065835 Química
O processo do cumeno (também conhecido como processo de Hock) é um processo industrial de síntese de fenol e acetona a partir de benzeno e propileno. O nome deste processo provém da molécula intermediária da reação em questão – cumeno (isopropilbenzeno). Foi inventado por Heinrich Hock em 1944 e, simultaneamente, por R. Udris e P. Sergeyev em 1942 (USSR). Este processo converte duas moléculas relativamente baratas – benzeno e propileno (propeno) – em duas mais valiosas – fenol e acetona. A produção mundial de fenol e de acetona está maioritariamente relacionada com este método. Qual afirmativa representa a fórmula estrutural correta do cumeno?
Alternativas
Q1065850 Química
Um químico analisando um experimento verificou uma pressão osmótica de 2,8 atm, uma massa de soluto equivalente a 10g em um volume de solução de 2litros. Ao olhar o termômetro esse verifica que a temperatura do laboratório marca 23ºC e decide calcular a massa molar da substância até então desconhecida. Qual a massa encontrada pelo químico? (Dado: R = 0,082 atm .L . K-1 .mol-1).
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: B