Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Médico
Foram encontradas 25 questões
A esofagite eosinofílica (EoE) é uma enfermidade que vem sendo reconhecida com frequência crescente nas últimas duas décadas. Aparentemente há um aumento na percepção diagnóstica, no entanto tem-se observado uma verdadeira escalada no aparecimento de casos novos. A EoE foi descrita inicialmente no final da década de 1970, sendo identificada como uma condição clínica distinta em 1993. Caracteriza-se pela presença de infiltrado eosinofílico no esôfago, sem comprometimento de outros segmentos do trato gastrointestinal.
Com relação a esofagite eosinofílica é correto afirmar sobre seu diagnóstico:
A trombocitose essencial (TE) é uma doença mieloproliferativa caracterizada por aumento da contagem das plaquetas, hiperplasia megacariocítica e tendência hemorrágica ou trombótica. Sinais e sintomas podem incluir fraqueza, dores de cabeça, parestesias, sangramento, esplenomegalia e eritromelalgia com isquemia dos dedos.
De acordo com a OMS é correto afirmar sobre os critérios diagnósticos:
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito (DM). Mantém associação independente com eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC), doença arterial periférica (DAP) e doença renal crônica (DRC), fatal e não fatal.
(Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, disponível em <http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/revista/24-1.pdf>
I. Há uma associação direta e linear entre envelhecimento e prevalência de HA, relacionada ao: a) aumento da expectativa de vida da população brasileira, atualmente 74,9 anos; b) aumento na população de idosos ≥ 60 anos na última década (2000 a 2010), de 6,7% para 10,8%.
II. Estudos brasileiros que avaliaram o impacto de polimorfismos genéticos na população de quilombolas não conseguiram identificar um padrão mais prevalente. Mostraram forte impacto da miscigenação, dificultando ainda mais a identificação de um padrão genético para a elevação dos níveis pressóricos.
III. Estratégias para prevenção do desenvolvimento da HA englobam políticas públicas de saúde combinadas com ações das sociedades médicas e dos meios de comunicação. O objetivo deve ser estimular o diagnóstico precoce, o tratamento contínuo, o controle da PA e de FR associados, por meio da modificação do estilo de vida (MEV) e/ou uso regular de medicamentos.
IV. Pré-hipertensão (PH) é uma condição caracterizada por PA sistólica (PAS) entre 121 e 139 e/ou PA diastólica (PAD) entre 81 e 89 mmHg.
A sequência correta é:
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade funcional no mundo. Em algumas regiões do Brasil ainda figura como a principal causa de morte. Caracteriza-se por um déficit neurológico, geralmente focal, de instalação súbita e rápida evolução, decorrente do dano localizado em alguma região cerebral, o qual pode ser de natureza isquêmica (AVCI) ou hemorrágica (AVCH).
Com relação ao diagnóstico clínico do AVC é correto afirmar:
O herpes é uma dermatovirose infectocontagiosa de erupção aguda, autolimitada, universal, causada pelo Herpes simplex vírus, da família herpesviridae, formado por DNA. Mais de um terço da população mundial é capaz de transmitir o vírus durante o período de replicação viral. Há dois tipos de vírus herpes simplex: tipo 1 (HSV-1) que acomete principalmente a face e o tronco, e o tipo 2 (HSV-2) a genitália. Todavia, ambos os vírus podem infectar qualquer área mucocutânea.
Com relação ao herpes é correto afirmar:
A pancreatite aguda é uma doença relativamente comum, cujas principais etiologias são litíase biliar e etilismo (80% dos casos). Apesar dos critérios diagnósticos estarem relativamente bem estabelecidos, o tratamento ainda apresenta controvérsias.
Com relação aos principais indicadores de falência orgânica na pancreatite aguda é correto afirmar:
I. Hipotensão / choque (PAS < 90 mmHg).
II. Insuficiência respiratória e/ou hipoxemia.
III. Insuficiência renal aguda.
IV. Hemorragia digestiva (> 500 ml/24h).
A sequência correta é:
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde – IRAS (PRICE et al., 2018). O termo HM engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos (BRASIL, 2007). A correta HM em serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde (BRASIL, 2009).
Além dos requisitos para a aquisição de preparações alcoólicas para fricção antisséptica das mãos, a preparação alcoólica específica para fricção cirúrgica das mãos deve atender aos seguintes critérios ou características:
I. Remover a microbiota transitória, além de reduzir significativamente a microbiota residente no início do procedimento e evitar o crescimento microbiano nas mãos enluvadas, até o fim do procedimento cirúrgico.
II. Remover a microbiota intransitória, além de aumentar significativamente a microbiota residente no início do procedimento e evitar o crescimento microbiano nas mãos enluvadas, até o fim do procedimento cirúrgico.
III. Apresentar efeito imediato e atividade persistente e sustentada devidamente documentada.
IV. Apresentar efeito imediato e atividade persistente e sustentada devidamente documentada. Esta avaliação pode ser demonstrada por meio de laudos de resultados destes efeitos pelos métodos: americano (FDA/ASTM –F5123) ou europeu (BR50791).
A sequência correta é:
O aumento da prevalência da Insuficiência Cardíaca (IC) decorre do envelhecimento populacional e do crescimento de fatores de risco, tais como obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, além do aumento da sobrevida dos portadores de cardiopatias como, por exemplo, cardiopatias congênitas e cardiopatia isquêmica. Mundialmente, cerca de 26 milhões de adultos padecem de IC e projeções indicam que a prevalência tende a aumentar em 25% até 2030. Em relação a IC é corretor afirmar:
I. Ecocardiogramatransesofágico: é recomendado para avaliação rotineira dos pacientes com IC.
II. Ressonância magnética cardíaca: Fornece avaliação altamente acurada das estruturas e da função cardíaca, sendo considerada atualmente o método padrão-ouro para medidas dos volumes, da massa miocárdica e da fração de ejeção de ambas as cavidades ventriculares.
III. SPECT de perfusão miocárdica: A cintilografia miocárdica de perfusão, pela técnica tomográfica (tomografia computadorizada por emissão de fóton único − SPECT), deve ser considerada para a avaliação funcional não invasiva da perfusão miocárdica naqueles pacientes já sabidamente portadores de doença arterial coronária (DAC) sem angina ou naqueles suspeitos de DAC, para avaliar a presença de isquemia e viabilidade miocárdicas.
A sequência correta é:
As cefaleias podem ser classificadas em primárias e secundárias. As cefaleias primárias são doenças cujo sintoma principal, porém não único, são episódios recorrentes de dor de cabeça (ex.: migrânea, cefaleia do tipo tensional e cefaleia em salvas). As cefaleias secundárias são o sintoma de uma doença subjacente, neurológica ou sistêmica (ex.: meningite, dengue, tumor cerebral). O diagnóstico diferencial entre cefaleia primária ou secundária é essencial. A causa da cefaleia secundária habitualmente deve ser investigada por meio de exames subsidiários. Em relação às complicações da migrânea é correto afirmar:
I. Estado migranoso: cefaleia intensa que dura mais que 72 horas, com intervalos livres inferiores a 12 horas, à qual associam-se náuseas e vômitos por horas seguidas, levando a desidratação e as suas consequências, como a necessidade de internação.
II. Infarto migranoso: é um ataque diferentes aos outros episódios, e os sintomas da aura persistem por menos de 60 minutos e no exame de neuroimagem não aparece nada.
III. Migrânea crônica: é a diminuição da frequência das crises porém são fatores de risco para cronificação: fatores emocionais, estresse, doenças psiquiátricas e abuso de analgésicos.
A sequência correta é:
Um paciente do sexo masculino com 45 anos de idade se apresenta ao pronto-socorro com história de 1 hora de início súbito de dor no flanco esquerdo irradiando para a virilha. O paciente se contorce de dor, a qual não melhora com mudança de posição. O paciente também se queixa de náuseas e vômitos. Pode-se suspeitar de diagnóstico de nefrolitíase com base na história clínica, nos achados ao exame físico e nos resultados dos exames laboratoriais, sendo a confirmação feita com exames de imagem. Com base no diagnóstico é correto afirmar:
I. História clínica: Os cálculos renais e ureterais podem causar cólica renal: dor grave e aguda no flanco que pode irradiar para a virilha ipsilateral, normalmente acompanhada de náuseas e vômitos.
II. Exame físico: Em pacientes com cólica renal, o ângulo costovertebral e a sensibilidade do flanco ipsilateral podem ser acentuados. Sinais de sepse, incluindo febre, taquicardia e hipotensão, podem indicar cálculo obstrutivo com infecção, requerendo encaminhamento urgente ao urologista.
III. Exames laboratoriais: Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.
IV. Exames por imagem: A tomografia computadorizada helicoidal sem contraste (TCSC) é a modalidade preferida de exame imagiológico em virtude da sua alta sensibilidade e especificidade. A tomografia computadorizada (TC) determina com precisão a presença, o tamanho e a localização dos cálculos; se o resultado for negativo, a nefrolitíase poderá ser descartada com alta probabilidade.
A sequência correta é:
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia a insuficiência renal aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio. Em relação aos sinais e sintomas da insuficiência renal aguda é correto afirmar:
I. Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal; retenção de líquidos, causando edema nas pernas, tornozelos ou pés.
II. Sonolência; falta de apetite, dispneia, fadiga.
III. Confusão; náusea e vômitos; convulsões ou coma, em casos graves dor ou pressão no peito.
A sequência correta é: