O aumento da prevalência da Insuficiência Cardíaca (IC) de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1018139 Medicina

O aumento da prevalência da Insuficiência Cardíaca (IC) decorre do envelhecimento populacional e do crescimento de fatores de risco, tais como obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, além do aumento da sobrevida dos portadores de cardiopatias como, por exemplo, cardiopatias congênitas e cardiopatia isquêmica. Mundialmente, cerca de 26 milhões de adultos padecem de IC e projeções indicam que a prevalência tende a aumentar em 25% até 2030. Em relação a IC é corretor afirmar:


I. Ecocardiogramatransesofágico: é recomendado para avaliação rotineira dos pacientes com IC.

II. Ressonância magnética cardíaca: Fornece avaliação altamente acurada das estruturas e da função cardíaca, sendo considerada atualmente o método padrão-ouro para medidas dos volumes, da massa miocárdica e da fração de ejeção de ambas as cavidades ventriculares.

III. SPECT de perfusão miocárdica: A cintilografia miocárdica de perfusão, pela técnica tomográfica (tomografia computadorizada por emissão de fóton único − SPECT), deve ser considerada para a avaliação funcional não invasiva da perfusão miocárdica naqueles pacientes já sabidamente portadores de doença arterial coronária (DAC) sem angina ou naqueles suspeitos de DAC, para avaliar a presença de isquemia e viabilidade miocárdicas.


A sequência correta é:

Alternativas