Questões de Concurso Público IF-MG 2023 para Bibliotecário-Documentalista
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A questão refere-se aos dois textos apresentados a seguir. O primeiro diz respeito à
Mafalda, personagem icônica criada pelo argentino Quino, em conversa com o amigo Filipe. O
segundo texto trata-se de uma criação do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, que compõe
a obra intitulada O Livro dos Abraços.
TEXTO 1
TEXTO 2
Função da arte/1
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
— Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. In: O livro dos abraços. 2ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 15.
A questão refere-se aos dois textos apresentados a seguir. O primeiro diz respeito à
Mafalda, personagem icônica criada pelo argentino Quino, em conversa com o amigo Filipe. O
segundo texto trata-se de uma criação do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, que compõe
a obra intitulada O Livro dos Abraços.
TEXTO 1
TEXTO 2
Função da arte/1
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
— Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. In: O livro dos abraços. 2ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 15.
A questão refere-se aos dois textos apresentados a seguir. O primeiro diz respeito à
Mafalda, personagem icônica criada pelo argentino Quino, em conversa com o amigo Filipe. O
segundo texto trata-se de uma criação do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, que compõe
a obra intitulada O Livro dos Abraços.
TEXTO 1
TEXTO 2
Função da arte/1
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
— Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. In: O livro dos abraços. 2ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 15.
I. O texto 1, por utilizar recursos não verbais, não se pauta por elementos de coesão e de coerência.
II. A coesão e a coerência, no texto 2, são encargos do leitor, pois constituem-se no processo de leitura e de interpretação do texto.
III. No texto 1, as duas orações enunciadas por Mafalda poderiam ser coerentemente articuladas com o uso do conectivo “todavia”.
IV. No texto 2, a coesão textual deve-se, entre outros fatores, ao fato de que os personagens pai e filho mantêm-se no decorrer de toda a narrativa.
V. Para construir adequadamente os sentidos, e, portanto, a coerência do texto 1, é importante que o leitor identifique a fala de Mafalda como sendo argumentativa e não informativa.
VI. O título do texto 2 tem valor irrisório, em termos de coesão textual, uma vez que não se remete a nenhum elemento da história narrada.
VII. No texto 1, o pronome “te”, utilizado por Mafalda, é elemento coesivo para o personagem Filipe.
No primeiro parágrafo do texto 2, o pronome “o” é elemento coesivo para o personagem Diego.
INFANTE, Guilherme. O capirotinho: 5 anos. [s.l.],Editora: [s.n.], 2020, p.66.
Analise as assertivas sobre os quadrinhos anteriores:
I. Ao se ler apenas o primeiro quadrinho isoladamente, pode-se perceber que predomina o sentido conotativo, haja vista que os personagens estão debaixo de uma pedra.
II. No segundo quadrinho, há apenas o sentido conotativo, pois o personagem Capirotinho observa literalmente “os de cima” caírem.
III. Nas reflexões do Capirotinho, há o sentido conotativo e denotativo, pois “os de cima” podem ser interpretados como a classe dominante que subjuga a classe dominada, “os de baixo”.
Assinale a alternativa que contenha a opção correta.