Questões de Concurso Público IF-MT 2023 para IF-MT - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Artes
Foram encontradas 7 questões
Considerando as correntes, gêneros, estilos e características da música ocidental, analise as afirmações a seguir.
I – O termo “contraponto” significa nota contra nota e é utilizado para caracterizar músicas polifônicas com mais de uma linha melódica. O contraponto ocorre em músicas modais, tonais e atonais.
II – A inversão, a retrogradação e a inversão retrogradada são procedimentos do contraponto imitativo.
III – Uma das técnicas abordadas nas práticas composicionais durante o século XX foi o dodecafonismo serial. Nessa técnica, não é possível realizar procedimentos contrapontísticos de inversão ou de retrogradação.
Assinale a alternativa CORRETA:
O modelo C(L)A(S)P, proposto pelo músico e educador Keith Swanwick, enfatiza a importância da experiência musical ativa por meio das atividades centrais de composição (C), apreciação (A), e performance (P), apoiadas pelas atividades de aquisição de habilidades musicais (S), e informações sobre a música (L). Conhecimentos teóricos, notação, informação sobre música e músicos e habilidades técnicas são atividades periféricas, meios para informar (L) e viabilizar (S), as atividades centrais, mas não devem substituir a experiência musical ativa. De acordo com França e Swanwick (2002), as cinco atividades devem ser apresentadas de forma inter-relacionada, oferecendo um leque de opções para as aulas de Música.
(FRANÇA, Cecilia C. e SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre v. 13, n. 21. p. 5-42, 2002)
I - O modelo C(L)A(S)P sugere começar sempre pelas atividades de composição para chegar às outras atividades musicais, em uma sequência organizada previamente para que a notação musical seja sempre a última modalidade a ser apresentada.
II - Muitas vezes, o ensino de música se limita às atividades consideradas periféricas, distanciando-se das atividades que envolvem a experiência musical direta.
III - O modelo proposto por Swanwick se distancia de modelos mais tradicionais, ao defender a execução musical desde o início e a ampliação das várias formas de aprendizagem musical: fazer, ouvir e entender música.
IV - O modelo C(L)A(S)P, de Swanwick, é voltado para a musicalização de crianças, não se adequando ao ensino médio ou aos cursos superiores.
V - É possível deduzir que o modelo C(L)A(S)P se desenvolveu no campo da filosofia e da sociologia, por se tratar de um modelo explicativo de etapas de aprendizagem.
A partir do texto e das opções acima, escolha a resposta com as afirmativas CORRETAS:
Nas últimas décadas, a educação musical vem ganhando espaço no Brasil, decorrente do engajamento de professores, alunos, músicos e outros profissionais que defendem a valorização e qualificação da formação musical em todos os seus níveis. Podemos considerar como ações que atestam essa premissa:
I - A implementação da Lei 5.692/71, que estipulou a obrigatoriedade da disciplina Música nos currículos da educação básica no Brasil.
II - A fundação da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, responsável por promover encontros nacionais e regionais, divulgando pesquisas e experiências de ensino e aprendizagem de professores, alunos, músicos e educadores em geral.
III - A expansão do canto orfeônico nas escolas, em decorrência da sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo das crianças, dando continuidade a um projeto de valorização das culturas brasileiras interrompido desde o século passado.
IV - A expansão do número de cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de Educação Musical, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas, produtos e reflexões em diversos temas como a educação especial, a formação de professores, a aprendizagem em ambientes informais e não formais, dentre outros.
Analisando os itens acima, escolha a alternativa que indica os itens CORRETOS:
O ensino de instrumentos musicais, incluindo a voz, tem sido objeto de reflexões, revisões, pesquisas e desenvolvimento de estratégias adequadas às demandas atuais de espaços escolares e não escolares. Crianças, jovens e adultos têm procurado aulas de instrumento e canto, com diferentes objetivos e intenções. Podem ser consideradas estratégias didáticas atuais para o ensino de instrumentos para iniciantes na educação básica:
I - O desenvolvimento da execução de escalas e o conhecimento sobre notação e teoria musical como pré-requisito para a execução de peças e repertórios musicais.
II - A implementação do ensino coletivo de instrumentos musicais como uma possibilidade de envolver alunos com níveis de habilidades e conhecimentos diferentes.
III - A inclusão de estratégias que envolvem a imitação auditiva e visual, a experimentação e a criação individual e coletiva. Essas estratégias, comuns na aprendizagem informal, podem ser usadas também no ensino formal, cabendo ao/à professor/a entender o seu potencial e a sua efetividade na aprendizagem musical.
IV - Apresentar repertórios de diversos estilos, relacionar conhecimentos teóricos com a execução musical, relacionar a técnica com o repertório estudado, ampliando as habilidades e conhecimentos musicais no ensino de instrumento.
V - Selecionar alunos com mais facilidade para a aprendizagem de obras eruditas, uma vez que estas demandam maior complexidade do que as populares.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS:
Analise as figuras abaixo, que se relacionam com a musica We Will Rock You, escolhida para a atividade descrita no artigo de Cernev e Malagutti (2016).
Figura 1: exemplos de células rítmicas para o gênero musical rock. (Extraído de CERNEV, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 95-107, 2016)
Figura 2: grafia desenvolvida pelos alunos em sala de aula durante a aplicação desta proposta pelas autoras. (Extraido de CERNEVY, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 96-107, 2016)
Figura 3
Figura 4
Figura 5: Extraído de: https://i.ytimg.com/vi/u9lD7IkxP1Y/maxresdefault. jpg, consultado em 11 de novembro de 2022.
I - As figuras 1, 2, 3, 4 e 5 representam diferentes formas de registrar música, incluindo posições no instrumento, padrões rítmicos ou rítmico-melódicos, indicando que há várias formas de grafia e representação musical que prescindem de pauta, clave e fórmula de compasso.
II - A figura 5 mostra um ótimo recurso de ensino no qual várias informações musicais são disponibilizadas, como a posição do acorde, sua nomenclatura e a posição dos dedos. Materiais como esse devem ser usados em aulas de música para facilitar a explicação de conceitos e habilidades.
III - O refrão da música We Will Rock You pode ser representado pelas figuras 3 e 4. A diferença entre as duas figuras, além da pauta, hastes e barra de compasso, está na tonalidade.
IV - A figura 1 mostra possibilidades de variações na percussão de base para o rock. Mesmo alterando o compasso para 3/4, o objetivo da atividade continua o mesmo.
V - O acorde da figura 5 pode acompanhar todo o refrão da música We Will Rock You, desde que seja na tonalidade representada pela figura 4.
A partir das informações acima, escolha a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:
Baseada nas figuras de 1, 2, 3, 4 e 5, apresentadas na questão 47, leia as afirmações a seguir:
Figura 1: exemplos de células rítmicas para o gênero musical rock. (Extraído de CERNEV, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 95-107, 2016)
Figura 2: grafia desenvolvida pelos alunos em sala de aula durante a aplicação desta proposta pelas autoras. (Extraido de CERNEVY, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 96-107, 2016)
Figura 3
Figura 4
Figura 5: Extraído de: https://i.ytimg.com/vi/u9lD7IkxP1Y/maxresdefault. jpg, consultado em 11 de novembro de 2022.
I - O ensino online ou o ensino híbrido são possibilidades atuais para o ensino de Música, especialmente para o ensino de instrumento. Ele não substitui, mas amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem da música no mundo atual, desde que sejam explorados recursos próprios e variados da tecnologia e não apenas vídeos de instruções presenciais.
II - A figura 4 pode representar tanto o primeiro tetracorde descendente da escala de Mi maior quanto a de Fá menor.
III - Todos os quatro exemplos da figura 1 são formados por grupos de semínimas e colcheias, mas somente um deles se relaciona com a figura 2.
IV - Os símbolos da figura 4 indicam altura e duração.
Assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:
De acordo com Lucy Green, “…ao inserir a música popular no currículo, os educadores ignoraram amplamente as práticas de aprendizagem informal dos músicos populares”. A autora questiona o uso de estratégias da musica clássica para o ensino da Música popular, ignorando aquelas que são próprias desse estilo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
(GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. REVISTA DA ABEM. Londrina, v.20, n.28, 61-80, 2012)
I - As observações de Green indicam que processos de ensino e aprendizagem usados por músicos que aprendem informalmente têm sido desconsiderados nas instituições formais de ensino, mesmo quando o repertório é popular.
II - O texto indica que processos de ensino e aprendizagem de músicas de outros estilos, gêneros, culturas, grupos musicais e épocas devem ser evitados quando se tratar do repertório erudito.
III - A formação de músicos eruditos e populares, atualmente, requer amplos conhecimentos e habilidades, incluindo leitura de notação tradicional, de cifras, saber tirar músicas de ouvido, harmonizar e acompanhar ritmos diferentes, improvisar. Essa formação mais ampla prepara os músicos para atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades do mercado de trabalho e dos diversos grupos musicais e bandas, amadoras ou profissionais.
Em relação aos itens acima, escolha a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS: