Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Química Ambiental

Foram encontradas 40 questões

Q721730 Legislação Federal
Quanto à estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei n° 12.772/2012, pode-se afirmar que: 

( ) São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

( ) A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo como requisito de ingresso o título de doutor na área exigida no concurso.

( ) O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas em lei.

( ) O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. 
Analise as afirmativas acima identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Alternativas
Q721731 Legislação Federal
Segundo a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização Acadêmica e Curricular orienta:
I. Os cursos técnicos integrados. II. Os cursos técnicos concomitantes. III. Os cursos superiores de tecnologia. IV. Os cursos de bacharelado. V. Os programas de pós-graduação.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721732 Legislação Federal
Segundo estabelece a Lei 12.772/2012, no regime de dedicação exclusiva será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:
I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.
II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso.
III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.
IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721733 Legislação Federal
O Regulamento da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS considera como atividades de ensino:
I. As aulas. II. A preparação didática. III. O atendimento ao aluno. IV. A orientação de alunos. V. A orientação de projetos sociais, culturais e esportivos.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Alternativas
Q721734 Legislação Estadual
Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:
Alternativas
Q721735 Legislação Federal
O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS estabelece que compete à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional:
Alternativas
Q721736 Legislação Federal
Em relação aos atos administrativos previstos no Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS: 
( ) Resolução. ( ) Instrução Normativa. ( ) Portaria. ( ) Ordem de Serviço.
1. É um instrumento expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior. 2. É o instrumento pelo qual o Reitor, Pró- Reitores e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre o funcionamento acadêmico e administrativo. 3. É o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa. 4. É o ato através do qual são expedidas determinações de caráter administrativo a serem executadas por membros ou servidores. 
Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, na ordem de cima para baixo. 
Alternativas
Q721737 Legislação Estadual
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são exemplos de políticas de ensino:
I. O compromisso com a educação profissional. II. A verticalização do ensino. III. A construção e reconstrução permanente de seus currículos. IV. As práticas avaliativas. V. A busca por paradigmas democráticos para inclusão, acesso e permanência na instituição.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721738 Legislação Federal
No que diz respeito ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, avalie as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS e assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida.
( ) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita.
( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.
( ) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.
( ) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet.
Alternativas
Q721739 Legislação Federal
Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:
Alternativas
Q721740 Engenharia Ambiental e Sanitária
A lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com objetivo de coordenar a gestão integrada das águas, entre outros. Os Comitês de Bacia Hidrográfica integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sobre estes comitês são feitas as seguintes afirmativas:
I. Têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica, ou a sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário, ou, ainda, o grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.
II. Têm por competência arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.
III. São compostos por representantes da União, dos estados e do distrito federal, dos municípios, dos usuários das águas e das entidades civis de recursos hídricos.
IV. São dirigidos por um presidente, um tesoureiro e um secretário, eleitos dentre seus membros. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q721741 Engenharia Ambiental e Sanitária
São fundamentos da política nacional de recursos hídricos, EXCETO:
Alternativas
Q721742 Engenharia Ambiental e Sanitária
O lançamento de efluentes domésticos nos corpos receptores pode trazer inúmeros inconvenientes à saúde pública e à gestão de recursos hídricos. Este problema já está em grande parte solucionado em vários países desenvolvidos, no entanto ainda representa um problema atual no cenário brasileiro. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores.
Alternativas
Q721743 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 
( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida. ( ) Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). ( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento. ( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio. ( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas. 
Alternativas
Q721744 Engenharia Ambiental e Sanitária
O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos, em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo, sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil. O IQA avalia a qualidade da água para o abastecimento público após o tratamento convencional e seus resultados devem ser interpretados levando em consideração este uso da água. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que compõe o IQA.
Alternativas
Q721745 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação ao escopo da norma ABNT NBR ISO 14001:2015 são feitas as seguintes afirmativas.
I. Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
II. Destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.
III. Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, à organização em si e suas partes interessadas.
IV. É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos ambientais das suas atividades, produtos e serviços que a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.
V. Pode ser usada na íntegra ou em parte para sistematicamente melhorar a gestão ambiental. As declarações de conformidade, no entanto, só são aceitas se todos os requisitos forem incorporados ao sistema de gestão ambiental da organização e atendidos sem exclusões.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721746 Engenharia Ambiental e Sanitária
Entende-se por uso do recurso hídrico qualquer atividade humana que, de qualquer modo, altere as condições naturais das águas superficiais ou subterrâneas. Os usos podem ser classificados em consuntivos ou não consuntivos. Em relação a essa classificação, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses de cima para baixo:
(1) Uso consuntivo.
(2) Uso não consuntivo.
( ) Pesca. ( ) Abastecimento urbano e rural. ( ) Irrigação. ( ) Dessedentação animal. ( ) Navegação. ( ) Abastecimento industrial. ( ) Geração hidrelétrica.
Alternativas
Q721747 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os subprodutos sólidos gerados no tratamento de esgotos são material gradeado, areia, escuma, lodos primário, secundário e químico. Seu tratamento é essencial e deve ser realizado seguindo critérios técnicos. As principais etapas do gerenciamento de lodo são:
(1) Adensamento ou espessamento. (2) Estabilização. (3) Condicionamento. (4) Desaguamento ou desidratação. (5) Higienização. (6) Disposição final.
( ) Destinação final dos subprodutos.
( ) Processo físico de concentração de sólidos visando reduzir a umidade.
( ) Operação necessária se o destino do lodo for a reciclagem agrícola.
( ) Visa atenuar o inconveniente de maus odores no processo de disposição, removendo a matéria orgânica biodegradável.
( ) Processo de preparação do lodo por meio de adição de produtos químicos como coagulantes.
( ) Pode ser realizada por processos naturais ou mecânicos e visa reduzir ainda mais o volume do lodo.
Em relação a essas etapas, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses com os respectivos objetivos e características de cada etapa, de cima para baixo:
Alternativas
Q721748 Direito Ambiental
A lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências, os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação ambiental e a situação econômica do infrator, no caso de multa. ( ) As circunstâncias que atenuam a pena são baixo grau de instrução ou escolaridade do agente, arrependimento do infrator, comunicação prévia pelo agente do perigo iminente e colaboração com os agentes encarregados do controle ambiental. ( ) São crimes contra o meio ambiente aqueles praticados contra a fauna, a flora, a administração ambiental, o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, e a poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. ( ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade, excluindo, nestes casos, a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo ato. ( ) As penas restritivas de direito são a prestação de serviços comutários e a prestação pecuniária, somente.
Alternativas
Q721749 Direito Ambiental
A lei 6.938, de 31 de agosto de 1981 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambienta. O Sisnama é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações incluídas pelo Poder Público, sendo estruturado da seguinte forma:
O Conselho de Governo, órgão (______), deve assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), órgão (______),deve assessorar, estudar e propor, ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. O Ministério do Meio Ambiente da Presidência da República, órgão (______), deve planejar, coordenar, supervisionar e controlar a política nacional e as diretrizes governamentais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, são os órgãos (________).
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: D
6: C
7: B
8: C
9: C
10: E
11: D
12: E
13: A
14: D
15: A
16: A
17: D
18: C
19: D
20: C