Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Sociologia
Foram encontradas 40 questões
Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre o Processo Administrativo Disciplinar:
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:
( ) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, bem como o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo.
( ) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
( ) Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente e requisitar, quando necessário, certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente.
( ) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar serão exigidos reconhecida idoneidade moral, idade superior a 18 (dezoito) anos e residir no Município.
Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:
I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.
II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.
III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.
V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:
Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício:
I. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.
II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da nomeação.
IV. O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal.
V. A nomeação em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS:
O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:
( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.
( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.
( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo, dos parênteses, segundo a Organização Didática (OD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS:
1. Poderão ser oferecidos somente na modalidade presencial;
2. Poderão ser oferecidos somente na modalidade de educação a distância;
3. Poderão ser oferecidos na modalidade presencial ou de educação a distância.
( ) Cursos Técnicos Integrados de nível médio;
( ) Cursos Técnicos Integrados à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;
( ) Cursos Técnicos de nível médio subsequente;
( ) Cursos Técnicos de nível médio na modalidade de concomitância externa.
Sobre as Regras Deontológicas contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:
Os servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, aprovados no estágio probatório do respectivo cargo, que atenderem os seguintes requisitos de titulação, farão jus a processo de aceleração da promoção:
I. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista.
II. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação do diploma de graduação somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I.
III. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.
IV. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de certificado de pós-graduação lato sensu somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – II.
V. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – III.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:
I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.
II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.
III. A defesa da interculturalidade.
IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
A construção do objeto de estudos da sociologia marca o desenvolvimento desta ciência na virada do século XIX para o século XX. Entre os pensadores considerados clássicos da Sociologia, Émile Durkheim procurou delimitar alguns marcos de definição do objeto sociológico, diferenciando-o do objeto das demais ciências, a partir da construção do conceito de fato social e de suas características que deveriam ser observadas. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características do Fato Social de Durkheim:
No contexto de surgimento da Sociologia, a partir das mudanças sociais provocadas pelo capitalismo e pela produção fabril do século XIX, a divisão do trabalho social se constituiu como um tema de grande relevância nas obras desenvolvidas por Karl Marx e Émile Durkheim. Tema este que nas abordagens destes dois pensadores é tratado através de perspectivas teóricas diferentes. Dentre as alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:
Max Weber nasceu na Alemanha, em uma família protestante. Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, Weber é considerado um dos fundadores desta ciência social. Os três pensadores continuam sendo utilizados como referenciais por muitos autores da sociologia contemporânea. Sobre os autores citados, podemos afirmar que:
I. Weber se preocupa com a explicação objetiva dos fenômenos sociais, ressaltando a possibilidade da neutralidade sociológica em todas as etapas dos estudos a serem realizados.
II. Podemos notar uma postura crítica dos três autores clássicos da Sociologia ao longo de suas obras. Karl Marx desenvolveu o conceito de fetichismo da mercadoria para a compreensão crítica da sociedade capitalista, Max Weber a racionalização e burocratização, e Émile Dukheim o conceito de anomia.
III. Para Weber, a ação social aparece como elemento central de análise para a compreensão do mundo histórico-social. Para Durkheim, a regra fundamental é que os fatos sociais devem ser objetivados como coisas. Em Marx, o fundamental é entender a relação dinâmica entre os elementos contraditórios da realidade histórica.
IV. A questão nuclear com a qual se defrontam Weber e Durkheim, do mesmo modo, em boa parte de suas obras, diz respeito à busca da neutralidade das ciências sociais, bem como a tipificação da ação coletiva, a partir da ação individual desenvolvida por cada pessoa.
V. Os pensamentos de Weber e Marx se distanciam em perspectivas distintas no que diz respeito aos rumos da sociedade moderna. Se este último conclama os trabalhadores operários à união para superar as relações sociais alienadas e desiguais, o primeiro resigna-se diante da tendência sóciohistórica da racionalidade calculista que se desenvolve na sociedade moderna.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
São fenômenos e cenários que podem ser destacados no contexto histórico de nascimento da sociologia e de sua constituição como ciência, EXCETO:
Bernard Lahire, ao longo de sua obra, procura fazer uma atualização crítica de conceitos de Pierre Bourdieu, com o objetivo de compreender a pluralidade e as conflitualidades que fazem parte das práticas dos atores contemporâneos. Entre os conceitos centrais de sua obra, na qual se destacam alguns estudos referentes à Sociologia da Educação, está o conceito de disposição social, o qual pode ser definido, a partir de Lahire, como:
“As diferentes classes e frações de classes estão envolvidas numa luta propriamente simbólica para imporem a definição do mundo social conforme seus interesses, e imporem o campo de tomadas de posições ideológicas reproduzindo de forma transfigurada o campo das posições sociais”.
O texto anterior, extraído da obra de um sociólogo contemporâneo, sintetiza de modo emblemático parte das questões sociológicas por ele abordadas sobre a dinâmica da sociedade capitalista. Assinale, entre as alternativas abaixo, o autor ao qual pertence este pensamento:
O conceito de habitus é central na obra de Bourdieu, como aponta Courcuff (2001) na sua síntese entre teorias que privilegiam a força da ação ou a coerção da estrutura sobre a compreensão das práticas dos atores, no contexto da sociologia contemporânea. Tal conceito – o habitus em Bourdieu - pode ser definido a partir de algumas especificidades e características descritas abaixo. Assinale a alternativa INCORRETA:
Anthony Giddens, como um pensador social considerado contemporâneo, tem como preocupação de suas análises a relação entre ação e estrutura social na configuração das ações e das instituições sociais. No seu constructo sociológico, alguns conceitos tornam-se centrais para compreender os fenômenos sociológicos, tais como consciência prática, consciência discursiva e reflexividade. Sobre estes conceitos centrais em sua obra, dadas as suas inter-relações com a Teoria da Estruturação (CORCUFF, 2001), é INCORRETO afirmar que:
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÂO corresponde a características e contextos inerentes às configurações do capitalismo contemporâneo:
As características que envolvem a configuração do trabalho na sociedade contemporânea, suas metamorfoses e questões sociais, podem ser analisadas, numa perspectiva crítica através das obras de alguns autores importantes, tais como Luc Boltanski e Robert Castel, que destacam o cenário internacional do Capitalismo, bem como autores brasileiros que fazem relações entre este cenário do capitalismo pós anos 80 com o contexto brasileiro. Sobre as características do mundo do trabalho contemporâneo, podemos afirmar que:
I. Vivenciamos atualmente, segundo Luc Boltanski, a emergência de um modelo de sociedade de projetos pautado por lógicas relativas a trabalhos temporários e autônomos realizados por trabalhadores que passam a ser valorizados pelo empreendedorismo, pela capacidade de atuar em rede, que sejam comunicativos, criativos e que possuam capacidade de mobilidade espacial constante.
II. No contexto do capitalismo global e flexível, as capacitações e os processos constantes de profissionalização técnica dos trabalhadores são premissas da teoria do Capital Humano como forma de integração e mobilidade socioeconômica ascendente dos atores. Robert Castel, analisando o cenário do final do século XX onde vigoram estas premissas do Capital Humano, destaca que esta lógica cria uma massa de trabalhadores desempregados qualificados e amplia a quantidade de trabalhadores altamente qualificados alocados em funções e atividades produtivas que não correspondem as exigências de suas qualificações.
III. Luc Boltanski destaca que o novo espírito do capitalismo que se desenvolve no final do século XX seria um cosmos social gerador de sistemas de pensamento e de justificações que fortalecem o engajamento dos atores no capitalismo contemporâneo como empresários de si e como responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso em termos de integração social.
IV. Robert Castel compreende que a sociedade salarial se desenvolve no cenário do capitalismo global do século XXI e tem em seus pilares a intervenção do Estado para evitar processos de acirramento das relações contratuais entre trabalhadores e empregadores.
V. A partir das obras de Boltanski e Chiapello (2009), bem como de Castel (2009), pode-se compreender o trabalho na sociedade contemporânea como tendencialmente configurado por relações contratuais duráveis, pois a flexibilização permitiria aos trabalhadores o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de negociação necessária para manterem suas atividades laborais.
Assinale a alternativa CORRETA: