Questões de Concurso Público IF-SC 2019 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 21 questões

Q2009636 Pedagogia
Considerando as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, homologadas em 2018 pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), os projetos dos cursos de graduação devem trazer a previsão institucional e o cumprimento de parte do total da carga horária curricular estudantil em atividades de extensão. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2009637 Pedagogia
Associe as sentenças que seguem considerando a prática extensionista no contexto dos desafios da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os princípios da extensão no IFSC:
1. Impacto e transformação social a partir da educação.
2. Desenvolvimento integral do discente.
3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
4. Aproximação contínua dos extensionistas com o mundo do trabalho e inserção socioprofisional discente.
5. Responsabilidade socioambiental dos extensionistas.
6. Interdisciplinaridade.
7. Contribuição à superação das desigualdades sociais e ao desenvolvimento regional.
(  ) Projetos integradores, ações de pesquisa como princípio educativo, empresas juniores, projetos de extensão e de ensino curriculares e extracurriculares.
(  ) Lei da aprendizagem, programa de estágios e acompanhamento de egressos.
(  ) Diálogo entre os diversos currículos e áreas do conhecimento.
( ) Melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
(  ) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
( ) Melhoria do Índice de Gini; eliminação de práticas discriminatórias; questões de gênero; políticas de migração; fortalecimento dos territórios.
(  ) Acesso à cultura e ao esporte, com estímulo ao pensamento crítico.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2009638 Pedagogia
Analise as assertivas abaixo:
I. De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.
II. O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
II. Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
IV. Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno.
V. De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.
Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA:
Alternativas
Q2009649 Pedagogia
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Com base na afirmação acima marque a opção que faz referência a função do Atendimento Educacional Especializado: 
Alternativas
Q2009650 Pedagogia

O IFSC preconiza em seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), uma concepção de trabalho pedagógico. Complete a lacuna abaixo com a concepção teórica defendida pelo IFSC em seu PPI:


“Entende-se que a concepção de educação que fundamenta o trabalho no Instituto Federal de Santa Catarina é a concepção _________________, democrática e emancipadora, que entende a educação como prática social, “como um processo de humanização dos homens, [...] inserido no contexto de suas relações sociais”(LIBÂNEO, 2003,p.68).”


https://pdi.ifsc.edu.br/files/2015/07/Capitulo02_revisado.pdf 

Alternativas
Q2009651 Pedagogia
 Com relação aos conceitos de inclusão e integração escolar, relacione as colunas:
( ) Nesse modelo o estudante com deficiência participa de forma ativa de todas as atividades escolares.
( ) O objetivo é inserir um aluno ou grupo de alunos que historicamente foram excluídos.
( ) Propor que todas as pessoas estejam na escola desde o início da infância até os mais altos níveis de escolarização.
( ) Ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar — da classe regular ao ensino especial.
( ) Os professores participam de forma colaborativa do planejamento das atividades, visando contribuir com o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência.
( ) O estudante com deficiência necessita se adequar a escola e as atividades que são desenvolvidas na mesma, caso não consiga acompanhar pode retornar a escola especial.
(1) Integração Escolar
( 2) Inclusão Escolar
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2009652 Pedagogia
Falar da didática supõe, obrigatoriamente, mencionar a Didática Magna e a Deliberação Universal Acerca da Reforma das Coisas Humanas. Obras produzidas por um pensador do século XVII, que contemplou nas suas obras os “elementos essenciais de sua arte de ensinar e de sua arte de educar com peculiar e coerente apreensão das contradições e das novas necessidades humanas que estavam surgindo em função das transformações profundas pelas quais passava a sociedade” (GASPARIN, 1994, p.15). O nome do autor das referidas obras é:
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2009654 Pedagogia
De acordo com o Documento Base do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos) é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2009655 Pedagogia
No Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina 2015-2019 é mencionada a importância da implementação de ações programáticas para que se possa interferir de forma positiva na permanência e no êxito dos discentes do IFSC. De acordo com esse documento, são ações que têm esse propósito:
Alternativas
Q2009656 Pedagogia
“O acesso aos cursos de educação profissional do IFSC modificou-se ao longo do tempo. Embora a instituição tenha se originado objetivando o atendimento aos ‘desvalidos da sorte’, o grande número de candidatos por vaga, por vezes, levou a extremos da meritocracia” (IFSC, 2017, p. 43). Esses fatos, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina 2015-2019, geraram discussões internas e, levando em consideração que o IFSC tem como propósito ser uma instituição inclusiva, foram adotadas políticas diferenciadas de ingresso. Sobre esse tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. Para ingressar nos cursos de pós-graduação do IFSC, é necessário possuir renda inferior a três salários mínimos.
II. Com a promulgação da Lei nº 12.711/2012, a forma de ingresso no IFSC foi adaptada para o atendimento aos termos nela propostos, visando facilitar o acesso de discentes oriundos de escola pública, de baixa renda e de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.
III. O IFSC adota processos seletivos com cotas para diferentes públicos, exceto no caso dos cursos de ensino médio por essa etapa da educação básica ser ofertada também por escolas estaduais e municipais.
IV. Uma das iniciativas no sentido de garantir o ingresso de diferentes públicos no IFSC é a oferta de cursos vinculados à Educação de Jovens e Adultos, que vislumbram o acesso de pessoas que não puderam concluir a educação básica na idade regular.
V. Dentre as políticas diferenciadas de ingresso adotadas pelo IFSC, há processos seletivos por meio de análise socioeconômica.
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2009657 Pedagogia
Conforme Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante algumas garantias. Dentre elas, no inciso IV, é citado o acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria. No intuito de cumprir esse dever, o IFSC oferta alguns programas vinculados à Educação de Jovens e Adultos. Em qual das alternativas a seguir há exemplos desses programas?
Alternativas
Q2009658 Pedagogia
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2009) a avaliação institucional tem uma função primordial na organização e gestão dos sistemas escolares e das escolas. Em relação a avaliação institucional é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2009659 Pedagogia
Analise a imagem abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
                                        QUINO. Mafalda Inédita. São Paulo: Martins Fontes, 2001
A tirinha apresentada nos mostra como a professora, ao expor o conteúdo de matemática, causa desinteresse e cansaço nos alunos pois subestima suas capacidades e potenciais, não abrindo espaço para o ensino crítico. Ao mesmo tempo, induz apenas a decorar a matéria, não provocando a curiosidade pela descoberta. O teórico que faz crítica e este modelo de sala de aula e sua teoria chamam-se, respectivamente: 
Alternativas
Q2009660 Pedagogia
Analise o cartaz abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Publicado no Hall de entrada do Câmpus Florianópolis do IFSC- Junho/2019
O cartaz acima tem como objetivo divulgar uma prática pedagógica realizada no Câmpus Florianópolis do IFSC. O trabalho foi desenvolvido de forma conjunta, num processo de ensino e aprendizagem onde os professores orientadores participaram ativamente do processo e não apenas repassaram um conhecimento estanque.
Ao propor esta prática pedagógica, os professores partem da premissa que a aprendizagem é um processo:
Alternativas
Q2009661 Pedagogia
As formas de oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio podem ser desenvolvidas de forma integrada, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio. De acordo com a presente proposição expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Para efetuar matrícula no curso Técnico Subsequente o estudante deve ser portador de diploma de Ensino Médio.
( ) Os cursos de oferta integrada permitem ao estudante requerer diploma de Ensino Médio antes de concluir o curso Técnico.
( ) A oferta concomitante pressupõe duas matrículas em cursos distintos sendo uma delas no curso Técnico e outra no Ensino Médio.
( ) O estudante que estiver matriculado no Ensino Médio pode matricular-se em curso Técnico Subsequente.
( ) A oferta Integrada pressupõe matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional Técnica de nível Médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
Alternativas
Q2009662 Pedagogia
Freitas et al (2009, p. 9) observam que “embora a avaliação da aprendizagem em sala de aula seja o lado mais conhecido da avaliação educacional, este não pode ser tomado como o único nível existente de avaliação. A desarticulação ou desconhecimento da existência dos demais níveis e a desconsideração da semelhança entre suas lógicas e suas formas de manifestação acabam por dificultar a superação dos problemas atribuídos à avaliação da aprendizagem. Os resultados desta precisam ser articulados com os outros níveis que compõem o campo da avaliação, sob pena de não darmos conta da complexidade que envolve a questão e reduzirmos a possibilidade de construção de processos decisórios mais circunstanciados e menos ingênuos”. Considerando os diferentes tipos e níveis de avaliação, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a direita:
FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
( ) Tem a função de subsidiar a reflexão dos participantes e a tomada de decisão individual e coletiva, por meio de dados quantitativos e qualitativos referentes à estrutura organizacional, dos professores, dos alunos, dos recursos físicos etc.
( ) Tem como finalidade principal averiguar a equidade e a eficiência dos sistemas nos processos de ensino e de aprendizagem e, a partir dos seus resultados, subsidiar os órgãos formuladores das políticas nas tomadas de decisões voltadas à gestão.
( ) Serve de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu desenvolvimento.
( ) Busca qualificar o processo educacional, colocando em evidência o projeto institucional, os fins da educação e as concepções pedagógicas, constituindo num momento privilegiado de discussão do projeto político-pedagógico da escola.
( ) Diagnostica a aprendizagem face aos conteúdos curriculares.
(1)Avaliação da aprendizagem
(2) Avaliação institucional
(3) Avaliação externa
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2009663 Pedagogia
As falas a seguir são resultantes de entrevistas realizadas com 21 professores do ensino médio e da educação superior, na cidade de Pelotas (RS), contempladas no livro “O bom professor e sua prática”, de Maria Isabel da Cunha (1998, p.107) e categorizadas pela autora a partir de três referenciais:
Associe a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, relacionando as falas dos professores entrevistados, apresentadas na coluna da direita às categorias construídas pela autora e elencadas na coluna da esquerda.
I. As relações que o professor estabelece com o “ser” e o “sentir”.
II. As relações que o professor estabelece com o “saber”.
III. As relações que o professor estabelece com o “fazer”.
( ) “Tenho preocupação no sentido de desenvolver uma maneira crítica de ver o mundo. Oriento os alunos para realizarem análise de pensamentos diferentes...”
( ) “...Sou exigente na conduta pessoal, na linguagem, na forma dos trabalhos, no cumprimento dos horários e tarefas. Faço isto porque creio que a ciência não compactua com falsidade, ela exige rigor...”
( ) “Nunca pensei em ser professor de outra coisa que não de Português. [...] A língua é instrumento de aprendizagem e da cultura.”
( ) “Levo muito tempo planejando, mesmo quase às vésperas de me aposentar.[...] Tudo que vejo, imagino se pode ser um material significativo para trabalhar com os alunos...”.
( ) “Gosto do que faço, gosto de estar com os alunos e de dar aulas”.
( ) “Procuro buscar no campo, na realidade rural o conteúdo para os alunos. Não quero ser repetidor de livros.”
( ) “Minha prática como advogado ajuda muito. Ensino Processo Civil que é o direito em movimento”.
( ) “Nem sempre preparo aulas. A convivência diária com a Neurologia é que me dá subsídios. Julgo importante, porém revisar constantemente o trabalho e atualizar as informações.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q2009664 Pedagogia
Para estimular a atividade e iniciativa dos alunos, sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor, Saviani (1984, p.73) propõe um método de ensino composto de cinco passos: a prática social como ponto de partida; a problematização; instrumentalização; catarse; e, novamente, a prática social como ponto chegada. Considerando os cinco passos do método proposto por Saviani para realizar a dialética na sala de aula, pede-se:
ENUMERE a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, relacionando as ações correspondentes a cada passo:
1. Prática social inicial
2.Problematização
3. Instrumentalização
4. Catarse
5. Prática social final
( ) Detectar que questões precisam ser resolvidas no âmbito da prática social
( ) Trata-se de se apropriar dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática social
( ) A expressão elaborada da nova forma de entendimento da prática social a que o aluno ascendeu.
( ) Nesse momento a compreensão do professor é sintética e a compreensão dos alunos é sincrética;
( ) Apropriação, por parte dos estudantes, das ferramentas culturais necessárias
( ) O professor, de um lado, e os alunos de outro, encontram-se em níveis diferentes de compreensão (conhecimento e experiência) da prática social;
( ) Compreendida agora não mais em termos sincréticos pelos alunos, pois nesse momento eles ascendem ao nível sintético em que, por suposto, já se encontrava o professor no ponto de partida
Assinale a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
Alternativas
Q2009665 Pedagogia
Sacristán (1998, p.101), na obra “O currículo: uma reflexão sobre a prática”, contempla no Capítulo 4 “O currículo como confluência de práticas” e distingue seis momentos, níveis ou fases no processo de desenvolvimento e construção curricular. PEDE-SE: Enumere a coluna da direita de acordo com ada esquerda, considerando o significado desses níveis ou fases na objetivação do significado do currículo.
I. O currículo prescrito
II. O currículo apresentado aos professores
III. O currículo moldado pelos professores
IV. O currículo em ação
V. O currículo realizado
VI. O currículo avaliado
( ) Produção dos mais variados efeitos nos alunos: cognitivos, afetivo, social, moral etc.
( ) Ordenação da distribuição do conhecimento em certos “mínimos” de conteúdos obrigatórios, através de diretrizes e parâmetros Curriculares.
( ) A transformação do professor em um consumidor de um importante mercado de materiais comercializados.
( ) O valor de qualquer currículo e de toda proposta de mudança se comprova na realidade na qual se realiza, na forma como se concretiza na prática.
( ) Estrutura de decisões centralizadas ou descentralizadas na regulação e no controle do currículo.
( ) Os livros didáticos têm papel decisivo neste nível.
( ) O controle do saber é inerente à função social estratificadora da educação.
( ) O professor é um tradutor que intervém na configuração dos significados das propostas curriculares.
Assinale a alternativa correspondente à numeração CORRETA.
Alternativas
Q2009666 Pedagogia
No contexto do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), analise as afirmações:
I. A educação científica e tecnológica torna-se elemento essencial do desenvolvimento humano na medida em que privilegia as verdades científicas e suas aplicações tecnológicas em seu processo formativo.
II. A educação científica e tecnológica deve valorizar, entre outros aspectos, a emancipação do indivíduo, o respeito à cultura local, a sustentabilidade e a transformação social.
III. No processo formativo, deve-se encarar a ciência como construção humana e passível de influências sociais e políticas.
IV. A alfabetização científica visa formar sujeitos capazes de atuar de forma crítica e reflexiva no contexto social em que estão inseridos.
V. A educação científica e tecnológica promoverá a emancipação do sujeito na medida em que o habilite a alcançar melhores postos de trabalho, efetivando a meritocracia na sociedade.
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: D
6: X
7: E
8: C
9: B
10: E
11: B
12: X
13: A
14: B
15: D
16: X
17: X
18: B
19: C
20: A