Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Foram encontradas 40 questões

Q3206806 Não definido

Vizinho indiscreto


Um fotógrafo tem o direito de se posicionar diante da janela, com uma lente potente, para registrar cenas privadas e depois exibi-las?





Disponível em: <http://elianebrum.com/opiniao/colunas-na-epoca/vizinho-indiscreto/>

Acesso em: 10/09/2024).

Considere as afirmações a seguir quanto à oração destacada na linha 46:

I. É uma oração subordinada adjetiva restritiva e, portanto, precisa estar entre vírgulas.
II. É uma oração subordinada adjetiva explicativa e, portanto, precisa estar entre vírgulas.
III. Caso as vírgulas que a delimitam fossem removidas, essa oração seria transformada em subordinada adjetiva restritiva, alterando assim o sentido da frase.
IV. Essa oração delimita e restringe o sentido da estrutura “na decisão judicial americana” (linha 45).

Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativas
Q3206807 Não definido

Vizinho indiscreto


Um fotógrafo tem o direito de se posicionar diante da janela, com uma lente potente, para registrar cenas privadas e depois exibi-las?





Disponível em: <http://elianebrum.com/opiniao/colunas-na-epoca/vizinho-indiscreto/>

Acesso em: 10/09/2024).

As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas nas linhas 32, 35 e 38 são: 
Alternativas
Q3206808 Não definido

Vizinho indiscreto


Um fotógrafo tem o direito de se posicionar diante da janela, com uma lente potente, para registrar cenas privadas e depois exibi-las?





Disponível em: <http://elianebrum.com/opiniao/colunas-na-epoca/vizinho-indiscreto/>

Acesso em: 10/09/2024).

Considere as colunas a seguir, a partir dos grandes grupos de mecanismos de coesão textual.


Coluna 1


1. elipse

2. substituição

3. conjunção

4. referência


Coluna 2


( ) “Mas, com medo de uma lente indiscreta...” (Linhas 7-8)

( ) “... o olhar de Svenson...” (Linhas 15-16)

( ) “...que deve se sobrepor a ele?” (Linha 39)

( ) “... alterou a minha vida mesmo antes de se concretizar” (Linhas 11-12)



A sequência que preenche corretamente a coluna 2, de cima para baixo, possibilitando identificar o mecanismo de coesão presente em cada estrutura, é:
Alternativas
Q3206809 Não definido
Nos últimos anos, autores como Roxane Rojo (2012) vêm apontando para a importância da adoção da pedagogia dos multiletramentos no ensino de língua portuguesa.
Para isso, é necessário que as práticas pedagógicas levem em consideração dois tipos importantes de multiplicidades, a saber, a
Alternativas
Q3206810 Não definido
Novas práticas de ensino são necessárias para a efetiva leitura e compreensão de textos em uma perspectiva dos multiletramentos, conforme Roxane Rojo (2012).
Sobre essas práticas, analise as afirmações a seguir:

I. Exigem uma nova ética baseada em letramentos críticos.
II. Exigem uma nova ética que leve em consideração a emergência de novas práticas digitais, como os remix e mashups, relativizando, inclusive, discussões sobre direitos autorais.
III. Fazem emergir novas estéticas, cujos critérios estéticos podem ser definidos pelos alunos, possibilitando trocas de “coleções culturais” entre estudantes e professores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q3206811 Não definido
Estudos como o de Roxane Rojo (2012) apontam características importantes sobre os multiletramentos.
Sobre eles, analise as afirmativas a seguir:

I. São colaborativos e interativos.
II. Confrontam relações de poder estabelecidas, especialmente aquelas relacionadas à propriedade dos textos.
III. São híbridos, no que diz respeito às linguagens, modos, mídias e culturas.
IV. Desenvolvem-se em ambientes digitais, não mais envolvendo práticas letradas tradicionais.


Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3206812 Não definido






Disponível em: <https://www.zinecultural.com/blog/melhores-tirinhas-da-mafalda>
Acesso em: 10/09/2024)
Conhecimentos sobre aspectos morfossintáticos e/ou ortográficos da língua portuguesa são fundamentais para uma boa compreensão da estrutura do idioma.
Sobre eles, é possível afirmar que, na tirinha,
Alternativas
Q3206813 Não definido






Disponível em: <https://www.zinecultural.com/blog/melhores-tirinhas-da-mafalda>
Acesso em: 10/09/2024)
Nos comunicamos por códigos que podem ser tanto verbais quanto não verbais. O gênero textual “tirinha” promove interação entre essas duas linguagens, aspecto chamado de multimodalidade por Luiz Fernando Gomes (2010).
Na tirinha de Mafalda, a multimodalidade contribui para
Alternativas
Q3206814 Não definido
Na perspectiva da variação linguística, como definida por Marcos Bagno (2002), a língua é uma “atividade social, cujas normas evoluem segundo os mecanismos de auto-regulação dos indivíduos e dos grupos em sua dinâmica histórica de interação entre si e com a realidade” (p. 32).

Levando em consideração essa definição, é papel do professor de Linguagens em sala de aula trabalhar prioritariamente com
Alternativas
Q3206815 Não definido
A intensidade cada vez maior com a qual a internet e a realidade digital fazem parte da vida da população brasileira operou transformações nos modos como a língua portuguesa é utilizada por seus falantes.
É um exemplo dessas transformações a
Alternativas
Q3206816 Não definido
Rildo Cosson (2020) identifica diferentes saberes e práticas no ensino de literatura, definidos como paradigmas. Em cada um dos paradigmas, é identificável um conjunto de metodologias utilizadas em sala de aula, que vão desde a escolha de textos até a avaliação do desempenho dos estudantes.
Sobre a etapa de avaliação, relacione abaixo cada paradigma com seus métodos avaliativos:

1. histórico-nacional 2. analítico-textual 3. social-identitário 4. da formação do leitor 5. do letramento literário 
( ) Como as subjetividades da leitura e interpretação são fundamentais para esse paradigma, muitas vezes a avaliação é percebida como uma mera formalidade escolar, em vez de ser reconhecida como uma etapa essencial no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A avaliação pode ser realizada tanto de forma objetiva quanto subjetiva, com foco na verificação de conhecimentos conceituais e categorias de análise.

( ) Com ênfase na reprodução de conteúdo, esse paradigma utiliza predominantemente a prova como instrumento de avaliação, oferecendo pouco espaço para a subjetividade dos estudantes.

( ) Visa avaliar a competência literária do estudante e da comunidade de leitores, utilizando avaliações coletivas e autoavaliações como métodos principais.

( ) A avaliação representa um desafio para esse paradigma, que valoriza diferentes formas de registro de leituras, como diários e relatórios de leitura.


A sequência numérica que preenche corretamente, de cima para baixo, a segunda coluna é:
Alternativas
Q3206817 Não definido
No movimento literário _________, é predominante a tônica localista, que expressa a singularidade do país e do eu, especialmente através da utilização do tema indígena como símbolo nacional. Um autor significativo desse movimento é __________, e o texto __________ desenvolve a temática indianista de forma épica, utilizando uma variedade de recursos literários, como diferentes tipos de verso.
As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas dessa sentença são: 
Alternativas
Q3206818 Não definido
O período da literatura colonial no Brasil tem início em 1500 e se estende até meados de 1800, quando há uma transição para a era nacional. Durante o século XVI, convencionou-se dividir a produção literária entre literatura informativa e literatura de catequese.
O conjunto de textos publicados nesse período constitui-se como
Alternativas
Q3206819 Não definido
Leia o excerto abaixo e considere-o para responder à questão que se segue:

“Era conveniente ao romance que o leitor ficasse muito tempo sem saber quem era Miss Dollar. Mas por outro lado, sem a apresentação de Miss Dollar, seria o autor obrigado a longas digressões, que encheriam o papel sem adiantar a ação. [...] Se o leitor é rapaz e dado ao gênio melancólico, imagina que Miss Dollar é uma inglesa pálida e delgada, escassa de carnes e de sangue, abrindo à flor do rosto dois grandes olhos azuis e sacudindo ao vento umas longas tranças louras. [...] Suponhamos que o leitor não é dado a estes devaneios e melancolias; nesse caso imagina uma Miss Dollar totalmente diferente da outra. Dessa vez será uma robusta americana, vertendo sangue pelas faces, formas arredondadas, olhos vivos e ardentes, mulher feita, refeita e perfeita.”
Fonte: ASSIS, Machado de. Miss Dollar. Contos fluminenses. São Paulo: Martin Claret, 2002.
O texto acima foi escrito por Machado de Assis, importante escritor do Realismo.

Considerando o texto, o escritor e o movimento literário, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO
Alternativas
Q3206820 Não definido
Luiz Antônio Marcuschi (2008) reforça a importância de se pensar o texto como um evento comunicativo, no qual se encontram ações linguísticas, sociais e cognitivas. Sendo assim, os efeitos de sentido da leitura são produzidos pelos leitores na interatividade com o texto, especialmente através das operações de inferência.
Faça a associação correta entre o tipo de operação inferencial e sua condição de realização: 
1. Dedução 2. Indução 3. Particularização 4. Generalização
A. Tomada de várias informações textuais para chegar a uma conclusão com valor de probabilidade de acordo com o grau de verdade das premissas.
B. Reunião de duas ou mais informações textuais que funcionam como premissas para chegar a outra informação logicamente.
C. Saída de uma informação específica, por exemplo, um lexema, para chegar à afirmação de outra mais abrangente.
D. Tomada de um elemento geral de base lexical ou fundado em experiências e conhecimentos pessoais, individualizando ou contextualizando num conteúdo particular com um lexema específico.

Qual é a associação correta entre números e letras? 
Alternativas
Q3206821 Não definido
As sequências didáticas são ferramentas que permitem ao professor de língua portuguesa organizar suas aulas em torno do objetivo de desenvolver a capacidade comunicativa dos estudantes, a partir da criação de contextos de produção e leitura reais (Marcuschi, 2008).
Sendo assim, é essencial que uma sequência didática de língua portuguesa contenha os seguintes itens: 
Alternativas
Q3206822 Não definido
Irandé Antunes (2014) discorre sobre a importância de o professor de língua portuguesa fazer uso de uma gramática contextualizada em suas práticas educacionais.
Em todos os níveis de escolaridade, são prioridades em um ensino que se utilize dessa metodologia:

I. Introduzir e/ou aprofundar as noções metalinguísticas.
II. Ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos.
III. Garantir o acesso de todos os estudantes à leitura e à escrita.
IV. Iniciar e/ou aprofundar as capacidades de investigação científica dos estudantes.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3206823 Não definido
A dominância étnico-racial, ou racismo, é reforçada pelas relações discursivas entre grupos majoritários e minoritários, e não apenas por conta dos acessos diferenciados a residência, emprego, habitação, educação ou previdência social. Essa dominância pode acontecer através da reprodução discursiva do preconceito étnico e do racismo dentro do grupo dominante e das formas assumidas pelo racismo cotidiano nas conversas entre membros dos grupos majoritário e minoritário, como discutido por Van Dijk (2012).
São estratégias discursivas utilizadas pelos grupos majoritários para deslegitimar os grupos minoritários: 
Alternativas
Q3206824 Não definido
A intertextualidade, conceito cunhado por Julia Kristeva nos anos 1960, abarca diferentes fenômenos literários, como a citação, a alusão, o pastiche, a paródia, entre outros. O conceito de intertextualidade, para autores como Leila Perrone Moisés (2016), seria suficiente, inclusive, para abarcar ou substituir a noção de metaliteratura/metaficção.
Em relação à metaliteratura/metaficção, examine as afirmações abaixo, marcando V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas.

( ) Embora frequentemente definido como um fenômeno da pós-modernidade, a metaliteratura/metaficção é uma constante na história da literatura de todos os tempos.

( ) O conceito de metaliteratura/metaficção é corretamente aplicado às obras produzidas pela crítica literária, uma vez que elas dedicam-se à análise e à interpretação de obras literárias.

( ) Qualquer obra literária pode ser considerada metaliterária porque pressupõe a existência de obras literárias anteriores, visto que os escritores são, primeiramente, leitores.

( ) Como toda obra literária é sempre metaliterária, esse conceito é fundamental para distinguir as obras que fazem desse procedimento temática central daquelas que apenas o utilizam pela essência do processo literário.

( ) Na literatura de cunho metaficcional, ao invés de o escritor tomar como tema a representação do mundo, ele elege a própria literatura como temática, em um processo autorreferencial.

Qual a sequência correta, de cima para baixo?
Alternativas
Q3206825 Não definido
A fonética e a fonologia, embora frequentemente estudadas juntas, são disciplinas distintas. A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas, tendo como unidade o fone. Já a fonologia investiga os sons a partir de um ponto de vista funcional, como elementos que integram um sistema linguístico, e sua unidade é o fonema (Castilho, 2019).
Sobre fones e os fonemas, afirma-se que
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: D
6: D
7: A
8: A
9: C
10: D
11: A
12: B
13: B
14: C
15: D
16: C
17: B
18: A
19: D
20: C